Notas de lançamento do GNOME 2.26

1 Introdução

O GNOME 2.26 é a versão mais recente do GNOME, um ambiente de trabalho popular e multiplataforma. O foco do GNOME é facilidade de uso, estabilidade, e suporte de primeira classe a internacionalização e acessibilidade. Baseado em Software Livre e de Código Aberto, o GNOME fornece todas as ferramentas comuns que usuários de computador esperam de um ambiente de computação moderno (e-mail, groupware, navegação na Web, multimídia, jogos, gerenciamento de arquivos), assim como uma plataforma poderosa e flexível para desenvolvedores de software, tanto desktop como móvel.

Figura 1 ‒ GNOME 2.26

O GNOME é lançado a cada seis meses, com uma série de novos recursos, melhorias, traduções e correções, e o GNOME 2.26 dá continuidade a essa tradição. Para aprender mais sobre o GNOME e as qualidades que o distinguem de outros ambientes de trabalho (como usabilidade, acessibilidade, internacionalização e liberdade), visite a página Sobre o GNOME no nosso website.

Junte-se a nós hoje e e veja quanta diferença você pode fazer!

GNOME 2.26 inclui todos os aprimoramentos feitos no GNOME 2.24 e anteriores. Você pode aprender mais sobre as mudanças que ocorreram no GNOME 2.24 a partir da suas notas de lançamento.

2 Novidades para usuários

O foco do GNOME nos usuários e na usabilidade continua na versão 2.26, com suas centenas de erros corrigidos e melhorias implementadas. O alto número de aprimoramentos torna impossível listarmos aqui cada alteração ou melhoria realizada, mas esperamos destacar algumas das características mais excitantes e visíveis desta versão do GNOME.

2.1 Novo aplicativo de gravação de disco

Apesar das versões anteriores do GNOME já terem uma maneira fácil de gravar CDs e DVDs, no GNOME 2.26 isso foi expandido para um aplicativo completo dedicado à criação de discos: Brasero.

O Brasero traz novos recursos ausentes no antigo gravador de CD, como gravação de CD de áudio com visualização de faixas de áudio, divisão de faixas e normalização de volume; suporte total a multisessões; verificações de integridade; um editor de capas; e suporte a vários backends de gravação.

Figura 2 ‒ Brasero

Pessoas que gostavam da maneira de gravar CDs não têm que reaprender seus hábitos; as interfaces existentes ainda estão disponíveis. No menu Aplicativos ▸ Criador de CD/DVD ainda é exibida uma pasta para onde você pode arrastar arquivos. Imagens de CD (ISO) podem ainda ser gravadas diretamente do gerenciador de arquivos apenas clicando com o botão direito nelas.

O Brasero permite que outros aplicativos do GNOME adicionem recursos de gravação. Por exemplo, o reprodutor de mídia agora permite que você grave em (S)VCD ou DVD o filme ao qual você estiver assistindo.

2.2 Compartilhamento de arquivos simplificado

O GNOME 2.26 trouxe um novo plug-in para o gerenciador de arquivos, ativando o compartilhamento pessoal de arquivo simples através de WebDAV, HTTP e Bluetooth.

Figura 3 ‒ Compartilhando arquivos

2.3 Evolution evolui sua migração do Windows

A suíte de e-mail e groupware do GNOME, Evolution, ganhou dois importantes recursos para ajudar os usuários que estão migrando do Microsoft Windows para o GNOME.

O primeiro é a habilidade de importar pastas pessoais do Microsoft Outlook (arquivos PST) diretamente no Evolution. Há suporte a e-mail, contatos, compromissos, tarefas e entradas de registro. Anteriormente os arquivos tinham que ser importados por meio de utilitários de terceiros, como o Thunderbird no Windows.

O segundo é o suporte ao protocolo MAPI do Microsoft Exchange. Este é o protocolo que o Microsoft Outlook usa para se comunicar com o Exchange. Anteriormente o Evolution tinha suporte apenas ao protocolo SOAP, que não estava disponível em todos os servidores do Exchange. Esse suporte melhora a integração do Evolution com os servidores Exchange.

2.4 Aprimoramentos do reprodutor de mídia

O reprodutor de mídia do GNOME continua a ser melhorado com diversos novos recursos.

Muitos reprodutores de mídia agora oferecem a opção de compartilhar o conteúdo armazenado por meio dos protocolos UPnP ou DLNA. Com o novo cliente DLNA/UPnP Coherence, agora é possível navegar e reproduzir este conteúdo dentro do reprodutor de mídia do GNOME.

Ainda que o reprodutor de mídia do GNOME já fosse capaz de exibir legendas para um filme, você tinha que ter a legenda disponível. No GNOME 2.26, esta restrição se foi. Usando a nova ferramenta de download de legendas, o reprodutor de mídia localizará automaticamente as legendas para você.

2.5 Controle de volume integrado com o PulseAudio

O PulseAudio é um novo framework de roteamento e mixagem de entrada e saída de áudio que está sendo adotado por muitas plataformas livres. Ele tem suporte a recursos como volume por aplicativo e plug-and-play dinâmico e reconfiguração de roteamento de dispositivos de som (ex: placas de som USB).

O GNOME 2.26 pode tirar vantagem destes recursos, com seu novo controle de volume e a nova ferramenta preferências de som.

Figura 4 ‒ Configurações de entrada do controle de volume

A ferramenta preferências de som integra a escolha de dispositivos de som, volumes de aplicativos, volume de alertas e tema de alerta em um lugar.

Para aqueles sem PulseAudio, o velho mixer (GStreamer) ainda estará disponível e ainda foi melhorado com uma nova aba tema de som para equivaler com a nova interface.

2.6 Suporte a múltiplos monitores e projetores

A ferramente configurações de exibição agora exibe melhor quais monitores ou projetores estão conectados, e torna ainda mais fácil configurar seus monitores em várias configurações.

Figura 5 ‒ Configurações de exibição

A ferramenta configurações de exibição também está mais confiável, mesmo com drivers gráficos menos robustos; agora ela apresenta um diálogo de confirmação depois de modificar sua configuração. Se o seu sistema travar ao alterar as configurações do monitor, as configurações anteriores, que já funcionavam, serão restauradas.

2.7 Comunicação quase telepática

O aplicativo de mensagens instantâneas Empathy, que usa o framework de comunicações Telepathy, deu outro passo à frente com recursos que incluem transferência de arquivos (atualmente Jabber e link-local XMPP), suporte a convites a salas de conversa, temas de som e notificações, e uma experiência VoIP melhorada.

Figura 6 ‒ Vídeo-chamada no Empathy

Com o suporte aos codecs livres Theora e Speex, agora é possível fazer ligações de VoIP através do Jingle para aplicativos que também tenham suporte aos codecs.

Também foi adicionado suporte a temas de som e a notificações.

2.8 Barra de endereços do Epiphany

O navegador web do GNOME, Epiphany, ganhou uma excitante barra de endereços nova, semelhante à "Barra Sensacional" popularizada pelo Firefox 3.0.

Figura 7 ‒ Nova barra de endereços

2.9 Leitor de impressão digital integrado

O GNOME 2.26 agora integra com o serviço de impressão digital fprintd para permitir que usuários registrem impressões digitais para uso na autenticação.

Se um sistema for configurado para permitir autenticação por impressão digital, usuários podem registrar suas impressões digitais por meio do menu do painel Sistema ▸ Preferências ▸ Sobre mim.

2.10 Mas espere, tem muito mais...

Além das grandes alterações, existem ainda várias adições pequenas e refinamentos que acontecem em todos lançamentos do GNOME.

  • O gerenciador de arquivos agora pode agora pedir ao PackageKit que instale suporte a um arquivo que você queira abrir.
  • Um modificador do teclado (normalmente o Alt) é agora necessário para arrastar painéis pela tela (o mesmo modificador do teclado usado para arrastar no meio da janelas).
  • Os campos de entrada de senha agora avisarão se você estiver com a sua tecla Caps Lock habilitada.
  • Agora a alteração do tipo de método de entrada pelo menu de contexto em um campo de entrada de texto só tem efeito sobre aquele campo, em vez de afetar todo o aplicativo. (Isso não o impede de definir seu gerenciador de entrada padrão ou sua disposição de teclado.)
  • Métodos de entrada funcionam agora em campos de entrada de senha.
  • O Deskbar agora tem suporte a plug-ins OpenSearch.
  • Novos efeitos visuais, como painéis deslizantes para dentro e para fora ao iniciar e encerrar a sessão, e transição gradual do plano de fundo da área de trabalho.

3 Novidades em acessibilidade

O GNOME tem uma paixão por disponibilizar software para todos, incluindo usuários e desenvolvedores com limitações que possam dificultar o uso do computador. Para ajudar, o GNOME criou o Projeto de Acessibilidade do GNOME e um framework de acessibilidade que atualmente é um padrão em ambientes de trabalho livres.

O GNOME 2.26 continua a incrementar suas credenciais em acessibilidade com várias melhorias.

3.1 Leitor de tela Orca

O leitor de tela Orca concluiu um importante trabalho de correção de erros e de melhoria de desempenho, com mais de 160 erros corrigidos para o GNOME 2.26. Os aperfeiçoamentos incluem:

  • Suporte melhorado ao ARIA no Firefox;
  • Novo reconhecimento de como pronunciar WikiWords e mneumônicos;
  • Possibilidade de configurar tonalidade, velocidade e volume da voz em tempo real no painel de preferências; e
  • Desempenho e confiabilidade melhorados.

4 Novidades para desenvolvedores

As seguintes mudanças são importantes para desenvolvedores que usam a plataforma de desenvolvimento GNOME 2.26. Se você não estiver interessado em mudanças para desenvolvedores, pode pular para a Seção 5 ― Internacionalização.

Assim como o ambiente GNOME, o GNOME 2.26 é o lançamento mais recente da plataforma de desenvolvimento do GNOME, um conjunto de bibliotecas com API e ABI estáveis, disponíveis sob a licença GNU LGPL, e que podem ser usadas para o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma.

Consertando o uso de bibliotecas obsoletas

A partir do GNOME 3.0, várias partes obsoletas do GNOME serão removidas. Esses componentes obsoletos incluem bibliotecas específicas do GNOME, como libgnome, libgnomeui, libgnomeprint, libgnomeprintui, libglade e libgnomevfs. Para aplicativos que fazem parte do ambiente de trabalho do GNOME, um certo número de tarefas de limpeza foram efetuadas para certificar-se de que nenhum código obsoleto fosse usado. Isto garantirá uma suave transição para o GNOME 3.0.

Os desenvolvedores são fortemente encorajados a também seguir esse exemplo em seus próprios aplicativos. Além disso, para qualquer desenvolvedor (ou potenciais desenvolvedores) que desejem nos ajudar, a página wiki Metas do GNOME lista várias tarefas que ainda precisam ser completadas.

4.1 GTK+ 2.16

GTK+ 2.16 é o lançamento mais recente do toolkit GTK+, que é o coração do GNOME. GTK+ 2.16 inclui alguns recursos novos para desenvolvedores, assim como um extensiva correção de erros e uma reorganização do código para o GTK+ 3.0 que se aproxima.

Agora os widgets GtkEntry podem exibir ícones na frente ou atrás da entrada do widget (dependendo da direção do texto nas configurações de idioma). Estes ícones são opcionalmente pré-iluminados e clicáveis.

Figura 8 ‒ Ícones no GtkEntry

Agora widgets GtkEntry também podem ser usados para exibir uma barra de progresso.

Figura 9 ‒ GtkEntry com uma barra de progresso

Uma nova interface, GtkActivatable, foi adicionada para widgets que possam ser conectados a um GtkAction.

4.2 Acesso às APIs de gravação de disco

A libbrasero-media fornece uma API para acesso à infraestrutura de gravação de disco no GNOME. Um exemplo de seu uso pode ser encontrado no reprodutor de mídia do GNOME, o qual inclui um plug-in para gravação de DVDs e VCDs de um vídeo.

4.3 Acesso às APIs do Evince

Uma nova biblioteca, libevview, foi criada para fornecer o widget EvView usado no Evince. Isso permite que outros aplicativos incorporem o componente de visualização do Evince.

A libevdocument é uma biblioteca que possibilita a desenvolvedores independentes desenvolver backends de documentos para uso com o Evince sem ter que adicioná-los à árvore de código-fonte do Evince.

Ambas bibliotecas já têm suas "bindings" para Python incluídas no gnome-python-desktop.

4.4 Anjuta

O ambiente de desenvolvimento integrado Anjuta ganhou algumas melhorias no GNOME 2.26. A mais importante é a reescrita total do motor de gerenciamento de símbolos, o que, junto com o novo sistema de marcadores, permite uma navegação muito mais rápida pelo código. Agora é possível detectar automaticamente qualquer biblioteca com o pkg-config para completamento de código e dicas de funções ("calltips").

Além do mais, a integração dos sistemas de controle de versão e o manipulador de interface Glade avançaram um grande passo a frente. A árvore de arquivos agora mostra ícones de status para todos os arquivos nos projetos usando os sistemas de controle de versão Subversion ou Git. Agora há suporte à criação automática de callbacks no Glade e aos arquivos GtkBuilder.

Para melhor suporte a plataforma GNOME Mobile, foi adicionada depuração remota usando o gdbserver e suporte ao Scratchbox (versão 2).

5 Internacionalização

Graças aos membros do Projeto de Tradução do GNOME do mundo inteiro, o GNOME 2.26 oferece suporte a 48 idiomas com pelo menos 80% de mensagens traduzidas, incluindo ainda os manuais de usuário e de administrador em muitos idiomas.

Idiomas com suporte:

  • Alemão
  • Assamês
  • Basco
  • Bengalês (Índia)
  • Búlgaro
  • Canarês
  • Catalão
  • Chinês (China)
  • Chinês (Hong Kong)
  • Chinês (Taiwan)
  • Coreano
  • Dinamarquês
  • Esloveno
  • Espanhol
  • Estoniano
  • Finlandês
  • Francês
  • Galego
  • Grego
  • Guzerate
  • Hebraico
  • Hindi
  • Holandês
  • Húngaro
  • Inglês (americano, britânico)
  • Italiano
  • Japonês
  • Lituano
  • Macedônio
  • Malaiala
  • Marati
  • Norueguês Bokmål
  • Oriá
  • Polonês
  • Português
  • Português Brasileiro
  • Punjabi
  • Romêno
  • Russo
  • Sueco
  • Tailandês
  • Tcheco
  • Turco
  • Tâmil
  • Télugo
  • Ucraniano
  • Vietnamita
  • Árabe

Há suporte parcial a muitos outros idiomas, com mais da metade de suas mensagens traduzidas.

Traduzir um conjunto de softwares tão grande quanto o GNOME em um novo idioma pode ser uma tarefa exaustiva até mesmo para as equipes de tradução mais dedicadas. Para este lançamento duas equipes de tradução fizeram um esforço louvável, aumentando a totalidade de suas traduções em mais de 20%. Parabéns às equipes romena e oriá pir seus árduos esforços. Parabéns também para as equipes de tradução para o assamês, o canarês, o oriá, o romeno e o télugo, cada uma das quais ultrapassou a marca de 80% nesse lançamento.

Estatísticas detalhadas e maiores informações estão disponíveis na página de status de traduções do GNOME.

6 Instalando o GNOME

Você pode experimentar o GNOME 2.26 através de um LiveCD, que contém todo o software incluso no GNOME 2.26 em um único CD. Você pode iniciar o seu computador diretamente do LiveCD sem instalar nada. O LiveCD pode ser baixado do site BitTorrent do GNOME.

Para instalar ou atualizar a sua máquina para o GNOME 2.26, nós recomendamos a você instalar os pacotes oficiais do seu fornecedor ou da sua distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 2.26 muito em breve, e algumas já possuem versões em desenvolvimento com o GNOME 2.26 disponível. Você pode obter uma lista de distribuições que vêm com GNOME e descobrir as últimas versões elas trazem na nossa página Get Footware.

Se você for corajoso e paciente, e quiser compilar o GNOME a partir do código fonte, nós recomendamos a utilização de uma das nossas ferramentas de compilação. O GARNOME compila o GNOME a partir de lançamentos em pacotes tar. Você precisará do GARNOME 2.26.x para compilar o GNOME 2.26.x. Há também o JHBuild, que foi projetado para compilar o GNOME mais recente a partir do SVN. Você pode usar o JHBuild para compilar o GNOME 2.26.x usando o módulo gnome-2.26.

Embora seja possível compilar o GNOME diretamente dos lançamentos em pacotes tar, nós recomendamos fortemente o uso de uma das ferramentas de compilação citadas acima.

7 O que vem por aí no GNOME 2.28

O desenvolvimento não pára com o GNOME 2.26. Já começamos a trabalhar no GNOME 2.28, a ser lançado exatamente seis meses após o 2.26.

O Roadmap do GNOME detalha os planos dos desenvolvedores para o próximo ciclo de lançamento, e o calendário para o lançamento do GNOME 2.28 aparecerá em breve.

8 Torne-se um Amigo do GNOME!

Durante o ciclo de desenvolvimento 2.26 a Fundação GNOME também lançou um novo programa Amigos do GNOME. Agora apoiadores podem se cadastrar para ajudar a Fundação GNOME com doações mensais de US$10.

Amigos do GNOME é uma forma de indivíduos apoiarem a missão do projeto GNOME de fornecer um ambiente de trabalho livre e aberto para todos independente de sua habilidade. Sem o uso de propagandas ou campanhas de marketing, a fundação arrecadou de US$6.000 a US$20.000 ao ano de generosos indivíduos. Este dinheiro foi empregado para financiar hackfests, eventos locais e programas os quais ajudaram o projeto GNOME a criar um ambiente de trabalho internacionalizado, acessível e fácil de usar para ambientes de trabalho convencionais e dispositivos móveis.

Visite o website Amigos do GNOME.

9 Créditos

Estas notas de lançamento foram compiladas por Davyd Madeley com uma grande ajuda da comunidade do GNOME. A tradução brasileira desta nota foi feita pela Equipe Brasileira de Tradução GNOME. Em nome da comunidade, damos os nossos mais sinceros agradecimentos ao desenvolvedores e contribuidores que tornaram possível este lançamento do GNOME.

Este trabalho pode ser livremente traduzido em qualquer idioma. Se você quiser traduzi-lo em seu idioma, por gentileza entre em contato com o Projeto de Tradução do GNOME.