GNOME 2.14 Release Notes

1 O que há de novo para usuários

O foco do Projeto GNOME continua sendo usuários e usabilidade no GNOME 2.14, com suas centenas de consertos e melhorias requisitadas por usuários. Mas o grande número deles torna impossível listar todas as mudanças e melhorias que foram feitas. Esta página espera listar alguns dos recursos mais excitantes para os usuários nesta versão do GNOME.

1.1 Melhorias de desempenho

Assim como você aperfeiçoa o seu carro, nossos engenheiros habilidosos têm conseguido aperfeiçoar muitas partes do GNOME para este ser o mais rápido possível. Muitos componentes importantes do desktop GNOME são agora mensuravelmente mais rápidos, incluindo renderização de textos, alocação de memória e várias outras aplicações individuais. Renderização de fontes e alocação de memória mais rápidos beneficiam todas as aplicações GNOME e GTK+ sem a necessidade de recompilá-los.

Algumas aplicações têm recebido atenção especial para ter certeza que eles estão funcionando no máximo. GNOME Terminal, o emulador de terminal para o desktop GNOME, foi otimizado de diversas maneiras para que seja mais rápido e, ao mesmo tempo, mais eficiente com recursos. O Visualizador de Logs do GNOME agora inicia até 20 vezes mais rápido que antes.

Figura 1 ‒ Melhoras de desempenho do GNOME Terminal entre GNOME 2.12 e 2.14. O tempo levado é o tempo para imprimir a lista de todas as palavras em inglês na tela.
Figura 2 ‒ Melhoras de desempenho do GNOME Terminal entre GNOME 2.12 e 2.14. O tempo levado para iniciar a aplicação e ler um arquivo de log de 2.9MB.

1.2 Busca Mais Rica

O gerenciador de arquivos do GNOME, Nautilus, agora oferece uma poderosa interface de busca pressionando (Ctrl-F) no desktop ou numa janela do gerenciador de arquivos.

Figura 3 ‒ Busca com Nautilus

Buscas são construídas facilmente e podem ser salvas em pastas ou no desktop. Buscas salvas podem ser abertas como uma pasta mais tarde.

Se o

1.3 Mais Ajuda

O navegador de ajuda do GNOME inclui novos recursos para buscar na ajuda e na documentação instaladas na sua máquina. Agora você acessa tanto o GNU Info quanto as tradicionais manpages do UNIX, e também a documentação do GNOME de alta qualidade, é possível buscar a maioria da documentação incluída no seu sistema de forma bem rápida.

Figura 4 ‒ Busque na Ajuda, veja os arquivos do GNU Info e leia manpages

Como com o navegador de arquivos, usuários que têm o framework de busca Beagle disponível podem utilizá-lo para buscas ainda mais rápidas e precisas.

1.4 Ekiga

Ekiga, antes conhecido como GNOME Meeting é um cliente GNOME para voz e vídeo-sobre-IP. Ekiga suporta tanto os protocolos SIP e H323. SIP, um protocolo popular usado pelo Google Talk, Asterisk e muitos outros dispositivos VoIP de software e hardware, é um recente acrescimo ao Ekiga. H323 é um protocolo de comunicação mais antigo, usado pelo Microsoft NetMeeting e alguns dispositivos de telecomunicação.

Ekiga também apresenta suporte a STUN para permitir transmissão através de diversos tipos de firewall, incluindo firewalls de tradução de endereço de rede (NAT). Isto significa que você pode usar o Ekiga para fazer e receber chamadas sem precisar de um endereço de IP público ou de redirecionamento de portas do seu roteador.

Figura 5 ‒ Fazendo uma ligação SIP com Ekiga

Usuários podem também conseguir uma conta no Ekiga.net e dar a elas um endereço SIP que pode ser usado na Internet para fazer e receber ligações de qualquer lugar.

1.5 Gerenciamento de janela melhorado

Vários novos recursos foram adicionados ao Metacity para melhorar gerenciamento de janelas. Bordas de janelas agora têm atração magnética, tornando possível encaixar janelas. O controle de múltiplos monitores foi melhorado no Metacity. O Metacity tentará colocar uma janela que quer aparecer além do limite do monitor totalmente em um monitor ou no outro.

Para ajudar administradores e usuários de múltiplas máquinas com o mesmo servidor X, o nome da máquina de janelas que não estão executando localmente será mostrado na barra de título. Isto é especialmente útil quando se muda configurações em máquinas graficamente, para garantir que você está fazendo as mudanças na máquina correta.

Figura 6 ‒ Executando uma janela idêntica localmente e remotamente

1.6 Deskbar

A novidade do GNOME é o Deskbar. Usuários avançados, entusiastas do teclado e usuários da velha linha de comando no painel vão achar esse substituto incrivelmente poderoso e fácil de usar. O Deskbar usa plugins (escritos em Python) para fornecer funcionalidades de busca para programas, arquivos, pastas, marcadores, contatos e muito mais. O Deskbar também pode usar a funcionalidade da busca live do Google Live.

Figura 7 ‒ Procurando por 'net'

O Deskbar tem tanto um modo embutido no painel e um modo colapsado, para ser usado em painéis verticais ou painéis com pouco espaço livre. Para buscar você simplesmente aperta (Alt-F3) e coloca alguns termos. Você pode também navegar ou buscar seu histórico de comandos.

1.7 Melhorias no Gerenciamento de Sessões

Houve muitas melhorias no gerenciador de sessões (GDM). Os ajustes de desempenho vistos em todo o desktop também são encontrados no gerenciador de sessões. Também há um botão "Opções" renovado no programa de recepção, permitindo acesso rápido às várias funções de início de sessão. Uma nova ferramenta de conexão remota segura foi adicionada, de forma que os usuários possam conectar-se a um servidor X de forma segura e fácil. A aparência do programa de recepção também foi melhorada, permitindo mais personalização pelo usuário.

Figura 8 ‒ Nunca foi tão fácil configurar suas preferências de gerenciamento de sessões na janela de preferências do GDM, agora totalmente reprojetada.

Nota: O arquivo usado pelos usuários para definir suas configurações para o GDM foi modificado de /etc/gdm/gdm.conf para /etc/gdm/custom.conf. Para mais intormações, ver a página do Projeto GDM.

1.8 Troca rápida de usuários

O GNOME 2.14 inclui suporte para troca rápida de usuários pelo desktop. Tanto o diálogo de logout quanto o diálogo de destravamento da sessão oferecem a opção de trocar de usuário. Um menu pode ser adicionado ao painel, permitindo rápido acesso à troca de usuários.

Figura 9 ‒ Troca rápida de usuário pelo painel
Figura 10 ‒ Troca de usuário por uma sessão travada

1.9 Agendamento compartilhado

Um novo recurso do Evolution 2.6 é o agendamento compartilhado sobre CalDAV. O protocolo de agenda compartilhada do CalDAV é implementado por um número de servidores groupware, incluindo o servidor Hula disponível livremente.

Figura 11 ‒ Vendo uma agenda compartilhada do Hula

1.10 Marcadores mais inteligentes

O navegador Epiphany continua tornando navegar na world wide web mais fácil. Uma novidade neste lançamento é a construção automática de hierarquia de marcadores. Isto reduz o trabalho de manusear grandes coleções de marcadores, mas mantém o simples sistema baseado em assunto do gerenciamento de marcadores que é popular no Epiphany. Assuntos são muito mais fáceis de selecionar e criar; Epiphany até mesmo sugere assuntos baseado em usos anteriores.

Figura 12 ‒ Gerenciamento de marcadores melhorado e controle de estilos

Também nesta versão há o suporte para estilos definidos pelo usuário, oferecendo melhor acessibilidade e controle do usuário sobre a apresentação da página. Internamente, Epiphany pode agora usar o Firefox, Mozilla ou XULRunner como seu backend. Se você estiver usando NetworkManager, Epiphany poderá detectar suas configurações de rede automaticamente.

1.11 Melhor Editor

Gedit continua a oferecer a usabilidade de um simples editor com todos os recursos que você precisa para desenvolver aplicações ou websites. Recursos no Gedit 2.14 incluem manuseio melhorado de múltiplos documentos e escrita em arquivos remotos. Por exemplo, Gedit agora permite navegação transparente e edição direta de diretórios SFTP, FTP, WebDAV a partir do navegador de arquivos. Ele também conta com coloração de sintaxe melhorada de HTML, PHP, PSP e muito mais. Estes recursos combinam para fazer do Gedit um poderoso editor de texto que pode lidar com todas as tarefas que os usuários requisitam.

Figura 13 ‒ Gedit pode manusear múltiplos arquivos fonte facilmente, abrindo e salvando-os localmente ou pela rede

Outra novidade é a habilidade de escrever módulos para o Gedit em Python. Isto permite que a funcionalidade do Gedit seja extendida e personalizada facilmente, mesmo se programação não é o seu forte. Alguns módulos úteis que vêm com o Gedit incluem um para executar comandos externos, para suporte à complementação de tags e um console Python interativo.

Figura 14 ‒ O diálogo de módulos mostrando as propriedades do módulo de Comandos Externos

1.12 Visualizador de Imagens

O Visualizador de Imagens do GNOME tem uma nova barra de ferramentas, orientada a navegação. Agora ao abrir uma imagem você pode ver outras imagens do mesmo diretório.

Figura 15 ‒ Navegação fácil em imagens do mesmo diretório

1.13 Proteção de tela integrada

GNOME agora oferece proteção de tela integrada. A proteção de tela do GNOME é compatível com os "hacks" populares do XScreensaver, mas também tem muitos recursos novos não disponíveis para Xscreensaver. Aplicações que sabem da proteção de tela do GNOME poderão se comunicar com ela para ativar propriedades como "não ativar proteção" para uma interface padrão. Diálogos como o de destravamento da tela agora são traduzíveis e acessíveis para usuários com necessidades especiais. Estas melhorias de acessibilidade permitem a usuários com necessidades especiais facilmente destravar suas telas. Elas são parte das contínuas melhorias de acessibilidade que estão sendo feitas em todo o Desktop GNOME.

Figura 16 ‒ Configurando propriedades da proteção de tela do GNOME

Usuários que desejam continuar a usar o Xscreensaver poderão continuar a fazê-lo e devem consultar a documentação do fornecedor para ver como isso pode ser feito.

1.14 Último lançamento do GStreamer

GNOME 2.14 utiliza a tecnologia do GStreamer 0.10. O framework multimídia do GStreamer é um poderoso e plugável framework de áudio e vídeo usado no Linux e desktops UNIX bem como em dispositivos embarcados. Esta última versão do GStreamer é mais rápida e mais estável que todas as versões anteriores. Problemas como o de sincronização de áudio e vídeo entre dispositivos diferentes foram resolvidos, assim como threading e manuseio dinâmico de plugins de multimídia. Você pode descobrir mais no website do GStreamer.

Todos as aplicações multimídia que são lançadas com o GNOME foram atualizadas para obter vantagem da última versão do GStreamer; incluindo Totem, Sound Juicer e o Controle de Volume.

GStreamer 0.10 também permitirá que usuários tirem vantagem dos plugins multimídia distribuídos por terceiros. Isto permitirá que vendedores ofereçam suporte a codecs licenciados quando um codec livre não existe ou não está disponível (por razões legais). O que pode incluir suporte a AC3, WMA, MP3 e outros. Um plugin licenciado, mas ainda assim gratuitamente disponível para o GStreamer 0.10 já foi disponibilizado pela Fluendo, um patrocinador de longa data do GStreamer.

1.15 Configurações facilitadas

GNOME tem orgulho de ser fácil de configurar e de oferecer aos usuários escolhas simples enquanto ainda se mantém flexível. Um número de elementos na central de controle do GNOME foram deixados mais fáceis para que você possa configurar as preferências que você quer, rápido e facilmente.

Figura 17 ‒ Selecione aplicações preferidas por uma lista ou digite um comando.
Figura 18 ‒ Selecione de uma lista de sons disponíveis ou selecione seu próprio arquivo do sistema de arquivos.

2 O que há de novo para administradores

A partir do GNOME 2.14, o Projeto GNOME agora inclui uma suíte de adminstração, que é uma coleção de ferramentas que são direcionadas exatamente para adminstradores de sistemas. As duas novas ferramentas que formam o início desta suíte são incrivelmente poderosas e devem ajudar administradores, tanto em soluções para grandes empresas, quanto em situações onde restrições são necessárias.

2.1 Pessulus - Editor de Restrições

Pessulus é um editor de restrições que permite que administradores desativem facilmente certos recursos do desktop GNOME, o como costuma ser desejável em ambientes corporativos e cafés com Internet. Enquanto que os recursos de restrição estiveram disponíveis para o GNOME há muitos anos, Pessulus deixa essas tarefas muito mais fáceis de se fazer.

Figura 19 ‒ Usando o editor de restrições para impedir o desligamento do sistema pelos usuários

Alguns dos recursos que podem ser desativados são:

  • Acesso à linha de comando
  • A habilidade de desligar ou reiniciar a máquina
  • Acesso a protocolos específicos no navegador web
  • A habilidade de editar os painéis do GNOME

2.2 Sabayon - Editor de Perfil

Sabayon permite que administradores criem perfis de usuários dentro de uma sessão funcional e interativa do GNOME. Quando um perfil é criado ou editado, uma sessão-filha do GNOME é iniciada, que o administrador pode usar para mudar chaves obrigatórias e padrão em sua própria sessão.

Figura 20 ‒ Sabayon editando um perfil de usuário

Dentro de uma janela embutida um administrador de sistemas pode criar perfis personalizados baseados em descrição de tarefas (por exemplo recepcionista, digitador, programador, gerente de recursos humanos etc.). Esses perfis podem ser salvados e distribuídos a vários computadores desktop com facilidade, economizando tempo do administrador de sistemas. Os perfis podem ser modificados e ajustados na medida do necessário com base no retorno fornecido pelos usuários, e já que eles estão em uma localização centralizada isso permite fácil manutenção e distribuição.

3 O que há de novo para desenvolvedores

A plataforma de desenvolvimento do GNOME 2.14 fornece uma base estável para desenvolvedores de software independentes criar aplicativos third-party. GNOME e sua plataforma usam licenças que permitem a criação tanto de software livre quanto proprietário para executar sobre o GNOME.

Bibliotecas da plataforma GNOME são garantidas de ser compatíveis em API e ABI com as outras versões GNOME da série 2.x. Bibliotecas no Desktop GNOME não têm essa garantia, mas a maioria se mantem consistente de versão para versão.

3.1 GSlice

A partir do GLib 2.10, o alocador GSlice substitui o velho GMemChunk e as APIs do GTrashStacks disponíveis no GLib. GSlice é muito semelhante ao alocador slab do kernel e permite rápida e eficiente alocação de pequenas estruturas (por exemplo, elementos de GList e estruturas de GtkWindow). GSlice também não tem nenhuma das penalidades de bloqueio do GMemChunck, o que faz dele muito mais rápido em aplicações multithread.

Figura 21 ‒ Desempenho do alocador de memória alocando e desalocando 1 milhão de elementos de GList em 1 (vermelho), 5 (amarelo), 10 (verde) e 20 (azul) threads.

GMemChunk foi reimplementado para usar GSlice transparentemente, mas a API do GMemChunk é considerado obsoleto.

Para alocar memória com o alocador GSlice, use a chamada g_slice_new (MyStructure);, que retornará um ponteiro (ptr). Para liberar memória alocada com GSlice, use a função g_slice_free (MyStructure, ptr);.

GSlice usa um cache de memória escalável, local (na mesma thread) e em fatias de tamanhos diferentes. Para grandes requisições de memória, GSlice usará transparente e automaticamente o alocador g_malloc para você, então os desenvolvedores não precisam escolher o alocador mais eficiente eles mesmos.

3.2 Registro de serviço

A última versão do GNOME agora oferece um novo jeito para desenvolvedores registrarem suas aplicações para serem iniciadas automaticamente quando o GNOME inicia. Para fazer isso, você precisa instalar um arquivo .desktop em $prefix/share/gnome/autostart/, /etc/xdg/autostart/ ou ~/.config/autostart/. Se você quiser instalar um serviço, mas desativá-lo por default, você pode adicionar a propriedade X-GNOME-autostart-enabled = False.

São necessários alguns cuidados para registrar serviços dessa maneira:

  • Aplicações que se registram com a sessão de alguma outra forma (por exemplo, nautilus, gnome-panel, vino) não devem se registrar também dessa forma.
  • Aplicações para gerenciamento de sessão não serão manuseados de forma limpa, então tenha certeza de passar a opção --sm-disable na sua linha Exec.

4 Internacionalização

Graças aos membros do mundial Projeto de Tradução do GNOME , sob a liderança de Christian Rose e Danilo Šegan, o GNOME 2.14 oferece suporte a 45 idiomas (pelo menos 80 por cento das expressões traduzidas).

Idiomas suportadas:

  • Albanês (5 milhões de falantes)
  • Basco (580 mil)
  • Bengali (189 milhões)
  • Português do Brasil (175 milhões)
  • Búlgaro (9 milhões)
  • Catalão (7 milhões)
  • Chinês (Hong Kong)
  • Chinês (Taiwan) (40 milhões)
  • Chinês Simplificado (mais de 1 bilhão)
  • Checo (11 milhões)
  • Dinamarquês (5.3 milhões)
  • Holandês (over 21 milhões)
  • Inglês (341 milhões)
  • Estoniano (1 milhões)
  • Finlandês (over 5 milhões)
  • Francês (over 75 milhões)
  • Galego (3 milhões)
  • Alemão (100 milhões)
  • Grego (15 milhões)
  • Gujarati (46 milhões)
  • Híndi (370 milhões)
  • Húngaro (14.5 milhões)
  • Indonésio (230 milhões)
  • Italiano (60 milhões)
  • Japonês (mais de 125 milhões)
  • Coreano (75 milhões)
  • Lituano (4 milhões)
  • Macedônio (2 milhões)
  • Nepali (16 milhões)
  • Norueguês Bookmal (5 milhões)
  • Persa
  • Polonês (44 milhões)
  • Português (43 milhões)
  • Punjabi (60 milhões)
  • Romeno (26 milhões)
  • Russo (170 milhões)
  • Sérvio (10 milhões)
  • Eslovaco (5 milhões)
  • Espanhol (mais de 350 milhões)
  • Sueco (9 milhões)
  • Tailandês (60 milhões)
  • Turco (150 milhões)
  • Ucraniano (50 milhões)
  • Vietnamita (68 milhões)
  • Galês (575 mil)

Note que Basco, Bengali, Chinês (Hong Kong), Estoniano e Persa são idiomas novos no GNOME 2.14, graças ao trabalho duro de seus tradutores. Também é digno de nota que o Inglês Britânico e o Inglês Canadense também são suportados.

Muitos outros idiomas são parcialmente suportados, com mais da metade de suas expressões traduzidas.

5 Instalando o GNOME

Você pode experimentar o GNOME 2.14 através do LiveCD que contém todos os softwares incluídos nessa versão num único CD, que pode ser baixado do BitTorrent do GNOME ou do FTP do GNOME.

Para instalar ou fazer o upgrade de sua máquina para o GNOME 2.14, recomendamos que você instale pacotes oficiais de nossos vendedores ou distribuidores. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 2.14 muito em breve e algumas já têm versões de desenvolvimento disponíveis. Você pode obter uma lista de distribuições que despacham o GNOME e suas últimas versões na página Get Footware.

Se você for corajoso e paciente e quer compilar o GNOME a partir do código-fonte, recomendamos que você use uma das ferramentas de compilação. GARNOME compila o GNOME a partir dos tarballs lançados. Você precisará do GARNOME 2.14.x para compilar o GNOME 2.14.x. Há também o jhbuild que é feito para compilar a última versão do GNOME a partir do CVS. Você pode também usar o jhbuild para compilar o GNOME 2.14 pelo conjunto de módulos do gnome-2-14.

Para aqueles que realmente querem compilar o desktop inteiro na mão, a ordem em que eles devem ser compilados é: libxml2, libxslt, gnome-common, intltool, scrollkeeper, gtk-doc, glib, libIDL, ORBit2, libbonobo, fontconfig, Render, Xrender, cairo, Xft, pango, atk, shared-mime-info, gtk+, gconf, desktop-file-utils, gnome-mime-data, avahi, dbus, hal, gnome-vfs, audiofile, esound, libgnome, libart_lgpl, libglade, libgnomecanvas, libbonoboui, hicolor-icon-theme, icon-naming-utils, gnome-icon-theme, gnome-keyring, libgnomeui, startup-notification, gtk-engines, gnome-themes, gnome-doc-utils, gnome-desktop, libwnck, libgpg-error, libgcrypt, libtasn1, opencdk, gnutls, libsoup, mozilla, evolution-data-server, gnome-python/pygobject, pycairo, gnome-python/pygtk, gnome-menus, gnome-panel, gnome-session, vte, gnome-terminal, libgtop, gail, libxklavier, gstreamer, liboil, gst-plugins-base, gucharmap, system-tools-backends, gnome-applets, metacity, libgsf, libcroco, libgnomecups, libgnomeprint, libgnomeprintui, librsvg, eel, nautilus, control-center, yelp, bug-buddy, gtksourceview, gnome-python/pyorbit, gnome-python/gnome-python, nautilus-cd-burner, gst-plugins-good, libmusicbrainz, iso-codes, totem, gnome-media, gnome-python/gnome-python-desktop, gedit, eog, gconf-editor, gnome-utils, gnome-system-monitor, gnome-netstatus, gcalctool, zenity, at-spi, libgail-gnome, gnome-speech, gnome-mag, gnopernicus, gok, epiphany, gob2, gnome-games, gnome-user-docs, file-roller, gnome-system-tools, gnome-nettool, vino, gnome-volume-manager, gnome-backgrounds, sound-juicer, gtkhtml, evolution, evolution-webcal, evolution-exchange, ekiga, poppler, evince, dasher, gnome-keyring-manager, deskbar-applet, fast-user-switch-applet, gnome-screensaver, pessulus, sabayon.

Esta lista é fornecida apenas como referência e nós recomendamos fortemente que qualquer um que deseja compilar o GNOME a partir do código-fonte, que considere usar uma das ferramentas de compilação acima.

6 O que esperar do GNOME 2.16

Naturalmente, o desenvolvimento não pára com o GNOME 2.14. Seis meses a partir do dia do lançamento do GNOME 2.14, o GNOME 2.16 prosseguirá, erguendo-se na fantástica base de seus predecessores.

Coisas para se esperar do GNOME 2.16 incluem:

  • GTK+ 2.10, que inclui muito trabalho do Projeto Ridley
  • Temas baseados em Cairo 1.2
  • suporte para composição, canais alfa, sombras, transparência de janelas e mais
  • Suporte a gerenciamento de energia integrado via GNOME Power Manager
  • Novos widgets para desenvolvedores, incluindo widgets de notificação e impressão

Mais coisas no trajeto de desenvolvimento do GNOME 2.16 aparecerão em breve a medida que o desenvolvimento começar a progredir. Fique atento para detalhes em nossa página de desenvolvimento.

Figura 22 ‒ Gerenciador de Energia do GNOME previsto para o GNOME 2.16

7 Envolvendo-se

Ajudar o GNOME é uma experiência recompensante, satisfatória e positiva. Você estará se unindo a centenas de entusiastas dedicados de todos os tipos e lugares do globo. Contribuidores habilidosos e motivados do GNOME podem encontrar novas portas e oportunidades abertas para eles na forma de reconhecimento, paletras e empregos pagos.

Como usuário, sua contribuição para o GNOME pode ser tão simples quanto preencher um bom relatório de erro em nosso sistema de rastreamento de erros, o Bugzilla. O assistente simple de erros poderá guiá-lo a preencher conosco seus primeiros relatórios de erro. Você poderia também considerar se inscrever em nosso Bugsquad, um time de dedicados bugmasters que fazem triagem e categorizam erros comuns, para ajudar os desenvolvedores. Você ou o seu negócio pode também se tornar um Amigo do GNOME.

Para desenvolvedores, muitos progressos excitantes são feitos diariamente em nosso grupo ativo de desenvolvedores - acessibilidade, documentação, usabilidade, tradução, web, testes, gráficos, desempenho, desktop e desenvolvimento de plataforma. Para mais informações leia nosso guia sobre como se Juntar-se ao GNOME.

Junte-se a nós hoje e veja a diferença que você pode fazer.

Apêndice A — Créditos

Essas release notes foram compiladas por Davyd Madeley e editadas por Bob Kashani com extensa ajuda da comunidade GNOME. Em nome da comunidade, agradecemos calorosamente os desenvolvedores e contribuidores que fizeram esta versão do GNOME possível.

Este trabalho pode ser traduzido livremente para qualquer idioma. Se você deseja traduzí-lo para o seu, por favor entre em contato com o Projeto de Tradução do GNOME.