Notas de lançamento do GNOME 3.4

1 Introdução

O Projeto GNOME é uma comunidade internacional que trabalha para fazer um ótimo software disponível para todos. O GNOME foca na facilidade de uso, estabilidade, internacionalização de primeira classe e acessibilidade. O GNOME é Software Livre e de Código Aberto. Isto significa que todo o nosso trabalho é livre para ser utilizado, modificado e redistribuído.

O GNOME é lançado a cada seis meses. Desde a última versão, 3.2, cerca de 1275 pessoas fizeram cerca de 41000 mudanças no GNOME. Está interessado no que fazemos? Acompanhe-nos no identi.ca, Twitter ou Facebook.

Se você gostaria de ajudar a tornar nossos produtos ainda melhores, junte-se a nós. Sempre são bem-vindas mais pessoas que podem traduzir do inglês, ajudar com propaganda, escrever documentação, testar ou desenvolver.

Você também pode nos apoiar financeiramente, tornando-se um Amigo do GNOME.

2 Novidades para usuários

Figura 1 ‒ GNOME 3.4

3.4 é o segundo lançamento do GNOME desde o 3.0 em abril de 2011. Ele traz um grande número de melhorias à experiência do usuário, incluindo muitos consertos de erros e pequenos avanços. O resultado é um GNOME 3 mais brilhante, polido e confiável.

Este lançamento também contém alguns novos desenvolvimentos importantes. Nossos aplicativos tiveram um foco maior nos esforços de design e desenvolvimento recentes e uma série de aplicativos tiveram atualizações significantes neste lançamento. Você verá também, melhorias nos blocos de construção que nossos aplicativos tem sido feitos. Isto inclui rolagem suave, componentes de interface com o usuário atualizados, um tema e menus de aplicativos com visual mais refinado.

Outros destaques para este lançamento incluem uma nova facilidade de pesquisar documentos, um novo aplicativo chamado Boxes, vídeo chamada e um novo plano de fundo animado que se atualiza no decorrer do dia. Divirta-se!

2.1 Aplicativos Web com nova aparência

Nossos aplicativos tiveram um tema principal para este ciclo de lançamento. Os novos aplicativos que foram lançados na versão 3.2 receberam todos atualizações que os tornam melhor visualmente e mais prazerosos de usar. Vários aplicativos existentes também receberam uma renovação, por isso estão mais consistentes e integrados com o GNOME 3.

Figura 2 ‒ Documentos

Documentos, o novo aplicativo que permite navegar facilmente, pesquisar e organizar documentos, recebeu uma grande atualização no design. O resultado é um aplicativo moderno e limpo. A nova versão vem com uma interface atualizada, a habilidade de criar coleções de documentos e suporte à impressão.

Figura 3 ‒ O novíssimo Epiphany, agora chamado Web

Epiphany, o navegador web do GNOME, foi renomeado para Web. Recebeu uma nova e bonita interface para o 3.4, que inclui uma barra de ferramentas redesenhada e um "menu super". Também teve um grande número de melhoramentos em performance, incluindo navegação mais rápida no histórico.

Figura 4 ‒ Contatos

Nosso novo aplicativo de contatos também recebeu uma grande atualização. A lista de contatos principal foi melhorada assim como o layout dos detalhes dos contatos. Contatos traz um grande número de novos recursos, incluindo sugestões de links inline e um novo seletor de avatar.

Discos é o novo nome para o Utilitário de discos do GNOME, e ele sofreu uma grande renovação. A ferramenta, que permite a você gerenciar os discos em seu computador, tem uma interface atualizada, se integra melhor com o GNOME e também recebeu diversos novos recursos.

Outra ferramenta que nós atualizamos é a de Senhas e chaves. Ela também recebeu uma interface com o usuário mais refinada e elegante.

2.2 Pesquisa de documentos

Figura 5 ‒ Pesquisa por documentos a partir da visão de Atividades

Pesquisas a partir da Visão de Atividades já lhe dá acesso rápido a aplicativos, contatos e configurações de sistema. Um grande e novo recurso para este lançamento é a adição de documentos aos resultados das pesquisas. Isto significa que a pesquisa por documentos está sempre à mão.

A nova facilidade de pesquisa de documentos é provida diretamente pelo aplicativo Documentos. Como resultado, você pode pesquisar os documentos que tem em seu computador, assim como aqueles armazenados em suas contas online.

Esta habilidade da Visão de Atividades para pesquisa dispõe de uma janela em seus aplicativos, que será estendida em lançamentos futuros para incluir outros tipos de conteúdo, como música e vídeos.

2.3 Menus de aplicativos

Figura 6 ‒ Menus de aplicativos

Os menus de aplicativos é um novo recurso que se tornará uma parte enorme e familiar de nossos aplicativos no futuro. Estes menus, que são rotulados com o nome do aplicativo e podem ser vistos na barra superior, dispõem de um novo espaço para opções que afetam todo o aplicativo (oposto a janelas específicas), como as preferências de aplicativos e documentação.

Um grande número de aplicativos, incluindo Documentos, Web e Contatos, já estão fazendo uso dos menus de aplicativos neste lançamento.

Foco segue o mouse do usuário

Uma excessão será feita aos usuários do foco segue o mouse ; para estes, uma barra de menu clássica será exibida.

2.4 Interface de componentes atualizada

Um grande número de nossos componentes de interface de aplicativos foram modernizados neste lançamento. Estas modificações tornarão os aplicativos mais elegantes e fáceis de usar. Elas foram particularmente focadas na remoção de alvos difíceis de clicar.

Figura 7 ‒ Nosso novo visual da Paleta de cores

Nosso diálogo de escolha de cor foi atualizado para o 3.4. O novo design provê fácil acesso a uma elegante paleta de cores, assim como um mecanismo para criar um conjunto de cores personalizado. Ele é mais prático de usar do que a versão anterior.

Barras de rolagem são outro componente que foram atualizadas para o 3.4. A nova versão ocupa menos espaço e remove os pequenos botões de avanço ou retrocesso que tradicionalmente aparecem em barras de rolagem e que podem ser particularmente um alvo difícil de clicar.

Nós também revisamos o desenho dos botões giratórios para o 3.4, que costumavam ser difíceis de manipular. As novas versões estão mais fáceis de usar e mais atraentes também.

Quando maximizados, certos aplicativos agora irão ocultar sua barra de título. Isto garante que mais espaço ficará disponível para o aplicativo.

2.5 Uma torrente de novos melhoramentos

Melhorias e polimentos incrementais tiveram um grande foco neste lançamento. O resultado é um grande número de pequenas melhorias somadas a um grande acréscimo na qualidade.

O visual do tema está muito mais polido neste lançamento. Muitas das modificações são sutis, mas no geral, a maior parte do tema sofreu melhorias de algum modo. O efeito geral são aplicativos com visual aprimorados.

Uma nova iniciativa, chamada Todo detalhe interessa, tem sido focada em melhorar a qualidade da visão de Atividades para este lançamento. Graças a este esforços, grande quantidade de pequenos detalhes foram levados em conta, incluindo melhorias nas etiquetas do lançador de aplicativos, novas etiquetas e títulos de janelas, melhor navegação pelo teclado, mais estilos de texto legíveis e um "Dash" fácil de usar.

Há muitos outras melhorias incrementais no GNOME 3.4. Como sempre, há muita coisa para listar aqui, mas elas incluem:

  • Diálogos de senha de rede, incluindo os de senhas VPN, estiveram encalhados desde GNOME 2 até este lançamento. Eles agora foram totalmente integrados à experiência de uso com o GNOME 3.
  • O retorno de Wanda, o peixe! Sim! Wanda, nossa fiel amiga desde o GNOME 2, retornou. Ela é um ovo de páscoa, mas nós não vamos contar exatamente como encontrá-la. Procure e você verá.
  • Nosso gravador de telas embutido agora produz vídeos mais suaves ao mesmo tempo que usa menos recursos do sistema. Para usá-lo, simplesmente pressione Control+Shift+Alt+R.
  • O layout do visual dos diálogos modais do sistema foram melhorados desde o 3.2. Como resultado, eles parecem mais agradáveis.
  • Notificações instantâneas agora estão mais inteligentes e irão evitar o ponteiro do mouse ou do touchpad, para que eles não te incomodem.
  • Outro importante avanço para as notificações está na bandeja de mensagens, que mostra um resumo de suas notificações, agora exibidas se você não interagir com seu dispositivo por um curto período de tempo. Isto torna mais fácil ficar ciente de conversas em andamento ou mensagens não respondidas.

2.6 Rolagem suave

A rolagem se tornou mais suave no GNOME 3.4. Em lançamentos anteriores a rolagem do conteúdo poderia ser um ligeiro problema. Agora ela é suave e graciosa. Operações de rolagem gradualmente são interrompidas e tem uma sensação tática, física. Esta é uma grande melhoria que irá tornar os aplicativos para GNOME mais prazerosos e confortáveis de usar.

Rolagem suave é o primeiro resultado de nosso trabalho de entrada por toque, em andamento, que está planejado para ter mais funcionalidades liberadas no futuro.

2.7 Novo Plano de fundo animado

Figura 8 ‒ Manhã, tarde e noite

O plano de fundo padrão (ou "papel de parede" foi atualizado neste lançamento. A nova versão é um novo redesenho do tema de listras a partir do plano de fundo anterior. O novo plano de fundo é também dinâmico, tornando-se brilhante e mais radiante durante o dia; e escuro e sombreado à noite.

2.8 Melhorias nas Configurações de sistema

Coonfigurações do sistema receberam um grande número de atualizações para o 3.4. Estas modificações incluem:

Figura 9 ‒ Configurações de energia, agora embelezadas
  • Layout melhorado do painel de redes, que agora permite que você esqueça a configuração de redes individuais.
  • Um painel de energia com visual mais bonito, que inclui uma seção de status redesenhada.
  • Suporte grandemente avançado a tablets gráficos Wacom, incluindo calibração e mapeamento de botões, assim como a nova habilidade de se configurar múltiplos tablets.
  • Navegação facilitada graças à renomeação de alguns paineis e um botão "Todas as configurações" atualizado

2.9 Melhor suporte a hardware

Várias das pequenas melhorias que se destacam nesse lançamento, são relativas ao suporte e integração de hardware, fazendo com que o GNOME 3 funcione com mais dispositivos de hardware e disponha de uma experiência mais consistente.

  • Várias melhorias na calibração de cores, que agora se lembrará de qual dispositivo é um perfil particular de cor.
  • Melhor manuseio de docking stations e monitores externos, porque agora um laptop permanecerá rodando (e não suspenso) quando estiver conectado a um monitor externo, mesmo se a tampa for fechada.
  • Suporte a teclas de volume em alto-falantes e fones de ouvido USB.
  • Novo suporte para configurações multiterminais, como dispositivos multiterminais plugáveis USB.

2.10 Documentação que realmente te ajuda

A documentação tradicional do usuário é escrita como um livro de papel, uma boa história, mas é muito longa e leva tempo para ler. Não é ideal se você quiser apenas descobrir rapidamente como executar uma determinada tarefa. Para resolver isso, os seguintes aplicativos incluem agora documentação orientada a tópicos atualizada. Os seguintes aplicativos dispõem de nova documentação no GNOME 3.4:

2.11 Vídeo chamada e suporte ao Live Messenger

Figura 10 ‒ Novo no Empathy: Vídeo chamada

O 3.4 inclui um grande número de melhorias ao aplicativo de bate-papo Empathy. Em destaque, entre elas está sua novíssima interface de áudio e vídeo chamada. Isto provê um jeito realmente legal de se realizar vídeo chamadas, e é totalmente integrado ao GNOME 3, para que você possa facilmente responder vídeo chamadas assim que as receber.

Outro principal avanço ao Empathy para este lançamento é o novo suporte a ambas janelas, Mensagens do Windows Live e bate-papo do Facebook, fazendo com que as conversas com seus amigos seja mais fácil do que antes.

Há várias outras melhorias embutidas neste lançamento do Empathy, incluindo:

  • O diálogo de contas foi parcialmente redesenhado, provendo uma interface simplificada, mais fácil de usar.
  • Melhor integração com Contatos, que simplifica a interface com o usuário e significa que o Empathy pode fazer uso dos recursos avançados de "Contatos", como as sugestões de links.

2.12 Diversas melhorias em aplicativos

Há uma variedade de outras melhorias em nossos aplicativos neste lançamento. Assim como o trabalho normal de correção de erros, há avanços visíveis e novos recursos. Aqui estão alguns deles:

  • O gerenciador de arquivos Nautilus agora inclui uma função Desfazer que permite a você reverter alterações que possa ter feito. Ótimo para corrigir equívocos.
  • O ripador de CDs Sound Juicer tem uma nova facilidade de recuperação de metadados que dispõe de suporte avançado a álbuns multi-discos.
  • O editor de textos gedit agora irá rodar no Mac OS X assim como o GNOME.
  • A Cabine de webcam Cheese agora usa WebM como seu formato de vídeo padrão (em vez do Theora).
  • Nossos jogos foram modernizados. Barras de status foram removidas, menus de aplicativo adicionados e muito mais.
  • O Monitor do sistema recebeu suporte a Grupos de controle.
  • O Visualizador de imagens (comumente chamado Visualizador de imagens do GNOME) tem uma nova barra lateral de metadados da imagem. Isto torna mais fácil a navegação de imagens e visualização de suas propriedades ao mesmo tempo.
  • Agora é possível fazer o Evolution se conectar a servidores Kolab Groupware. É possível usar múltiplas contas Kolab ao mesmo tempo. Suporte off-line completo, listas estendidas de disponíveis/ocupados e detecção de conflito de sincronização e resolução agora são totalmente suportados.
  • O Assistente de configuração de contas do Evolution também irá detectar provedores de e-mail automaticamente, trazendo menos esforço na configuração de sua conta de e-mail. Como um bônus adicional, ele irá também permitir que você reordene suas contas de e-mail na barra lateral.

3 O que há de novo em acessibilidade

O GNOME 3.4 é atualmente a versão mais acessível do GNOME 3, com uma ênfase em ser confiável e usável por todos. O GNOME iniciou uma campanha de arrecadação de fundos chamada Friends of GNOME para fortalecer seu comprometimento com a acessibilidade com mais recursos e tornar 2012 o "Ano da acessibilidade para o GNOME".

Este lançamento inclui alguns melhoramentos significantes nas características da acessibilidade do GNOME. Elas incluem:

3.1 Integração aprimorada com o Orca

Suporte melhorado a leitores de tela do GNOME 3. Isto significa que usuários do leitor de tela Orca agora podem usar o GNOME 3 como seu ambiente de computação. Essa integração será consideravelmente desenvolvida em lançamentos futuros, e nós encorajamos os usuários do Orca s nos enviar feedback.

A performance do Orca também foi grandemente melhorada neste lançamento. Estas melhorias significam que a nova versão é mais rápida e mais consistente.

3.2 Modo de Alto contraste melhorado

Figura 11 ‒ Novos ícones para Alto contraste

O tema de alto contraste recebeu várias melhorias neste ciclo. Os novos e atualizados componentes de interface do GNOME agora tem suporte ao modo de alto-contraste. Os ícones de alto contraste que são usados neste modo também foram melhorados e estendidos, tornando o visual em alto contraste melhor e cobrindo mais o GNOME.

3.3 Configure o Zoom do seu jeito

Figura 12 ‒ Novas configurações de Zoom

Novas regras para configurar o recurso de zoom (ou lente de aumento) foram adicionados a este lançamento. As novas opções de zoom permitem que você mude o fator de ampliação, o rastro do mouse, a posição da visão ampliada na tela e habilite a adição de centros de atenção para ajudá-lo a encontrar o ponteiro do mouse ou touchpad.

4 Novidades para desenvolvedores

As seguintes alterações são importantes para os desenvolvedores que usam a Plataforma do desenvolvedor do GNOME 3.4. Se as mudanças para desenvolvedores não lhe interessam, você pode pular para Seção 5 ― Internacionalização.

Incluída no lançamento do GNOME 3.4 a última versão da Plataforma do desenvolvedor do GNOME. Ela consiste de um conjunto de bibliotecas com ABI e API estáveis sob a licença GNU LGPL que podem ser usadas para o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma.

Para informações sobre o desenvolvimento com o GNOME, visite a Central do desenvolvedor GNOME.

4.1 GLib 2.32

A biblioteca de utilitários de software em baixo nível do GNOME, a GLib, teve várias melhorias:

  • O suporte a segmentação foi reescrito. Como mudança, chamadas a g_thread_init() não são mais necessárias.
  • A infraestrutura de armazenamento padrão do GNOME, GSettings, recebeu suporte nativo para Mac OS X. Há também suporte melhorado a plug-ins e extensões do GSettings via GSettingsSchemaSource.
  • GResource dispõe de suporte para incorporação de recursos em binários
  • Suporte a Unicode 6.1
  • Novo monitor de status de interface de rede: GNetworkMonitor
  • GLib e GTK+ introduziram depreciações versionadas. Ao usar GLIB_VERSION_MIN_REQUIRED (resp. GDK_VERSION_MIN_REQUIRED para GTK+) você pode, por exemplo, receber avisos sobre a API, que ela foi depreciada antes da última versão estável, mas não para a última versão 2.31, de desenvolvimento. Funcionalidade correspondente existe para a mais nova API ao usar GLIB_VERSION_MAX_ALLOWED (resp. GDK_VERSION_MAX_ALLOWED para GTK+).

4.2 GTK+ 3.4

GTK+ 3.4 é a versão mais recente do toolkit GTK+, que é o coração do GNOME. O GTK+ 3.4 inclui novos recursos para os desenvolvedores, além de extensas correções de erros.

  • Suporte a CSS mais, completo em temas e melhor suporte a transparência em temas e planos de fundos
  • Manipulação de atalhos de teclado "cross-platform" melhorado usando "Primary" em vez de "Control"
  • Suporte básico para eventos de toque (e suporte a XInput 2.2): Widgets podem obter eventos de toque conectando-se ao sinal GtkWidget::touch-event. GTK+ usa eventos de toque para implementar rolagem do kinetic em GtkScrolledWindow e comportamento de menus compatíveis com toques
  • Suporte a rolagem suave através da nova direção de rolagem GDK_SCROLL_SMOOTH e a nova máscara de eventos GDK_SMOOTH_SCROLL_MASK. gdk_event_get_scroll_deltas() fornecem os deltas de rolagem.
  • Suporte de sessão: GtkApplication suporta notificação de encerramento de sessão e negociação (similar ao obsoleto EggSMClient)
  • Suporte a menu e janela no GtkApplication, incluindo suporte ao Mac OS X

4.3 Clutter 1.10

A biblioteca gráfica do GNOME para interfaces de usuário com aceleração de hardware Clutter fornece os seguintes aprimoramentos:

  • Suporte múltiplo a infraestrutura: Clutter pode ser compilado com suporte a diferentes plataformas e a infraestrutura pode ser selecionada em tempo de execução.
  • Backend do GDK: Clutter pode usar o GDK, a biblioteca do sistema de janelas também usada pelo GTK+.
  • Suporte a dicas de senhas em entradas de texto: quando a dica de senha estiver habilitada, o último caractere inserido em uma entrada de texto será mostrado por um curto período de tempo, como um meio de entrada segura de de senhas e outros conteúdos em plataformas com entrada de texto imprecisa (ex.: teclados touchscreen).
  • Uso das mesmas definições para depreciações versionadas como GLib e GTK+ (veja acima).
  • Suporte melhorado no Mac OS X e Wayland.
  • Nova API de cena gráfica: ClutterActor agora é a única classe que lida com a definição de uma cena dentro de um aplicativo Clutter. Isto depreciou a maior parte das interfaces ClutterContainer, ClutterGroup, ClutterRectangle and ClutterBox.
  • Nova API de animação implícita para ClutterActor.
  • Nova interface ClutterContent, com duas implementações: Canvas para desenho em Cairo ; e Image para exibição de dados de imagem; a interface Content suporta a nova API de renderização de objetos para pintura do conteúdo do ator.
  • Suporte a mensagens localizáveis e GResource em definições de IU no ClutterScript.
  • Contador de repetições e modo de progresso foram adicionados à classe Timeline.
  • Melhorias de performance nos efeitos baseados em GLSL distribuídos pelo Clutter.
  • Novo efeito de brilho e contraste.

4.4 DConf

A infraestrutura padrão do GSettings no GNOME teve várias melhorias:

  • DConf agora pode ler a partir de múltiplos bancos de dados de configuração de usuários. O formato do perfil dconf agora identifica explicitamente bancos de dados dconf de usuários e de sistema, em vez de assumir que somente a primeira linha especifica um banco de dados de usuário. Usuários interessados em compartilhar parte de seu perfil dconf entre múltiplos sistemas, como um diretório home controlado por versão, podem usar este suporte para ler a partir de um banco de dados dconf compartilhado, em adição ao banco de dados dconf gravável em tempo real.
  • DConf agora suporta perfis dconf especificados por um caminho absoluto em $DCONF_PROFILE, ao invés de somente um caminho relativo para /etc/dconf/profiles/. Isto permite que os usuários especifiquem um perfil em seus próprios diretórios home, assim como para especificar múltiplos bancos de dados de usuário.

4.5 Uso de bibliotecas obsoletas

Novos progressos foram feitos no trabalho contínuo de substituir tecnologias ultrapassadas por facilidades superiores.

  • Vários aplicativos (como o gdm, gnome-control-center, gnome-games, gthumb, gucharmap, metacity, mutter e Rhythmbox) agora usam GSettings como sua infraestrutura de armazenagem ao invés do depreciado GConf. Para o mutter isto significa algumas alterações de atalhos de teclado.
  • libgoffice, libgnomekbd e libxklavier receberam suporte a introspecção em GObject que torna a API desses módulos automaticamente disponíveis a uma larga variedade de outras linguagens de programação e "tempos de execução". Em uma nota relacionada, gevice foi modificada para evitar o uso de vínculos estáticos depreciados em Python, para usar introspecção.
  • Vários pacotes (como o gnome-bluetooth, gnome-control-center, gnome-settings-daemon, gnome-shell, sound-juicer) deixaram de usar dbus-glib e foram convertidos para uso de GDBus e de libunique para G(tk)Application.

4.6 Diversas atualizações para desenvolvedores

Outros aprimoramentos da plataforma GNOME no GNOME 3.4 incluem:

  • O gerenciamento de projetos do Ambiente de desenvolvimento integrado Anjuta agora está mais fácil de usar e mais poderoso. O aplicativo recebeu um novo diálogo "Procurar em arquivos" que permite que você pesquise arquivos de projetos e filtros em diretórios e/ou tipos de arquivos. A pesquisa suporta expressões regulares e você pode também substituir em todos ou somente um subconjunto de resultados. O Anjuta também melhorou sua integração com o Designer de interface de usuários Glade permitindo conectar automaticamente widgets e código.
  • Diversos aplicativos (como o Dicionário, gnome-system-monitor, transmageddon) dispõem de compatibilidade melhorada entre desktops através da herança da especificação de diretório da freedesktop.org.
  • Desenvolvedores que usam o editor de textos gedit podem usar o novo plug-in gedit-code-assistance que disponibiliza assistência de código para C, C++ e Objective-C usando clang e assistência de código para Python.
  • Evolution-Data-Server anteriormente baixava todas as mensagens (antigas) ao se adicionar uma conta IMAP. Agora você pode defini-lo para somente baixar mensagens antigas quando requisitado. Isto economiza banda e espaço em disco. Ele também sofreu várias melhorias na API de sincronização referentes à performance e conveniência.
  • O novo módulo pygtkcompat.py da PyGObject dispõe de compatibilidade retroativa fácil para a depreciada PyGTK.
  • Para sua conveniência, o Empathy incluiu uma opção "Enviar para pastebin" em sua janela de depuração.

5 Internacionalização

Graças aos membros do Projeto de tradução do GNOME mundo afora, o GNOME 3.4 oferece suporte a mais de 50 idiomas com pelo menos 80% das mensagens traduzidas, incluindo os manuais de usuário e de administração para muitos idiomas.

Idiomas com suporte:

  • Alemão
  • Assamês
  • Asturiano
  • Basco
  • Bielorrusso
  • Búlgaro
  • Catalão
  • Catalão (valenciano)
  • Chinês (China)
  • Chinês (Hong Kong)
  • Chinês (Taiwan)
  • Coreano
  • Dinamarquês
  • Esloveno
  • Espanhol
  • Estônio
  • Finlandês
  • Francês
  • Galego
  • Grego
  • Guzerate
  • Hebraico
  • Hindu
  • Holandês
  • Húngaro
  • Indonésio
  • Inglês (EUA)
  • Inglês britânico
  • Italiano
  • Japonês
  • Letão
  • Lituano
  • Macedônio
  • Norueguês Bokmal
  • Polonês
  • Português
  • Português do Brasil
  • Punjabi
  • Romeno
  • Russo
  • Sueco
  • Sérvio
  • Tailandês
  • Tamil
  • Tcheco
  • Telugu
  • Turco
  • Ucraniano
  • Uighur
  • Vietnamita
  • Árabe

Há suporte parcial para muitos outros idiomas, com mais da metade das mensagens traduzidas.

Traduzir um pacote de software tão grande quanto o GNOME para um novo idioma pode ser um trabalho esmagador, mesmo para as mais dedicadas equipes de tradução. Para este lançamento, um esforço estelar foi feito pela equipe Bielorrussa, aumentando a totalidade de suas traduções em mais de 39 pontos desde a versão 3.0. Também cumprimentamos as equipes: Khmers, com 24 pontos a mais desde a versão 3.2 e a Macedônia, que elevou seu status de traduções em 21 pontos desde a versão 3.2.

Estatísticas detalhadas e mais informações estão disponíveis no site de status de traduções do GNOME.

6 Obtendo o GNOME 3.4

Para instalar ou atualizar sua máquina para GNOME 3.4, recomendamos que instale os pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou pela sua distribuição. As distribuições populares disponibilizarão o GNOME 3.4 muito em breve, e algumas já têm versões de desenvolvimento com o GNOME 3.4 disponível.

Se que você quer experimentar o GNOME, baixe uma de nossas imagens live. Elas estão disponíveis em nossa página Obtendo o GNOME.

Se tiver coragem e paciência e gostaria de compilar o GNOME a partir do código fonte, nós lhe recomendamos que use o JHBuild, que é projetado para compilar o GNOME mais recente disponível no Git. Você pode usar o JHBuild para compilar o GNOME 3.4.x usando o conjunto de módulos gnome-3.4.

7 Rumo ao GNOME 3.6

O próximo lançamento da série GNOME 3 está agendado para setembro de 2012. Muitos novos recursos e melhorias estão planejados para a versão 3.6.

7.1 Mudanças visíveis ao usuário

  • O trabalho continuou na perfeita integração dos componentes do sistema e ainda estamos cuidando dos pequenos detalhes que tornam sua vida mais fácil.

  • Boxes está em construção: Um novo aplicativo GNOME 3 que permite que você se conecte a máquinas remotas assim como usa máquinas virtuais. Uma versão inicial de testes do Boxes já está disponível para o GNOME 3.4. Porém, ele pode não vir incluído em seu sistema ainda.

    Figura 13 ‒ Boxes
  • Processamento de mensagens HTML melhorado no Evolution usando WebKit em vez de GtkHtml.

7.2 Alterações de acessibilidade

  • As melhorias continuaram na acessibilidade do GNOME Shell através do Orca e melhorias adicionais de suporte do WebKit2GTK+ para o Orca.
  • A Lente de aumento do GNOME Shell terá opções adicionais para a personalização de brilho e contraste.

7.3 Alterações relacionadas ao desenvolvedor

  • Suporte a provedores de pesquisa no GNOME Shell que são disponibilizados por aplicativos.
  • Web pode ser alternada para uso pelo WebKit2GTK+.
  • GTK+ planeja abandonar implementações de comportamentos de widgets em manipuladores de eventos, e ao invés disso, mover-se para um modelo onde comportamentos possam ser adicionados a um widget como objetos separados (similar ao Clutter).

8 Créditos

Estas notas de lançamento foram compiladas por Allan Day, André Klapper e Olav Vitters com a ajuda da comunidade GNOME. Foram traduzidas por Henrique P. Machado

Esta versão não poderia ter sido possível sem o trabalho árduo e dedicação da comunidade GNOME. Parabéns e obrigado a todos.

Estas notas de lançamento podem ser livremente traduzidas para qualquer idioma. Se você deseja traduzi-la em seu idioma, entre em contato com o Projeto de Tradução do GNOME .

Este documento é distribuído sob a licença Creative Commons Share Alike 3.0. Copyright © O projeto GNOME.