Notas de lançamento do GNOME 2.32

1 Introdução

O GNOME 2.32 é última versão do ambiente desktop GNOME: um popular ambiente de trabalho multi-plataforma para o seu computador. O foco do GNOME é a facilidade de uso, estabilidade e o suporte à internacionalização e acessibilidade. O GNOME é livre e de código-aberto e oferece todas as ferramentas que os usuários de um computador esperam, tal como e-mail, ferramentas de colaboração, navegador de internet, gerenciador de arquivos, multimídia e jogos. Mais ainda, o GNOME oferece uma plataforma flexível e poderosa para desenvolvedores de software, ambos no desktop e em aplicativos móveis.

Figura 1 ‒ GNOME 2.32

O GNOME é lançado a cada seis meses e contém muitos novos recursos, melhorias, correções e traduções. O GNOME 2.32 continua esta tradição. Para aprender mais sobre o GNOME e as qualidades que o distinguem de outros ambientes de trabalho, (assim como a usabilidade, acessibilidade, internacionalização e a liberdade), visite a página Sobre o GNOME em nosso site.

Junte-se a nós hoje e veja a diferença que você pode fazer.

O GNOME 2.32 inclui todas as melhorias feitas no GNOME 2.30 e anteriores. Você pode aprender mais sobre as alterações realizadas no GNOME 2.30 lendo as suas notas de lançamento.

2 O que há de novo para os usuários

O Projeto GNOME foca em usuários e a usabilidade continua no GNOME 2.32, com centenas de correções de erros e melhorias solicitadas por usuários. O grande número de melhorias torna impossível listar cada alteração e melhoria realizada, mas estas notas destacam algumas das mais excitantes, dos recursos orientados aos usuários nesta versão.

O GNOME 2.32 é a última versão planejada para a série 2.x, e terá somente atualizações de manutenção daqui pra frente. O GNOME 2.32 possui um avanço limitado de recursos em alguns aplicativos, pois os desenvolvedores estão focando na versão 3.0 do GNOME, agendada para Março de 2011.

2.1 Organize seus contatos

O mensageiro instantâneo e aplicativo de comunicação do GNOME, Empathy, construído sobre a plataforma de comunicação Telepathy, ganhou um número significativo de novos recursos para ajudar os usuários a se comunicar e gerenciar seus contatos.

O Empathy permite que você agrupe as informações de um contato, via meta-contatos. Se um de seus contatos usa vários serviços de mensagem instantânea, por exemplo, você pode agora agrupá-los usando um único nome para o seu contato. O Empathy agora permite-lhe encontrar facilmente seus contatos, através da busca de contatos em tempo real. Você pode digitar na lista de contatos para encontrar um contato rapidamente.

O Empathy adicionou opções para desabilitar registros (logs), bem como para mostrar automaticamente conversas recebidas. Outras atualizações do Empathy incluem a possibilidade de configurar contas de IRC usando o assistente de contas; permite que você aceite manualmente os certificados dos servidores; usa ícones de status do seu tema atual; melhorias das mensagens de erro de conexão; e a capacidade de aceitar ou rejeitar eventos usando o botão nos balões de notificação. Você pode também ver informações técnicas sobre a chamada atual no painel de detalhes de áudio/vídeo e também reabrir uma aba fechada usando o "desfazer" na janela da conversa.

2.2 Suporte ao PDF melhorado

O visualizador de documentos Evince teve o suporte a acessibilidade melhorado através do uso da interface AtkText, que permite que o leitor de telas Orca leia documentos no Evince. O nível máximo de ampliação foi aumentado ao visualizar um documento.

O suporte a anotações foi melhorado e você poderá adicionar anotações no painel lateral, alterar as propriedades padrão, incluindo autor, cor, transparência e mais.

O suporte a SyncTex foi adicionado ao Evince. O SyncTeX é um método que permite sincronização entre um arquivo fonte do TeX e o PDF (ou DVI) resultante. O suporte SyncTex está disponível no Evince e também como um novo plug-in para o Gedit. A pesquisa inversa, do Evince para o Gedit, e do Gedit para o Evince são ambas suportadas.

2.3 Veja mais arquivos

O GNOME 2.32 inclui atualizações do Nautilus, o gerenciador de arquivos do GNOME. O Nautilus incluiu um diálogo para ajudar a manipular conflitos quando copiando e movendo arquivos. Ao recortar arquivos para colar em outro diretório, o Nautilus agora exibe os arquivos recortados como ícones transparentes.

O gerenciamento dos arquivos que você moveu para a Lixeira também teve melhorias. Quando visualizar a Lixeira, há um novo botão na barra de informações, que permite que você restaure os arquivos selecionados. A Lixeira também exibe a localização original e a data em que o arquivo foi apagado.

2.4 Mas espere, tem mais...

Assim como as grandes mudanças, há também menores adições e ajustes que acontecem a cada lançamento do GNOME.

  • O Visualizador de imagens do GNOME permite que você selecione uma cor de fundo para melhorar o contraste da imagem.
  • Totem, o reprodutor de vídeos do GNOME, agora desentrelaça automaticamente um vídeo ou fluxo de vídeo que foi gravado entrelaçado, melhorando a qualidade de imagem. O Totem melhorou o suporte a listas de reprodução e responderá mais rapidamente ao carregá-las.
  • GNOME System Tools agora permite que os usuários alterem o dono do arquivo que está sendo movido para o seu diretório pessoal e que já está presente.

3 O que há de novo em acessibilidade

O GNOME tem paixão por fazer softwares disponíveis para todos, incluindo usuários e desenvolvedores debilitados que podem ter dificuldades em usar os seus computadores. Para tornar o uso do computador mais fácil para pessoas com deficiências, o GNOME criou o Projeto de acessibilidade do GNOME e um framework de acessibilidade que é agora um padrão no software livre.

O GNOME 2.32 mantém a prioridade à acessibilidade, trazendo várias melhorias.

3.1 Mousetweaks

Mousetweaks torna mais fácil usar o mouse para aqueles usuários que possuem mobilidade limitada. Usando o Mousetweaks, você pode utilizar o botão esquerdo do mouse para executar ambos os cliques do mouse. Por exemplo, se você abrir um menu clicando e segurando o botão esquerdo do mouse. O Mousetweaks também ajuda a tornar mais fácil o clique com botão direito, o clique-duplo, arrastar e soltar e clicar com o botão direito, para usuários que não podem manipular os botões da forma correta.

O Mousetweaks atualizou sua documentação, incluindo um manual e man-pages atualizados, onde os usuários podem agora ver todas as opções disponíveis e podem saber como as coisas devem funcionar.

Para desenvolvedores, o Mousetweaks não depende mais do framework AT-SPI ou do dbus-glib e o daemon e o clique dwell foram migrados para o GDBus. O Mousetweaks não usa mas as chaves do gconf e pode agora ser compilado com -DGSEAL_ENABLED que requer GTK 2.18 ou superior.

4 O que há de novo para os desenvolvedores

As seguintes mudanças são importantes para desenvolvedores usando a plataforma de desenvolvimento do GNOME 2.32. Se você não está interessado nas mudanças para desenvolvedores, você pode pular para Seção 5 ― Internacionalização.

Assim como o ambiente de trabalho GNOME, o GNOME 2.32 é a última versão da plataforma de desenvolvimento do GNOME, que é um conjunto de bibliotecas de API e ABI estáveis, disponíveis sob a GNU LGPL, e que podem ser usadas para desenvolvimento de aplicativos multi-plataforma.

Sobre o uso de bibliotecas obsoletas

Iniciando com o GNOME 3.0, várias partes obsoletas do GNOME serão removidas. Estes componentes obsoletos incluem bibliotecas como libart_lgpl, libbonobo, libbonoboui, libglade, libgnome, libgnomecanvas, libgnomeprint, libgnomeprintui, libgnomeui, and libgnomevfs. Para aplicativos que são parte do ambiente de trabalho GNOME, um grande número de tarefas de limpeza têm sido realizadas para garantir que nenhum código obsoleto seja usado. Isso irá assegurar uma transição suave para o GNOME 3.0.

Os desenvolvedores são fortemente encorajados a seguir este exemplo também em seus próprios aplicativos. Além disso, para qualquer desenvolvedor (ou potencial desenvolvedor) que deseja nos ajudar, a página wiki GNOME Goals lista as várias tarefas que precisam ser completadas. Um acompanhamento criado e atualizado automaticamente destas tarefas pode ser encontrado aqui.

4.1 Glib 2.26

A Glib 2.26 incluiu suporte para o GSettings, substituto do GConf assim como o GDBus. Uma nova API de data e hora está disponível em GDateTime. A Glib também inclui novo suporte para o dtrace e systemtap, binding de propriedades do GObject, tal como a libexo; e suporte a proxy para o GSocket. Outras melhorias incluem novas macros, convenientes para implementar boxes e tipos de ponteiros G_DEFINE_[BOXED|POINTER]_TYPE e por último, a nova função g_object_notify_by_pspec que é mais rápida que g_object_notify.

4.2 Anjuta

Anjuta, uma IDE completa cujos recursos incluem um gerenciador de projetos, um depurador interativo, um editor de código, uma GUI de controle de versões e mais, foi atualizado com novas funcionalidades.

Python e Vala são agora completamente suportadas no Anjuta, incluindo calltips e auto-completation ("IntelliSense").

O depurador do Anjuta agora suporta pretty-printing. Ao depurar, objetos conhecidos são exibidos em um visual amigável, assim como o GObjects ou classes C++. Por último, o Symbol-Database teve uma melhoria importante de performance.

4.3 Atualizações gerais de desenvolvimento

Outras atualizações na plataforma de desenvolvimento do GNOME 2.32 incluem a adição da libfolks, uma biblioteca que provê suporte a metacontatos do Empathy. No Devhelp, agora é possível desabilitar manuais específicos. O Roadmap do GTK+ foi atualizado e o GTK+ 2.22 adicionou novas funções "getters" necessárias para que os desenvolvedores preparem os seus aplicativos para o GTK 3.0.

5 Internacionalização

Graças ao membros do Projeto de tradução do GNOME, o GNOME 2.32 suporta mais de 50 idiomas com pelo menos 80 porcento de mensagens traduzidas, incluindo os manuais do usuário e administração para muitos idiomas.

Idiomas suportados:

  • Alemão
  • Assamês
  • Asturiano
  • Basco
  • Bengali
  • Bengali (India)
  • Búlgaro
  • Canarês
  • Catalão
  • Chinês (China)
  • Chinês (Hong Kong)
  • Chinês (Taiwan)
  • Coreano
  • Dano-norueguês
  • Dinamarquês
  • Esloveno
  • Espanhol
  • Estônio
  • Filandês
  • Francês
  • Galego
  • Grego
  • Guzerate
  • Hebraico
  • Hindi
  • Holandês
  • Húngaro
  • Indonésio
  • Inglês britânico
  • Italiano
  • Japonês
  • Letão
  • Lituano
  • Malaiala
  • Marata
  • Oriá
  • Polonês
  • Português
  • Português Brasileiro
  • Punjabi
  • Romeno
  • Russo
  • Sueco
  • Sérvio
  • Tailandês
  • Tcheco
  • Telugu
  • Turco
  • Tâmil
  • Ucraniano
  • Vietnamita
  • Árabe

Muitos outros idiomas são parcialmente suportados, com mais da metade de suas mensagens traduzidas.

Traduzir um conjunto de softwares tão grande como o GNOME para um novo idioma é uma tarefa desgastante e árdua, até mesmo para a equipe mais dedicada. Para esta versão, nós gostaríamos de mencionar especialmente a equipe Indonésia, que atingiu o status de idioma suportado (pulando de 60% para 91%), e a equipe Esperanto, aumentando sua tradução em mais de 10 pontos percentuais (atualmente tem 23%). Outras equipes que também merecem um destaque são o Cazaquistão e Uigur.

Estatísticas detalhadas e mais informações estão disponíveis no site de estatísticas de tradução do GNOME.

6 Instalando o GNOME

Para instalar ou atualizar sua máquina para o GNOME 2.32, nós recomendamos que você instale os pacotes oficiais da sua distribuição. Distribuições populares irão disponibilizar o GNOME 2.32 muito em breve e algumas já possuem versões em desenvolvimento com o GNOME 2.32. Você pode obter uma lista delas e descobrir a última versão oferecida em nossa página Get Footware.

Se você é corajoso, paciente e gosta de compilar o GNOME a partir do código-fonte, nós recomendamos que você use o JHBuild, que está preparado para compilar a última versão do GNOME do Git. Você pode usar o JHBuild para compilar o GNOME 2.32.x usando a definição de módulo gnome-2.32.

Embora seja possível compilar o GNOME diretamente dos tarballs da versão, nós recomendamos fortemente que você use o JHBuild.

7 O que vem aí no GNOME 3.0

O desenvolvimento não pára no GNOME 2.32. O trabalho no GNOME 3.0 já começou, e ele será lançado no mês de Abril, aproximadamente seis meses depois do 2.32.

O GNOME 3.0 continuará a oferecer o ambiente desktop e os aplicativos de sempre, e irá também proporcionar uma nova interface para o usuário com o GNOME Shell. O GNOME 3.0 também terá novos recursos de acessibilidade, nova documentação e ajuda para o usuário, o primeiro serviço web do GNOME, o Tomboy online e mais. Para desenvolvedores, o GNOME 2.30 torna obsoleto um grande número de bibliotecas antigas.

O Roadmap do GNOME detalha os planos dos desenvolvedores para o próximo ciclo de lançamento, o calendário de lançamento do GNOME 3.0 foi lançado cedo este ano e está disponível na wiki do GNOME.

O GNOME3.org será lançado em breve e oferecerá vídeos, capturas de tela e informações sobre os novos recursos e aplicativos, dentre outros. Veja GNOME.org para mais informações em breve.

8 Créditos

Estas notas de lançamento foram compiladas por Paul Cutler com a intensiva ajuda da comunidade GNOME. Obrigado ao Sean Wilson pelas capturas de tela. Em nome da comunidade, nós agradecemos calorosamente aos desenvolvedores e contribuidores que fizeram esta versão do GNOME possível.

Este trabalho pode ser traduzido livremente para qualquer idioma. Se você deseja traduzi-lo para o seu, por favor, entre em contato com o Projeto de tradução do GNOME. As notas de lançamento do GNOME estão sobre a licença Creative Commons Sharealike 3.0.