Notas de Lançamento do GNOME 2.22

1 Introdução

O GNOME 2.22 é a versão mais recente do GNOME, um ambiente de trabalho popular e multiplataforma. O foco do GNOME é facilidade de uso, estabilidade, e suporte de primeira classe a internacionalização e acessibilidade. Baseado em Software Livre e de Código Aberto, GNOME fornece todas as ferramentas comuns que usuários de computador esperam de um ambiente de computação moderno (e-mail, groupware, navegação na internet, multimídia, jogos, gerenciamento de arquivos), assim como uma plataforma poderosa e flexível para desenvolvedores de software, tanto desktop como móvel.

O GNOME é lançado a cada seis meses com muitos novos recursos, melhorias, correções de erros ("bugs") e traduções, e o GNOME 2.22 continua esta tradição. Para aprender mais sobre o GNOME e as qualidades que o distinguem de outros ambientes de trabalho (como usabilidade, acessibilidade, internacionalização e liberdade), visite a página Sobre o GNOME no nosso website.

Junte-se a nós hoje e veja quanta diferença você pode fazer.

O GNOME 2.22 inclui todas as melhorias contidas no GNOME 2.20 e anteriores. Você pode conferir as mudanças que aconteceram no GNOME 2.20 nas suas notas de lançamento.

2 Em memória de Raphael Higino

Esta versão do GNOME 2.22 é dedicada a Raphael Higino, membro do time de tradução e do GNOME Brasil.

Figura 1 ‒ Raphael Higino

Raphael Higino foi um contribuidor dedicado de muitos anos do processo de tradução brasileira do GNOME. Ele foi um membro com quem pudemos sempre contar e que estava sempre disponí­vel para ajudar e guiar novos contribuidores, tornando-se uma pessoa muito querida na comunidade. Raphael faleceu no ano passado em um acidente de motocicleta com apenas 24 anos de idade. Sua dedicação, trabalho duro e companherismo serão sempre recordados pela comunidade e todos aqueles que tiveram o grande prazer de chamá-lo de amigo.

Texto de Og Maciel

3 O que há de novo para usuários

O foco do projeto GNOME nos usuários e na usabilidade continua no GNOME 2.22, com centenas de erros corrigidos e melhorias requisitadas pelos usuários. O alto número de aprimoramentos torna impossível listar aqui cada mudança ou melhoria, mas nós esperamos destacar algumas das mais excitantes características nesta versão do GNOME.

3.1 Diga Cheese

Figura 2 ‒ O programa Cheese.

O GNOME 2.22 vem com uma nova aplicação, o Cheese. Cheese permite a você tirar fotos e fazer vídeos usando a webcam do seu computador. Você pode aplicar uma série de efeitos diferentes, como lilás, preto e branco, psicodélico e deformação. Você pode compartilhar estas fotos com seus amigos, carregá-las no F-Spot ou configurá-las como a foto da sua conta.

3.2 Composição de janelas

O GNOME 2.22 vem com a composição de janelas, nas plataformas onde isso é possível. Ajustando-se à política "mantendo as coisas simples" do GNOME, as funcionalidades não são muito espalhafatosas. As mudanças mais visíveis são as sombras das bordas das janelas, visualização do conteúdo da janela na mudança via Alt+Tab e efeitos de transparência.

Nem todas as placas gráficas têm suporte a composição, por isso essa característica vem desabilitada por padrão e não é exposta na tela de preferências. Se você sabe que o seu hardware tem suporte a composição, você pode habilitá-la através do comando: gconftool-2 -s --type bool /apps/metacity/general/compositing_manager true a partir da janela "Executar Aplicação", ou edite a chave no Editor de Configurações. Coloque o valor para false para desabilitar a composição.

3.3 Melhor sistema de arquivos em rede

O GNOME 2.22 vem com o GVFS, uma nova camada de sistema de arquivos virtual, transparente, para o GTK+. GVFS foi modelado para superar as deficiências do antigo sistema GNOME VFS, por exemplo, lembrando as credenciais de login enquanto durar a sessão e sendo mais flexível nas falhas. Muitas aplicações para GNOME já estão usando o GVFS, incluindo todas as aplicações principais.

Com a migração para o GVFS, o GNOME agora usa a especificação da Lixeira do Freedesktop.org para lidar com arquivos excluídos.

Alguns novos protocolos estão também disponíveis. cdda:// irá mostrar todas as faixas em um CD de áudio, disponíveis como arquivos WAV. gphoto2:// lhe dará acesso a qualquer câmera digital conectada.

O Gerenciador de Arquivos do GNOME agora está mais esperto com relação às mídias removíveis. Ele lhe mostrará uma barra de informação com as ações possíveis, quando você inserir uma mídia removível ou navegar em uma unidade removível.

Informações técnicas sobre o GVFS estão disponíveis na Seção 6.1 ― GVFS e GIO dentro da seção "O que há de novo para desenvolvedores".

3.4 DVD, TV digital e mais

O Reprodutor de Filmes do GNOME agora oferece suporte melhorado a DVD bem como o suporte a televisão digital (DVB). Outra novidade no 2.22 é uma seleção de novos plugins, incluindo o suporte a MythTV, Youtube e pesquisa baseada no Tracker. Além disso, temos o compartilhamento de listas de reprodução e a habilidade de escolher as legendas para os filmes.

O GNOME 2.22 estréia a capacidade de prévias e execução de arquivos Flash, usando o decodificador livre swfdec.

3.5 Relógio internacional

Não há mais a necessidade de fazer cálculos mentais para descobrir que a horas sua teleconferência começa em Sydney. O GNOME 2.22 agora tem a internacionalização no seu relógio. Adicione vários locais do mundo todo e veja suas horas e climas.

Figura 3 ‒ O relógio internacional.

3.6 Evolução contínua

O Evolution continua sendo melhorado, como o novo suporte à Agenda do Google e rótulos personalizáveis de e-mail.

Figura 4 ‒ Evolution mostrando uma Agenda Google.

Muito trabalho foi feito para melhorar a velocidade do filtro de spam e para tornar as mensagens de erro mais discretas, usando a barra de status ao invés de janelas de erro.

3.7 Acesso remoto

Outra novidade no GNOME 2.22 é o Visualizador de Área de Trabalho Remota (N.T.: "vinagre" para os íntimos). Esta aplicação complementa o servidor de acesso remoto do GNOME, e, entre suas características podemos citar a habilidade de descobrir as máquinas na rede local e a gravação das conexões favoritas.

Figura 5 ‒ O Visualisador de Área de Trabalho remota em ação.

Os usuários que gostam de ter um maior controle sobre o servidor de acesso remoto irão apreciar a adição da aba Avançado na tela de configurações.

3.8 Configuração de teclado simplificada

As telas de configuração de layout e acessibilidade de teclado foram unidas em uma só tela, facilitando a configuração de teclado. Os atalhos de teclados permanecem em uma tela a parte.

Figura 6 ‒ A nova tela de Preferências de Teclado.

3.9 Mas isso não é tudo...

O GNOME 2.22 vem com muitas outras melhorias e correções desde os últimos 6 meses de desenvolvimento, incluindo:

  • Abertura dos contatos do Evolution no Deskbar;
  • Impressão melhorada no Editor de Texto;
  • Jogo em rede no Xadrez;
  • Notificações de download no Epiphany;
  • Suporte a LZMA (7-zip) no Compactador de Arquivos;
  • Inibição automática de suspender/hibernar enquanto estiver gravando CD's;
  • O Visualizador de Documentos agora está mais rápido e usa menos memória;
  • O Visualizador de Documentos agora tem suporte a transição de páginas em apresentações PDF;
  • O Tomboy pode agora organizar suas notas em abas;
  • O Extrator de CD's de Áudio agora tem suporte a mais metadados, como número do disco e ano;
  • Muitas melhorias na precisão e usabilidade na Calculadora;
  • O Gerenciador de Chaveiros foi completamente substituído pelo Seahorse;
  • E muito, muito mais, você tem que instalar (ou atualizar) para ver!

4 O que há de novo em acessibilidade

4.1 Melhorias na leitura e ampliação de tela

Orca, a tecnologia do GNOME para leitura de tela, contém muitas melhorias excitantes na versão 2.22. Graças a uma colaboração mais integrada com a Mozilla temos uma excelente acessibilidade no Firefox 3. Uma novidade no Orca é o suporte a ARIA ("Accessible Rich Internet Applications") e Regiões Dinâmicas ("Live Regions"). Isto permite uma acessibilidade muito mais rica com as aplicações web dinâmicas de hoje em dia.

No GNOME 2.22 o Orca também agregou suporte ao Braille contraído nível 2. Muito trabalho foi feito para melhorar sua qualidade e estabilidade.

O ampliador de telas foi melhorado e pode usar recursos como a composição no X para permitir uma rolagem suave e rolagem em tela cheia, nas máquinas com suporte à composição. O suporte a filtros para daltônicos também foi melhorado.

4.2 Nova acessibilidade do mouse

O GNOME 2.22 inclui um conjunto de melhorias especiais de acessibilidade no que se refere ao controle do mouse. Por exemplo:

  • Habilidade de capturar o cursor dentro de uma região da tela;
  • Habilidade de abrir o menu de contexto com somente um botão do mouse; e
  • Habilidade de executar vários tipos de cliques (clique simples, clique duplo, clique de contexto e arraste) sem usar o botão do mouse (também chamada de clique de permanência ou "dwelling").
Figura 7 ‒ Opções de acessibilidade do mouse.

5 O que há de novo para administradores

5.1 Integração com o PolicyKit

O PolicyKit é uma nova framework multiplataforma de segurança. A finalidade do PolicyKit é fornecer uma maneira consistente das aplicações ganharem privilégios extra, por exemplo, aplicações administrativas.

Usando o PolicyKit, administradores podem agora ajustar configurações globais do sistema. Por exemplo, você pode permitir a um certo usuário acertar a data e hora, ou você pode dar o direito de iniciar e parar serviços a certos usuários.

Para os usuários, as telas de configuração agora contém botões "Desbloquear", perto dos controles onde ele não está atualmente habilitado a mudar. Ao clicar no botão "Desbloquear", será apresentada uma tela onde o usuário poderá fornecer sua credencial extra para autorização.

Figura 8 ‒ Configurações de Rede.

5.2 Melhores ferramentas do sistema

As ferramentas de administração do GNOME agora monitoram as mudanças no arquivos de configuração abertos por elas. Isso significa que, se outro administrador mudar alguma configuração, a sua tela será atualizada refletindo as mudanças.

A ferramenta Pastas Compartilhadas agora permite que você edite o banco de dados de usuários Samba (smbpasswd).

A ferramenta Configurações de Rede pode agora configurar conexões PPPoE e GPRS.

6 O que há de novo para desenvolvedores

A plataforma GNOME 2.22 para desenvolvedores fornece uma base estável para desenvolvedores independentes de software criarem suas próprias aplicações. O GNOME e sua plataforma são licenciados de forma a permitir a criação tanto de software livre como de software proprietário, que rodem com base no GNOME.

As bibliotecas na plataforma GNOME têm garantia de serem estáveis - API e ABI - para o resto das séries 2.x. As bibliotecas no ambiente ("desktop") GNOME não têm esta garantia, mas a maioria se mantém estável de versão para versão.

6.1 GVFS e GIO

GVFS é um sistema de arquivos virtual (em espaço de usuário) com backends para protocolos como SFTP, FTP, DAV, SMB, ObexFTP, etc. O GVFS é o substituto do GNOME-VFS. Agora o GNOME-VFS é considerado obsoleto, e os desenvolvedores não devem usá-lo em novas aplicações.

O GVFS consiste em duas partes:

  • GIO, uma nova biblioteca compartilhada que é parte da GLib e fornece a API para GVFS; e
  • GVFS propriamente dito, que é um novo pacote contendo backends para vários tipos de sistemas de arquivos e protocolos, tais como SFTP, FTP, DAV, SMB e ObexFTP.

GVFS/GIO almeja ser um sistema de arquivos virtual moderno e fácil de usar. Seu objetivo é fornecer uma API que os desenvolvedores prefiram às chamadas POSIX padrão. Ao invés clonar a API de E/S POSIX, ele fornece uma interface de alto nível, centrada em documentos. Além de ler e escrever arquivos, GIO tem mecanismos para monitoramento de arquivos, E/S assíncrona e complementação de nomes de arquivos.

A forma como GVFS funciona é assim: ele executa um único processo principal (gvfsd), que fica de olho nas montagens atuais. Cada montagem roda em um processo separado (algumas montagens compartilham o mesmo processo, mas a maioria não). Os clientes se comunicam com os recursos remotos através de uma combinação de chamadas D-Bus e de um protocolo personalizado para os conteúdos dos arquivos. Mover os backends para processos separados minimiza o inchaço das dependências nas aplicações e torna o sistema como um todo mais robusto.

O GVFS também oferece um pontos de montagem FUSE em ~/.gvfs/ de forma que as pastas GVFS possam ser acessadas por aplicações legadas usando a E/S padrão POSIX.

Diferentemente do GNOME-VFS, as conexões no GVFS são permanentes. Isso significa que um usuário só precisa digitar sua senha uma única vez, e não a cada conexão sucessiva.

Com a migração para o GVFS, as montagens e execução de programas automáticas passaram a ser gerenciadas diretamente pelo Nautilus, e não mais pelo gnome-volume-manager.

A documentação está disponível online — tanto a API quanto guias de migração de POSIX e GNOME-VFS para GIO.

6.1.1 Regressões

Ainda que o GVFS tenha corrigido muitos problemas que existiam no GNOME-VFS, existem algumas regressões de funcionalidades. Em especial, falta suporte às URL's fonts:// e themes://.

Estes problemas serão resolvidos o mais rápido possível. Existem também algumas aplicações que ainda precisam ser migradas para o GVFS. O estado dessa migração está documentado online.

6.2 IDE Anjuta

O IDE Anjuta agora faz parte da Suíte de Desenvolvimento GNOME. Anjuta é um IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) que oferece muitas funcionalidades para desenvolvedores, tais como um depurador integrado, um editor de interfaces GLADE e uma interface para o Valgrind.

Figura 9 ‒ Anjuta em ação.

7 Internacionalização

Graças aos membros do Projeto de Tradução do GNOME, o GNOME 2.22 está disponível em 46 idiomas (com no mínimo 80% de tradução), muitos dos quais contam ainda com manuais de usuário e administrador traduzidos.

O GNOME está traduzido para os seguintes idiomas:

  • Alemão
  • Basco
  • Búlgaro
  • Catalão
  • Checo
  • Chinês (China)
  • Chinês (Hong Kong)
  • Chinês (Taiwan)
  • Coreano
  • Dinamarquês
  • Dzonga
  • Eslavo
  • Espanhol
  • Estoniano
  • Finlandês
  • Francês
  • Galego
  • Grego
  • Guzerate
  • Holandês
  • Húngaro
  • Inglês (EUA, Inglaterra, Canadá)
  • Italiano
  • Japonês
  • Letão
  • Lituano
  • Macedônio
  • Malaio
  • Marathi
  • Nepalês
  • Norueguês Bokmål
  • Panjabi
  • Polonês
  • Português
  • Português (Brasil)
  • Russo
  • Sueco
  • Sérvio
  • Sérvio com alfabeto latino
  • Tailandês
  • Turco
  • Tâmil
  • Ucraniano
  • Vietnamita
  • Árabe

O GNOME tem ainda suporte parcial a muitos outros idiomas, com a tradução de mais da metade das mensagens.

8 Instalando o GNOME

Você pode experimentar o GNOME 2.22 através do LiveCD, que contém todo o software incluído no GNOME 2.22 em um único CD. Você pode fazer o download dele através do site BitTorrent do GNOME.

Para instalar ou atualizar sua máquina para o GNOME 2.22, nós recomendamos que você instale os pacotes oficiais da sua distribuição. Distribuições populares trarão o GNOME 2.22 muito em breve, e algumas delas já possuem versões em desenvolvimento já com o GNOME 2.22. Você pode obter uma lista das distribuições que vêm com o GNOME, ou descobrir quais versões do GNOME elas trazem na nossa página Get Footware.

Se você é corajoso e paciente, e gostaria de compilar o GNOME a partir do código fonte, nós recomendamos que use uma de nossas ferramentas de compilação. O GARNOME compila o GNOME a partir de versões lançadas. Você precisa do GARNOME 2.22 para compilar o GNOME 2.22. Também existe o jhbuild, que foi construído para quem quer compilar o GNOME diretamente a partir do SVN. Você também pode usar o jhbuild para compilar o GNOME 2.22, usando o módulo gnome-2.22.

Embora seja possível compilar o GNOME diretamente das versões lançadas, nós recomendamos fortemente o uso de uma das ferramentas de compilação citadas acima.

9 O que vem aí no GNOME 2.24

O desenvolvimento não pára no GNOME 2.22. O trabalho em torno do GNOME 2.24 já começou, ele será lançado exatamente seis meses depois do 2.22.

Entre as excitantes novidades que virão no GNOME 2.24, podemos destacar:

  • Uma nova versão do VoIP Ekiga, com uma interface remodelada e suporte a presença SIP;
  • O cliente de mensagens instantâneas Empathy, utilizando a framework Telepathy;
  • A muito requisitada visão em colunas e listas do Gerenciador de Arquivos;
  • A migração completa do GNOME-VFS para o GVFS; e
  • Correções de erros, melhorias de performance e melhorias no uso de memória.

O Roadmap do GNOME detalha os planos dos desenvolvedores para o próximo ciclo de lançamento e o calendário para o GNOME 2.24 aparecerá em breve.

10 Créditos

Estas notas de lançamento foram compiladas por Davyd Madeley com uma ampla ajuda da comunidade GNOME. Em nome da comunidade nós damos nosso muito obrigado aos desenvolvedores e colaboradores que tornaram possível este lançamento do GNOME.

Este trabalho pode ser voluntariamente traduzido em qualquer idioma. Se você deseja traduzi-lo para o português do Brasil, entre em contato com a Equipe Brasileira de Tradução do GNOME.