Notas do Lançamento do GNOME 2.10

1 Introdução

O Ambiente Desktop GNOME 2.10 é a versão mais recente do ambiente desktop livre, multi-plataforma e sempre popular.

Os lançamentos do ambiente GNOME continuam a chegar na data prevista. O GNOME 2.10 inclui diversos recursos novos e centenas de correções de erros. Dessa vez o GNOME também inclui um reprodutor de vídeos e uma ferramenta de extração de CDs. Você pode aprender mais nas seções seguintes.

O GNOME fornece um ambiente amigável ao usuário que "simplesmente funciona" para usuários de todo dia, sem complexidade excessiva ou recursos obscuros. Ao mesmo tempo, nós damos a rica flexibilidade que os desenvolvedores experientes exigem.

O GNOME funciona numa grande variedade de plataformas, incluindo o GNU/Linux (mais comumente chamado de Linux), o Solaris, o HP-UX, o BSD e o Apple's Darwin. O GNOME inclui recursos poderosos como renderização suave de texto, uma infraestrutura de acessibilidade de primeira-classe e uma completa infraestrutura de internacionalização que inclui suporte a texto bidirecional.

É claro que o GNOME 2.10 inclui todas as melhorias feitas no GNOME 2.8, sobre as quais você pode aprender nas notas de lançamento do GNOME 2.8.

O lançamento do Desktop contém todas as aplicações necessárias para fornecer as funcionalidades básicas. Grandes aplicações como o Gnumeric e o OpenOffice.org também estão disponíveis, mas são desenvolvidas em paralelo, no seus próprios ciclos de lançamento, em vez de serem incluídas no lançamento do núcleo do GNOME.

O GNOME é parte do Projeto GNU e é software livre.

Por favor, siga diretamente para a seção Novidades, ou use os links à direita para aprender mais sobre essa versão do Ambiente Desktop GNOME em geral.

2 Novidades do GNOME 2.10

2.1 Área de trabalho

2.1.1 O gerenciador de arquivos

O gerenciador de arquivos, também conhecido como Nautilus, está ainda mais rápido e estável no GNOME 2.10, graças à sua arquitetura interna. Isso deve ajudar os desenvolvedores de software a manter e estender o gerenciador de arquivos mais facilmente no futuro.

Arrastar e soltar com outras aplicações, tais como Mozilla e Firefox, agora também funciona mais suavemente.

Além disso, há muitas pequenas alterações que demonstram a atenção do GNOME com detalhes. Por exemplo,

  • O botão de caminho agora é mais obviamente um botão.
  • Ao criar novos arquivos, a operação de renomear inicia automaticamente.
  • Ao usar a navegação pelo teclado para abrir a pasta pai (Alt-Acima), a pasta atual será selecionada.

Figura 1 ‒ Claro e poderoso, o gerenciador de arquivos Nautilus

O GNOME 2.10 fornece uma nova seleção de papéis de parede e padrões pré-instalados, assim sua área de trabalho pode se tornar sua mesmo.

Figura 2 ‒ Uma seleção de de planos de fundo simples, mas ainda assim artísticos

2.1.2 Comportamento das janelas

O GNOME 2.10 tem uma nova habilidade, que você pode não notar à primeira vista, que implementa um outro padrão multi-ambientes do Freedesktop.org.

No passado, ao digitar algo numa aplicação, quando seu mensageiro instantâneo subitamente mostrava um pedido de conversa de um amigo, suas palavras seriam digitadas na janela de bate-papo. Imagine se você estivesse digitando sua senha naquele instante. Isso não vai mais acontecer no GNOME 2.10.

Além disso, se uma aplicação levar muito tempo pra iniciar, seu trabalho não será interrompido quando a janela finalmente se abrir.

2.2 Aplicações

2.2.1 Reprodutor de vídeos

O GNOME 2.10 agora inclui o popular reprodutor de vídeos Totem, que usa o GStreamer, a plataforma multimídia do GNOME. O Totem tem a interface do usuário intuitiva que os usuários do GNOME esperam, com detecção automática de hardware, em vez de configurações complexas.

Figura 3 ‒ O reprodutor de vídeos

2.2.2 Extração de áudio

O adoradíssimo "ripador" de CDs, o Sound Juicer, pode facilmente extrair áudio de CDs para, mais tarde, reproduzi-lo no seu computador ou no seu reprodutor de músicas portátil. Graças à obtenção automática dos títulos das músicas, você não vai precisar clicar em mais que alguns botões.

Figura 4 ‒ O extrator de áudio

2.2.3 Navegador web

"Epiphany", o navegador web do GNOME, é baseado no Mozilla e se integra totalmente com o ambiente desktop do GNOME. As melhorias no 2.10 incluem

  • Um modo de tela-cheia melhorado.
  • A barra de localização agora indica se o site é seguro e mostra o seu ícone.
  • Os marcadores podem ser exportados.
  • Um gerenciador de extensões para recursos extras.

Figura 5 ‒ O navegador web

2.2.4 Evolution

O cliente integrado de e-mail e grupos do GNOME, o Evolution, suporta configurações tradicionais de mensagens, bem como Novell Groupwise e Microsoft Exchange. Com o Evolution você pode ler, escrever e gerenciar e-mails, contatos e eventos de calendário.

No GNOME 2.10 agora é mais fácil trabalhar offline com seu e-mail, seu calendário e seus contatos se você utilizar IMAP, LDAP, WebCal, Groupwise ou Exchange. Suas alterações serão ressincronizadas quando voltar a ficar online.

Essa nova versão oferece mais algumas melhorias no calendário:

  • Arquivos podem ser anexados a eventos.
  • Exceções podem ser criadas em eventos recorrentes.
  • O calendário inclui informações meteorológicas (apenas dos Estados Unidos).

Figura 6 ‒ Boletins meteorológicos diários

E ainda mais recursos novos:

  • Agora, as pastas compartilhadas do Groupwise e as opções de envio são suportadas.
  • Avisos de tamanhos de pastas e expiração de senhas são suportados.
  • A interface de usuário do e-mail será espelhada adequadamente para idiomas com escrita da direita para a esquerda.

Figura 7 ‒ O cliente de e-mail

2.2.5 GnomeMeeting

O GnomeMeeting permite que os usuários vejam e falem uns com os outros através da telefonia de Internet (VoIP) e vídeo conferência. No GNOME 2.10 o livro de contatos agora é compartilhado com o Evolution para que você não precise digitar as informações dos contatos em mais de um lugar.

Agora você pode até escolher outros usuários do GnomeMeeting na sua rede local sem ter que antes descobrir as informações de contato deles. E você pode ver sua própria saída de vídeo lado a lado com o vídeo do seu companheiro de conversa pra que você veja o que eles vêem.

Figura 8 ‒ O cliente de telefonia pela Internet e vídeo conferência

2.3 Centro de controle

2.3.1 Layouts de teclado

Selecionar um layout de teclado agora está mais simples com o painel de controle de Teclado. Apenas clique em Adicionar para escolher a partir de uma lista de layouts internacionais de teclado. Antes de fazer sua escolha você pode ver o efeito dos pressionamentos na pré-visualização de layout. A seção Opções de Layout também pode ser reorganizada como uma lista de opções mais simples.

Figura 9 ‒ Preferências de teclado - layouts

2.4 Itens do painel

O GNOME 2.10 inclui grandes melhorias nos seus itens do painel (também conhecidos como mini-aplicativos), fornecendo novos recursos e melhor integração com o restante do ambiente.

As alterações mais visíveis são a remoção do menu Ações do painel e a inclusão dos menus Locais e Área de Trabalho. Elas dão acesso rápido aos itens que você usa mais freqüentemente, sem ter que navegar pelos sub-menus. Por exemplo, o menu Locais lista sua pasta pessoal, seu computador, servidores na rede e o recurso de busca. No menu Desktop você encontrará os painéis de controle das suas Preferências e de Administração, Sair e Ajuda.

Agora, todos os menus do painel são definidos pela especificação de menus inter-plataformas do Freedesktop.org, para que outros softwares se adicionem ao menu de Aplicações sem nem mesmo ter que saber do GNOME.

Ainda, a maioria dos mini-aplicativos agora podem ficar parcialmente transparentes, quando o próprio painel ficar transparente.

Figura 15 ‒ Notas

2.4.1 Controle de modem integrado

O GNOME 2.10 apresenta um novo mini-aplicativo para controlar seu modem, integrado com as Ferramentas de Sistema do GNOME.

Figura 10 ‒ O novo mini-aplicativo de controle de modem

2.4.2 Lixeira do painel

O GNOME 2.10 traz uma lixeira opcional para o seu Painel. Exatamente como a lixeira na sua área de trabalho, agora você pode arrastar e soltar arquivos e outros itens dentro da lixeira sem minimizar suas janelas abertas.

Figura 11 ‒ uma Lixeira no seu Painel

2.4.3 Controle os volumes montados

O GNOME 2.8 te permitiu montar facilmente suas mídias digitais, tais como CDs, DVDs e cartões de memória USB. Agora o mini-aplicativo de montagem de volumes te ajuda a usar esses volumes sem a dificuldade de encontrar seus ícones na área de trabalho, por trás das suas janelas. O mini-aplicativo mostra os volumes montados atualmente (ou desmontáveis), te permitindo montá-los, ejetá-los ou abri-los no gerenciador de arquivos.

Figura 12 ‒ Montagem de unidades

2.4.4 Saiba ainda mais sobre o tempo

O monitor do tempo agora pode mostrar muito mais localidades que antes, e os nomes das localidades foram traduzidas para idiomas diferentes do Inglês, onde apropriado. Além disso, a previsão agora inclui cálculos do nascer e do pôr do sol para a maioria das localidades.

Figura 13 ‒ Relatório meteorológico

2.4.5 Controle de som

Um novo mixador para o seu painel (combinado com um mixador com novo visual na sua área de trabalho) tira o máximo do seu hardware de som. Usando a plataforma multimídia GStreamer, agora o mixador está mais simples e mais conveniente que antes. A mesma plataforma multimídia faz funcionar o Totem, o Sound Juicer, o reprodutor de CDs do GNOME e uma variedade de outras aplicações. Então, alterar o volume do GNOME pelo painel também vai alterar o volume de todas essas aplicações.

Figura 14 ‒ Um mixador totalmente novo para o seu painel

2.4.6 Tomando notas

O popular mini-aplicativo de Notas agora torna ainda mais fácil adicionar à sua área de trabalho notas no estilo PostIt, graças a uma interface de usuário mais simples e muitas correções de erros. Por exemplo, as notas agora ficarão na área de trabalho correta, ou mesmo num monitor diferente.

E agora, as notas ficam sobre todas as outras janelas, para que você não as perca. Para ocultar as notas, simplesmente use o menu de contexto do mini-aplicativo.

2.4.7 Especialmente para laptops

O GNOME agora inclui um mini-aplicativo para monitorar a velocidade do processador do seu laptop. O Monitor de Freqüência da CPU acompanha processadores de velocidade variável (como aqueles com Intel Speedstep ou AMD PowerNow) para mostrar seu status atual. Você pode até escolher uma velocidade diferente se a graduação da freqüência não estiver habilitada.

Figura 16 ‒ Monitore a graduação da freqüência da CPU

2.4.8 Mini-aplicativos removidos

Três mini-aplicativos foram removidos no GNOME 2.10, e substituídos por alternativas melhores na maioria dos casos.

O mini-aplicativo Reprodutor de CDs foi removido, então você não verá um reprodutor de CDs no seu painel quando você nem mesmo tem uma unidade de CD. Em vem disso, ao inserir um CD, o Reprodutor de CDs do GNOME iniciará, e pode então ser controlado de um ícone de notificação que é colocado no seu Painel.

O dedicado mini-aplicativo Monitor de Redes Sem Fio foi removido porque o mini-aplicativo Monitor de Rede, introduzido no GNOME 2.8, também inclui suporte a redes sem fio.

O Monitor de Caixa de Correio foi removido porque ele estava sem manutenção e inseguro. Esperamos ter uma solução integrada com o nosso cliente de e-mail, o Evolution, no futuro. Se você não usa o Evolution para as suas mensagens, você pode usar uma aplicação de terceiros como o mailnotify.

2.5 Ferramentas

As ferramentas do GNOME têm algumas melhorias, tais como:

2.5.1 Editor de textos

The GNOME text editor can now highlight the current line and when editing program source code, it highlights matching braces. Spell checking is improved too. It now only highlights misspelled words when you have actually finished typing the word, and many extra languages are supported and automatically identified.

Muitas pessoas ficarão felizes em ver que ele não sugere mais que as alterações sejam salvas quando todas elas na verdade já foram desfeitas. E além disso, ele até inicia mais rápido que as versões anteriores.

Figura 17 ‒ Editor de textos

2.5.2 Gerenciador de arquivos compactados

O gerenciador de arquivos compactados do GNOME agora pode abrir mais tipos de arquivos, incluindo AR, Debian, 7-zip e arquivos RAR protegidos com senha. E se você usar a configuração de clique simples no gerenciador de arquivos, então o gerenciador de arquivos compactados também usará cliques simples.

Figura 18 ‒ Gerenciador de arquivos compactados

2.5.3 Dicionário

Agora o Dicionário do GNOME sugere palavras quando você não tem certeza de como escrever alguma coisa. As definições também contêm links para sites de dicionários externos na web e podem ser impressas.

Figura 19 ‒ Dicionário

2.5.4 Formatador de disquetes

O Formatador de Disquetes do GNOME agora suporta unidades removíveis, tais como unidades USB, usando o sistema HAL padrão do freedesktop.org.

Figura 20 ‒ Formatador de disquetes

2.6 Administração de sistemas

O GNOME 2.10 fornece alguns recursos novos para a administração de sistemas.

2.6.1 Ferramentas de sistema

As ferramentas de sistema permitem que você configure o relógio e a sua conexão de rede, assim como gerenciar os usuários e os grupos no seu sistema. Por enquanto, essas ferramentas de sistema são mais apropriadas para computadores separados que para grandes redes de computadores.

O GNOME 2.10 traz algumas melhorias, incluindo

  • Rede: Suporte a redes sem fio (detecção de WEP e ESSID) e conexões ISDN melhorados.
  • Usuários e Grupos: Edição mais fácil de membros de grupos.
  • As alterações são aplicadas instantaneamente onde for apropriado.

Figura 21 ‒ As ferramentas de relógio, de rede e de usuários/grupos

2.6.2 Visualizador de logs

O visualizador de logs do GNOME adicionou um cômodo recurso de busca e melhorou o modo monitor. Além disso, agora ele pode

  • Abra múltiplos logs em janelas separadas.
  • Abra logs arquivados e em unidades de rede.
  • Copie logs para a área de transferência.

Figura 22 ‒ O visualizador de logs

2.7 Jogos

O GNOME te ajuda a atingir seus objetivos, mas às vezes seu objetivo é se distrair. É aí que os jogos do GNOME trazem a diversão.

2.7.1 Same GNOME

O jogo Same GNOME tem uma nova versão, com gráficos melhores, tamanhos extras de tabuleiros e um recurso de desfazer para o caso de você mudar de opinião.

Figura 23 ‒ Same GNOME

2.7.2 Nibbles

Nossa filosofia de "Simplesmente Funciona" é ainda mais visível no jogo Nibbles. Agora você pode procurar por adversários na sua rede local, através da mesma técnica de configuração-zero usada pelo GnomeMeeting.

Figura 24 ‒ Entre num jogo em rede

2.8 Melhorias na plataforma

A Plataforma de Desenvolvimento do GNOME 2.10 fornece uma base estável para outros desenvolvedores de software e para o próprio Ambiente GNOME. O GNOME 2.10 acrescenta algumas melhorias na API, enquanto mantém compatibilidade com versões anteriores e estabilidade da API. Em particular, dessa vez nós temos:

  • O GTK+ 2.6 tem novos renderizadores de célula, novos botões, um visualizador de ícones e uma nova caixa de diálogo Sobre.
  • A glib 2.6 tem uma API de interpretação de linhas de comando mais fácil.
  • As Integrações de Plataformas agora incluem as APIs completas de Python para a Plataforma de Desenvolvimento do GNOME, através do gnome-python, além das atuais integrações com C++, Java, Perl e Python, através dos projetos gtkmm, java-gnome, gtk2-perl e pygtk.

3 Administração do sistema, usuários e guias de acessibilidade

Graças aos esforços do Projeto de Documentação do GNOME, o GNOME 2.10 vem com documentação profissional e compreensiva. Uma cuidadosa atenção foi dispensada aos detalhes, usando o mais completo documentation style guide do software livre. Assim como no GNOME 2.8, cada aplicação incluída no GNOME 2.10 inclui um completa documentação do usuário.

Aprenda como usar o GNOME com o Guia do Ambiente do Usuário. O Guia do Usuário e outras documentações, incluindo guias para administração de sistemas e dos recursos de acessibilidade do GNOME, podem ser encontrados na página de Aprendizado do GNOME.

4 Internacionalização

Graças aos membros do Projeto de Tradução do GNOME em todo o mundo, sob a liderança de Christian Rose e Kjartan Maraas, o GNOME 2.10 oferece suporte a 33 idiomas (pelo menos 80% das frases traduzidas).

Idiomas suportados:

  • Albanês (5 milhões de falantes)
  • Português Brasileiro (175 milhões)
  • Búlgaro (9 milhões)
  • Catalão (7 milhões)
  • Chinês Simplificado (mais de 1 bilhão)
  • Chinês Tradicional (40 milhões)
  • Checo (11 milhões)
  • Dinamarquês (5,3 milhões)
  • Holandês (mais de 21 milhões)
  • Inglês (341 milhões)
  • Finlandês (mais de 5 milhões)
  • Francês (mais de 75 milhões)
  • Alemão (100 milhões)
  • Grego (15 milhões)
  • Gujarati (46 milhões)
  • Hindi (370 milhões)
  • Húngaro (14,5 milhões)
  • Italiano (60 milhões)
  • Japonês (mais de 125 milhões)
  • Coreano (75 milhões)
  • Lituano (4 milhões)
  • Norueguês Bookmal (5 milhões)
  • Panjabi (60 milhões)
  • Polonês (44 milhões)
  • Português (43 milhões)
  • Russo (170 milhões)
  • Romanian (26 million)
  • Sérvio (10 milhões)
  • Espanhol (mais de 350 milhões)
  • Sueco (9 milhões)
  • Tamil (61 milhões)
  • Turco (150 milhões)
  • Ucraniano (50 milhões)
  • Welsh (575 mil)

5 Concordância com padrões

O GNOME trabalha lado a lado com grupos como o freedesktop.org. O suporte a padrões é um grande adicional para os usuários do GNOME. O suporte a interoperabilidade melhora a experiência do usuário na medida que permite que aplicações para o GNOME, para o KDE e para outros ambientes funcionem juntos mais facilmente. E ao seguir especificações abertas, o GNOME ajuda a garantir que os dados do usuário não estão presos num formato proprietário.

Os desenvolvedores do GNOME estão trabalhando pesado com outros membros da comunidade de software livre através do Freedesktop.org no desenvolvimento de padrões para permitir interoperabilidade. Esses padrões incluem especificações de banco de dados MIME compartilhado, de temas de ícones, de arquivos recentes, de menus, de entradas da área de trabalho, de gerenciamento de miniaturas e da bandeja do sistema. Além disso, o GNOME suporta CORBA, XML, Xdnd, EWMH, XEMBED, XSETTINGS e XSMP.

6 Instalação do GNOME 2.10

Para o GNOME 2.10 nós temos um LiveCD, disponível em www.gnome.org. O LiveCD te permite experimentar um ambiente GNOME completo, no Linux, sem precisar instalar nada no seu disco rígido. Essa é a melhor maneira de ver por si mesmo as novidades.

Para uso real, nós recomendamos que você instale pacotes oficiais, como aqueles para a sua distribuição Linux. Os distribuidores provavelmente empacotarão o GNOME 2.10 relativamente rápido e lançarão novas versões, que incluirão o GNOME 2.10, em breve.

Apesar disso, se você preferir compilar o GNOME a partir do código fonte, para testar as versões mais recentes e fornecer opiniões e melhorias, nós recomendamos que você use uma ferramenta de compilação, tal como o GARNOME, para compilar a partir dos pacotes TAR liberados; e o jhbuild, para compilar a partir do CVS.

7 Problemas conhecidos

Todo software, quando é lançado, contém bugs que os desenvolvedores conhecem mas escolheram, por uma infinidade de razões, não corrigir antes do lançamento. Os softwares livres não são diferentes dos softwares proprietários com relação a isso, exceto que nós contamos aos usuários sobre esses problemas.

Nós também incentivamos nossos usuários a relatar os erros pra que eles sejam corrigidos. A melhor forma de relatar erros encontrados no GNOME é usar o Guia Simples de Bugs. Ele vai levá-lo pelos passos necessários para registrar um relatório de erros com qualidade e garantir que ele seja assinalado apropriadamente. Se você for avançado demais para qualquer coisa com a palavra 'simples', também há o formulário tradicional de bugs. Mais detalhes sobre os erros já relatados podem ser encontrados no nosso Bugzilla. Entre os erros mais proeminentes do GNOME 2.10 estão:

7.1 Lista de problemas conhecidos

  • Foco de uma nova janela do Mozilla/Firefox: Ao você executa o Mozilla ou o Firefox e já tem uma outra janela do Mozilla ou do Firefox aberta, ela pode aparecer sem foco ou por trás da janela que tem o foco. O navegador do GNOME baseado no Mozilla, o Epiphany, não tem esse problema, e os hackers do Mozilla estão trabalhando para corrigir isso rapidamente nas versões futuras do Mozilla e do Firefox.
  • Parada temporária do início da sessão: As aplicações com gerenciamento de sessão problemático podem fazer o login parar por alguns minutos na tela de abertura. A sessão padrão não contém nenhuma dessas aplicações. Então, isso só tornará um problema se você salvar a sua sessão ao sair. Se você se deparar com esse problema, apenas espere o login continuar e tente fechar qualquer uma dessas aplicações antes de salvar a sua sessão de novo.

8 De olho no GNOME 2.12 e além

O GNOME trabalha com uma filosofia de lançamento baseado no tempo, e tenta fornecer aos usuários continuamente o melhor dos esforços dos nossos desenvolvedores o mais rápido que pudermos. Nós antecipamos que seis meses depois do GNOME 2.10 o GNOME 2.12 trará funcionalidades de multimídia e comunicações mais integradas e mais avanços em acessibilidade, usabilidade e internacionalização. Veja também o mapa do caminho do GNOME."

9 Involva-se

A principal razão do sucesso do GNOME são seus muitos voluntários, tanto usuários quanto desenvolvedores.

Como um usuário, sua contribuição pode ser tão simples quanto enviar bons relatórios de erro. Você pode registrar bugs no nosso Bugzilla usando o assistente simples de erro. Se você quiser contribuir mais, você pode ser juntar ao nosso ativo esquadrão de bugs.

Para desenvolvedores, há muito progresso excitante a ser feito em qualquer um dos nossos grupos de desenvolvedores - Acessibilidade, Documentação, Usabilidade, Tradução, Web, Teste, Gráficos e Desktop & Plataforma de Desenvolvimento. Aqui vai um guia para ajudá-lo a começar.

Ajudar o GNOME pode ser uma experiência inacreditavelmente gratificante, permitindo que você conheça uma enorme quantidade de pessoas motivadas, talentosas e prestativas, todas elas trabalhando para atingir um objetivo unificado. Junte-se a nós hoje mesmo e veja quanta diferença você pode fazer.

Apêndice A — Créditos

Essas notas de lançamento foram montadas por Murray Cumming, Davyd Madeley e pela comunidade GNOME.