Notas de lançamento do GNOME 3.0

1 Introdução

O GNOME 3.0 é o principal marco na história do projeto GNOME. O lançamento introduz um excitante novo ambiente de trabalho que foi desenhado para usuários comuns e adequado para uma grande quantidade de modernos dispositivos computacionais. As tecnologias de desenvolvimento do GNOME foram substancialmente melhoradas para o GNOME 3.0. Modernizadas e padronizadas, elas irão permitir aos desenvolvedores promover melhorias na experiência do usuário com menos tempo e esforço. E o GNOME 3.0 vem com os mesmos aplicativos GNOME que os usuários conhecem e confiam, muitos dos quais receberam melhorias significantes.

Figura 1 ‒ GNOME 3.0

o GNOME 3.0 segue a prerrogativa do projeto de lançar novas versões a cada seis meses depois do último lançamento, que foi a versão 2.32. Este é o resultado de três anos de planejamento e desenvolvimento e o primeiro grande lançamento em nove anos.

O 3.0 é o começo da nova jornada do GNOME. Os lançamentos 3.x continuam com a proposta de ciclos de desenvolvimento e lançamento a cada seis meses, mas irá trabalhar na tendência das inovações vistas no 3.0, entregando melhorias significativas para o usuário do GNOME e experiências para desenvolvedores.

O Projeto GNOME é uma comunidade internacional que trabalha para fazer bons softwares disponíveis a todos. Todo nosso trabalho é livre para usar, modificar e redistribuir, e todos estão convidados a participar na sua criação. Se você gostaria de ajudar a tornar nossos produtos ainda melhores, você pode juntar-se a nós.

2 O que há de novo para os usuários

2.1 Uma nova área de trabalho

3.0 introduz um novo ambiente de trabalho GNOME. Elegante e bonito, ele foi desenhado para possibilitar que as pessoas façam as coisas com facilidade, conforto e controle. O ambiente de trabalho GNOME 3.0 é a continuação do foco do projeto GNOME em facilitar o uso de um ambiente de trabalho que pode ser usado por qualquer pessoa. Isto inclui uma grande quantidade de novos recursos.

Figura 2 ‒ Um olhar de relance

2.1.1 Visão de atividades

A visão de atividades é um recurso chave do ambiente de trabalho do GNOME 3. Acessível através o botão de atividades, no topo superior esquerdo da tela ou através da tecla windows, este é o portal para todas as suas atividades computacionais. A visão permite que você veja todas as suas janelas de uma vez e pode ser usada para alternar entre as tarefas e iniciar aplicativos.

2.1.2 Notificações que trabalham por você!

O GNOME 3.0 inclui um novo sistema de notificações que foi desenhado para deixar que você foque-se na sua tarefa atual. Notificações são não-obstrusivas e irão aguardar por você na bandeja do sistema até que você esteja pronto para responder a elas. As notificações no GNOME 3 são também interativas: clicando nelas será poderá alternar para a janela relevante e elas irão oferecer botões com recursos de respostas comuns.

2.1.3 Mensagem integrada

As mensagens estão diretamente integradas ao ambiente de trabalho no GNOME 3. Com esta versão, você pode responder a uma mensagem diretamente da janela de notificação, e você pode pegar conversas anteriores através da bandeja de mensagens na parte de baixo da tela. Isto significa que você pode comunicar-se com os seus contatos sem a necessidade de alternar para uma janela diferente.

Figura 3 ‒ Conversa integrada

2.1.4 Agrupe suas janelas

As novas interfaces de área de trabalho de GNOME 3 tornam fácil o agrupamento de suas janelas e provê um caminho simples para organizar seu trabalho. Janelas podem facilmente ser adicionadas a áreas de trabalho usando arrastar e soltar, e as miniaturas no alternador de área de trabalho podem ser usadas para mover entre espaços.

2.1.5 Busca no Desktop

O ambiente de trabalho GNOME 3 inclui uma facilidade de pesquisa que pode ser usado para iniciar aplicativos, alternar entre janelas, e abrir documentos recentes e configurações. O projeto GNOME irá estender esta facilidade de pesquisa em futuros lançamentos.

Figura 4 ‒ Busca no Desktop

2.1.6 Infraestrutura de configurações redesenhado

O GNOME 3.0 inclui um novo navegador de configurações que permite que você explore as configurações do seu sistema da mesma janela usada para pesquisar por configurações. O sistema de configurações do GNOME foi reorganizado para a versão 3.0, tornando-o mais legível para encontrar as configurações que você deseja, e outros painéis de configurações que foram redesenhados para torná-lo mais fácil de usar.

2.1.7 Ajuda orientada a tópico

O GNOME 3 inclui uma nova ajuda orientada a tópico, que foi desenhada para permitir que você encontre as respostas que você precisa sem precisar percorrer todo o manual. Melhorias consideráveis de performance e pesquisas rápidas no navegador de ajuda do GNOME significam menos tempo pesquisando.

2.1.8 E isso não é tudo…

O ambiente de trabalho GNOME 3 contém outros recursos. Aqui estão alguns deles:

  • Um lugar para manter seus aplicativos favoritos, chamado de Dash.
  • União de janelas lado a lado para que você possa usar facilmente duas janelas de uma vez.
  • Novos papéis de parede, incluindo um novo papel de parede padrão do GNOME.
  • Um lindo novo tema visual e uma nova e elegante fonte GNOME, chamada Cantarell.

2.1.9 Mais informações

Mais informações sobre o GNOME 3, incluindo demonstração de vídeos, você pode encontrar no site do GNOME 3.

2.2 Aplicativos

Os aplicativos GNOME receberam um considerável número de melhorias para a versão 3.0, e isto é impossível de descrever aqui. Aqui estão algumas das maiores mudanças incluídas nesta versão.

Figura 5 ‒ Navegador de arquivos Nautilus

2.2.1 Navegador de arquivos redesenhado

Nautilus, o gerenciador de arquivos do GNOME ganhou um novo design para o 3.0. A nova interface é limpa e elegante, e os novos locais da barra lateral tornam mais fácil pular para pastas importantes. O diálogo Conectar ao servidor foi redesenhado para torná-lo mais eficiente.

2.2.2 Navegador web modernizado

O navegador web Epiphany recebeu um grande número de melhorias. A navegação está rápida e mais responsiva, e a nova versão introduz o suporte a geolocalização. O Epiphany também inclui uma nova interface de downloads e barra de status, que oferecerem uma experiência mais focada do usuário, através de numerosas melhorias visuais, oferendo experiência de navegação moderna e polida.

2.2.3 Edição de texto mais esperta

O GNOME 3.0 inclui atualizações para o aplicativo editor de texto gedit , incluindo verificação ortográfica inteligente, suporte completo a arquivo compactados e a capacidade de manipular documentos que contém caracteres inválidos. O gedit 3.0 inclui uma nova interface de pesquisa que não interfere na visão de um documento e o agrupamento de abas, que tornam possível visualizar muitos documentos de uma vez.

Figura 6 ‒ Edição de texto mais esperta

2.2.4 Mensagens melhores

A versão 3.0 do aplicativo de mensagem Empathy contém um muitas mudanças, incluindo a nova manipulação de chamadas, assistência de verificação ortográfica, manipulação de senha e certificado. Agora é possível bloquear a chegada de mensagens de contatos não desejados e pesquisar por usuários em servidores remotos.

2.2.5 Melhorias sob o capô

As alterações das tecnologias subjacentes do GNOME significam que os aplicativos do GNOME irão ser mais rápidos e que nosso novo sistema de temas oferece uma aparência visual mais sofisticada. Muitas das interfaces presentes no GNOME, tal como os diálogos Sobre, também foram melhorados.

2.2.6 Mas espere, tem mais!

Outros aplicativos GNOME que também melhoraram para o GNOME 3.0:

  • A cabine de webcam do Cheese inclui ambos: novos efeitos e efeitos configuráveis pelo usuário.
  • Evince agora permite que você crie marcações nos documentos que você está visualizando.
  • O visualizador de imagem do GNOME, chamado EOG, recebeu uma melhoria de velocidade e um novo sistema de plug-in.
  • Totem 3.0 inclui melhorias no suporte de streaming de áudio e vídeo.

3 O que há de novo para os desenvolvedores

As tecnologias para desenvolvedores do GNOME foi melhorada para o GNOME 3.0. Uma quantidade substancial de trabalho de consolidação foi realizada em um grande número de módulos para diminui-los. Muitos componentes foram simplificados e modernizados, e muitas tecnologias foram substituídas por facilidades superiores.

3.1 Gráficos modernos

GTK+, o kit de ferramentas gráficas do GNOME, fez uma limpeza de APIs de desenho antiquadas. Isto permitiu que modernas facilidades gráficas fossem consolidadas, tornando-o mais rápido e mais portável.

3.2 Manipulação avançada de entrada de dispositivos

GTK+ irá agora fazer uso do XInput2 se ele estiver disponível. Isto oferece um número significativo de vantagens, tal como suporte a inserção "hot-plug" de dispositivos e suporte a inserção de dispositivos complexos, tal como tablets. A integração com o XInput2 também possibilita manipulação de múltiplos ponteiros, o que significa que o GNOME está pronto para a chegada do multitoque no X11.

3.3 Capacidades de temas melhorada

O GNOME 3.0 introduz um novo sistema de temas visuais. Os temas representam os maiores agradecimentos "humanos" pelo uso da sintaxe CSS e os autores de temas agora possuem um grande número de efeitos, tal como curvas, gradientes, cores alfa. O novo sistema também suporta animações implícitas e cores RGBA.

3.4 Suporte de múltiplas plataformas

GTK+ 3.0 inclui uma nova capacidade de suportar facilmente múltiplas plataformas (estas podem ser construídas simultaneamente e selecionadas em tempo de execução). Isto irá tornar a transição para novas plataformas, tal como o Wayland, muito fácil.

3.5 Criação fácil de aplicativos

A nova classe GtkApplication cuida automaticamente de muitas tarefas de integração do aplicativo, incluindo manter a trilha de janelas abertas, assegurando singularidade e exportando ações. Isto significa que a criação de aplicativos GNOME é mais conveniente e requer menos código. Esta facilidade será expandida durante o ciclo 3.x.

3.6 Associações de primeira classe

O GNOME tradicionalmente suporta uma gama muito grande de linguagens de alto nível. A introdução do GObject Instrospection no GNOME 3.0 significa que estas associações (bindings) são atualizadas dinamicamente, garantindo religabilidade e dando aos desenvolvedores acesso a todo o intervalo de funcionalidades contidas no núcleo de nossas tecnologias.

3.7 Configurações rápidas e simples

As facilidades de configuração das versões anteriores do GNOME foram substituídas com dois novos componentes para o 3.0. Ambas possuem boas vantagens sobre suas predecessoras. GSettings provê uma API de configuração simples e efetiva e permite que propriedades da classe sejam amarradas para a configuração com pequeno esforço. dconf é o novo armazenador e recuperador rápido, parte de uma parceria.

3.8 Interfaces do usuário mais flexíveis e ricas

O kit de ferramentas do GNOME ganhou melhorias de layout e capacidades melhoradas, que tornam-o mais flexível e eficiente na alocação para ambos os controles: de interface e exibição de conteúdo. O 3.0 também introduz muitos novos widgets de interface, assim como um diálogo seletor e alternador de aplicativos.

Figura 7 ‒ O novo diálogo de escolha de aplicativo

3.9 Ambiente de desenvolvimento integrado Anjuta

Anjuta, a IDE do GNOME, inclui bastante melhorias no 3.0, incluindo a conexão automática de sinais para widgets de interface, suporte melhorado ao autotools/pgk-config, e um novo sistema de integração com o Git.

3.10 Atualizando para o GNOME 3

Nosso guia de portabilidade contém instruções de como você pode portar programas existentes no GNOME para nossas novas tecnologias de desenvolvimento.

4 Internacionalização

Graças aos membros do Projeto de tradução do GNOME, o GNOME 3.0 suporta mais de 50 idiomas, incluindo os manuais do usuário e de administração.

Idiomas suportados:

  • Alemão
  • Asturiano
  • Basco
  • Bengali
  • Búlgaro
  • Canarês
  • Catalão
  • Catalão (Valência)
  • Chinês (China)
  • Chinês (Hong Kong)
  • Chinês (Taiwan)
  • Coreano
  • Dano-norueguês
  • Dinamarquês
  • Esloveno
  • Espanhol
  • Estônio
  • Filandês
  • Francês
  • Galego
  • Grego
  • Guzerate
  • Hebraico
  • Hindi
  • Holandês
  • Húngaro
  • Indonésio
  • Inglês Britânico
  • Italiano
  • Japonês
  • Letão
  • Lituano
  • Marata
  • Polonês
  • Português
  • Português Brasileiro
  • Punjabi
  • Romeno
  • Russo
  • Sueco
  • Sérvio
  • Sérvio Latim
  • Tailandês
  • Tcheco
  • Turco
  • Tâmil
  • Ucraniano
  • Vietnamita
  • Árabe

Estatísticas detalhadas sobre as traduções do GNOME estão disponíveis no site de estatísticas de tradução do GNOME.

Traduzir um conjunto de softwares tão grande como o GNOME para um novo idioma é uma tarefa desgastante e árdua, até mesmo para a equipe mais dedicada. Para esta versão, um esforço hercúleo foi feito pela equipe de Uighur, aumentando a sua tradução em mais de 37 pontos percentuais. A equipe Esperanto também aumentou 21%.

5 Obtendo o GNOME 3.0

O código-fonte do GNOME 3.0 está disponível livremente para download e redistribuição. (Usuários são recomendados a aguardar até que o GNOME 3.0 esteja disponível através da sua distribuição ou vendedor). Informações de como obter o GNOME 3.0 podem ser encontradas no site do GNOME 3. Este site também provê imagens live para o 3.0, que você pode usar para experimentá-lo.

Para promover uma experiencia mais completa, o ambiente de trabalho GNOME 3 requer capacidade de aceleração de hardware. Se esta não estiver disponível, o ambiente GNOME 3 provê um plano alternativo, que oferece uma excelente experiência e incorpora muitas das melhorias contidas na versão.

6 O que vem aí no GNOME 3.2

O próximo lançamento da série GNOME 3.x está agendado para Setembro/Outubro de 2011. Muitos novos recursos e melhorias estão planejados para o 3.0, incluindo a adição de uma interface de documentos para o resumo de atividades, expansão dos menus de aplicativos na barra superior, e a configuração integrada para compartilhamento de documentos e contas na web.

7 Créditos

Este lançamento não poderia ter sido possível sem o trabalho duro e a dedicação da comunidade GNOME. Parabéns e muito obrigado a todos que tornaram isso uma realidade.

Esse trabalho pode ser traduzido livremente para qualquer idioma. Se você deseja traduzi-lo para o seu idioma, por favor, entre em contato com o Projeto de tradução do GNOME.

As notas de lançamento estão sobre a licença Creative Commons Sharealike 3.0. Copyright © Projeto GNOME

Compilado por Allan Day com ajuda da comunidade GNOME.