Notas de Lançamento do GNOME 2.16

1 Preparando-se para a era dos efeitos visuais

Enquanto a versão 2.16 continua a aprimorar o GNOME com recursos úteis, fazê-lo mais fácil de usar, e polir suas arestas, ela também dá os primeiros passos numa era de aprimoramento da aparência: janelas que balançam, somem, ficam apagadas, encolhem ou explodem — tais efeitos são possíveis devido a progressos em andamento do hardware de vídeo.

Algumas dessas mudanças ainda estão em desenvolvimento, e não está ativadas por padrão: você precisa usar uma configuração especial para usá-las. Mesmo assim, elas fornecem um vislumbre do que está por vir.

Junte-se a essa pequena excursão ao futuro!

1.1 Efeitos 3D avançados

Metacity, o gerenciador de janelas padrão do GNOME, dá seus primeiros passos no mundo do ambiente de trabalho tridimensional. Muitas extensões a seu mecanismo de composição permitem às suas janelas balançar, encolher, explodir, desaparecer, reaparecer, saltar ao receber focos, e exibir outros efeitos interessantes, incomuns ou engraçados como transparência de graus variados para tipos diferentes de janela, como menus, janelas de diálogo e janelas principais.

Ainda desabilitados por padrão, os efeitos de composição estão disponíveis quando o Metacity for compilado com a opção especial --enable-compositor. Os novos recursos de composição também dependem de suporte à extensão GLX_texture_from_pixmap, que só está disponível para os donos de chips Intel i830 até i945 e ATI Radeon 7000 até 9250 no presente momento.

"É importante observar", diz Vincent Untz, membro da equipe de lançamento do GNOME, "que isso é um trabalho em andamento, e que mais virá no 2.18."

Uma vez que o Metacity tenha sido compilado com a opção correta, os efeitos podem ser ativados e desativados sem reiniciar a sessão, e as aplicações podem tirar proveito disso. Por exemplo, agora o terminal do GNOME pode oferecer transparência real.

1.2 Tema de ícones mais limpo, Cairo e Wanda

O GNOME 2.16 não fornece apenas aparência para testadores curiosos. Muitas outras melhorias são imediatamente visíveis: um tema de ícones melhorado que segue as diretrizes de estilo do Projeto Tango, uma nova visualização de eventos no modo de calendário da aplicação de e-mail do GNOME, o Evolution, e uma melhoria do visual há muito esperada para Wanda, o engraçado peixe adivinho.

O novo tema de ícones do GNOME 2.16 segue as diretrizes artísticas propostas pelo projeto Tango, dando suporte a uma experiência de interface gráfica de usuário mais consistente para software livre e de código aberto. Seguindo ainda a especificação de nomenclatura de ícones do Freedesktop, o tema dos ícones do GNOME agora também funciona para aplicações escritas para outros ambientes populares como o KDE ou o XFCE.

Figura 1 ‒ O novo e melhorado tema de ícones do GNOME

Adicionalmente, o tema de ícones também recebeu uma limpeza: muitos ícones de aplicações agora são distribuídos com suas aplicações, facilitando seu uso em ambientes outros que não o GNOME. Muitos ícones também agora são escaláveis, o que significa que você pode alterar o tamanho deles em sua área de trabalho virtual que eles continuam bonitos! O meta-tema padrão do GNOME também passou por uma limpeza.

O módulo de calendário do Evolution também teve melhorias em sua aparência: agora ele usa o Cairo para exibir uma visão muito mais atraente dos eventos. Eles podem ter um cabeçalho exibindo o tempo inicial, e o tempo final se você redimensionar o ícone do evento. Ícones selecionados agora são exibidos com um sombreado. Cairo é uma biblioteca de gráficos bidimensionais projetada para dar suporte a várias técnicas modernas como stroking (traçado), alpha blending (transparência real) e antialiasing (suavização de contornos).

O peixe adivinho do GNOME, Wanda, também recebeu uma melhoria do visual. Sendo um companheiro desde o início do GNOME, alguns se perguntam se essa não seria uma das alterações mais importantes do GNOME 2.16

2 Melhorias de recursos

Se você estiver usando um laptop, tiver problemas para encontrar espaço livre em seus discos rígidos, quiser personalizar seus itens de menu, ou tiver dificuldade em guardar suas informações pessoais, então você gostará de atualizar para o GNOME 2.16.

2.1 Vida longa ao seu laptop

Se você estiver viajando muito com seu laptop, o suporte de gerenciamento de energia recém-incorporado ao GNOME 2.16 será de grande ajuda. Ele permite que você gerencia suas baterias, no-breaks e periféricos sem fios. Também fornece gráficos mostrando quanta energia está sendo usada.

Figura 2 ‒

O gerenciamento de energia é facilmente controlado através de um ícone no painel. Um diálogo de preferências simples permite que você se adapte às situações em que usa seu computador com GNOME.

Figura 3 ‒

Fornecendo ganchos através de métodos DBUS padronizados, outros programas podem interagir com a economia de energia e assim reduzir a necessidade de cuidados manuais com o gerenciamento de energia. Por exemplo, uma aplicação como o Nautilus poderia impedir o computador de dormir automaticamente quando estiver copiando arquivos grandes, ou um serviço como o Beagle poderia indexar os arquivos mais devagar quando o computador estiver na bateria.

2.2 Simplificando as anotações

Um número de telefone, uma idéia, um encontro com amigos — sua vida é um fluxo infinito de pequenas informações. Tomar conta de tudo isso pode ser difícil e frustrante, mas o GNOME 2.16 facilita a tarefa com uma nova e poderosa aplicação para anotações, chamada Tomboy.

Figura 4 ‒ A aplicação de anotações Tomboy

Fazer uma anotação é tão simples quanto clicar no ícone em seu painel e selecionar "Nova nota". mas a chave para a utilidade do Tomboy reside em sua habilidade em relacionar notas e idéias entre si: basta destacar uma frase, clicar no botão de vínculo e uma nova nota aparece. Assim você pode organizar suas idéias de forma que façam sentido para você. E os vínculos entre as idéias não quebram, mesmo quando você as renomeia e reorganiza.

2.3 Edição de menu melhorada

Editar o menu ficou ainda mais fácil. O antigo editor do menu foi substituído por um novo, o Alacarte, que já é conhecido pelos usuários do Ubuntu. Se você quiser novos menus, novos itens ou separadores, o Alacarte facilita as alterações e adapta o menu para o seu agrado.

Figura 5 ‒ Interface principal do editor de menu Alacarte

2.4 Controle fino de seu espaço em disco

Se você é uma daquelas pessoas que parecem duelar com uma quantidade insuficiente de espaço livre no disco rígido, então você gostará de saber que o GNOME 2.16 fornece uma nova ferramenta para ter uma visão geral do espaço de seu disco rígido. Com o Baobab você pode analisar como o espaço está sendo usado e encontrar e remover arquivos que ocupem espaço. Você pode fazer uma varredura em diretórios locais ou remotos, pastas requisitadas ou todo o sistema de arquivos com o Baobab, que exibirá uma imagem mostrando o tamanho de todos os diretórios encontrados.

Figura 6 ‒ Baobab, o analisador de utilização do disco

2.5 Novo leitor de tela

Pessoas com deficiências visuais receberão de bom grado o novo leitor de tela do GNOME, o Orca. Usando a AT-SPI (Assistive Technology Service Provider Interface) para pesquisar a tela, o Orca expressa o conteúdo através de várias combinações de síntese de voz, braile e magnificação (lupa). Fornece, assim, suporte a todas as aplicações e toolkits que têm suporte à AT-SPI.

2.6 Totem melhora a navegação de mídias na web

Totem, o reprodutor de vídeo do GNOME, agora tem suporte a leitura e gravação de listas XSPF, um padrão aberto que permite às pessoas partilhas suas listas de reprodução.

O Totem tem recursos empolgantes e alguns consertos importantes em seu plug-in de navegador, fazendo com que o Totem em conjunto com seu navegador da web seja só prazer. Recursos dignos de nota são sua habilidade em trabalhar com páginas da web que incorporam Real e Windows Media Player, mesmo que a página verifique especificamente por esses reprodutores de mídia. Mesmo as interfaces JavaScript ao seu redor funcionarão. Para completar, agora o Totem permite que você ouça música em segundo plano em páginas da web com suporte a esse recurso.

2.7 Muitas alterações pequenas mas úteis

  • Agora você pode verificar a ortografia do texto digitado no navegador da web Epiphany.
  • Agora você pode alternar entre as janelas abertas de uma determinada aplicação usando o atalho Alt+F6. Naturalmente, você ainda pode usar o atalho Alt+Tab para alternar entre as várias abertas abertas em uma área de trabalho.
  • Agora você pode mover aplicações entre diferentes áreas de trabalho arrastando seu ícone na barra de tarefas até a área de trabalho desejada.
  • Agora você pode perceber arquivos protegidos por senha em arquivos compactados com mais facilidade, graças a um novo emblema mostrado para eles.
  • Agora você pode visualizar uma proteção de tela em tela cheia
  • Agora você pode queimar DVDs diretamente com o Gravador de CD do Nautilus; não há mais necessidade de criar uma imagem antes.
  • Agora você pode usar Notas de Lembrete de contas GroupWise existentes usando o Evolution.

3 Melhorias de usabilidade

Uma das maiores prioridades do GNOME é a facilidade de uso, e seus colaboradores continuam a garantir que o GNOME siga os mais altos padrões de usabilidade de software. O GNOME 2.16 inclui atualizações que simplificam a mudança de permissões de arquivo, o envio de relatórios de erro, o uso do miniaplicativo Deskbar, e a criação de lançadores de aplicações.

3.1 Alterar permissões de arquivos confortavelmente

Às vezes é necessário mudar as permissões de todos os arquivos dentro de uma pasta. O Gerenciador de Arquivos Nautilus agora dá suporte a isso por meio de um clique do botão direito na pasta com a seleção de Propriedades ▸ Permissões.

Figura 7 ‒ O novo diálogo de permissões de arquivo do Nautilus

O GNOME 2.16 também introduz controle fino das permissões de arquivo, com suporte a listas de controle de acesso e atributos SELinux (Security-enhanced Linux).

3.2 Envio simplificado de relatórios de erro

Para garantir que os defeitos do GNOME sejam resolvidos rapidamente, os desenvolvedores dependem de relatórios de erros fornecidos pelos usuários. Para simplificar o processo de preenchimento dos relatórios de erro, a Ferramenta de Relatório de Erros agora é lançada automaticamente quando uma aplicação do GNOME trava. Para ajudar os usuários a economizar tempo, a nova versão faz menos perguntas e exibe tudo em uma única janela.

Figura 8 ‒ A interface simplificada da Ferramenta de Relatório de Erros

3.3 Melhorias no Deskbar

Deskbar, um poderoso utilitário para pesquisa de arquivos e da web, agora está ainda mais rápido e ocupando menos espaço na tela. Pressionar Alt+F3 (ou clicar em seu ícone) permite que você digite diretamente termos de busca — suas mãos podem permanecer no teclado o tempo todo.

Figura 9 ‒ Interface modificada do Deskbar

3.4 Pronto para decolar

Lançadores são uma maneira flexível de iniciar uma determinada aplicação, de executar um comando, ou de abrir uma determinada pasta ou página da web. O GNOME 2.16 agiliza a criação de lançadores personalizados através de uma janela de diálogo renovada e fácil de se usar.

Figura 10 ‒

4 Limpezas de código e melhorias de backend

4.1 Atualização para o GTK+ 2.10

O GNOME 2.16 agora depende do GTK+ 2.10, aproveitando muitas melhorias que foram disponibilizadas pelo Projeto Ridley, um esforço para consolidar algumas bibliotecas do GNOME dentro do GTK+.

Um dos primeiros benefícios disponibilizados para os usuários do GNOME é a nova funcionalidade de impressão do GTK+ 2.10. Ela apresenta uma API de alto nível e independente de plataforma, a GtkPrintOperation, que também inclui uma janela de diálogo de impressão nova. Também está disponível uma API de baixo nível, específica para o UNIX, atualmente com suporte a impressão com CUPS e lpr.

Figura 11 ‒ Diálogo de impressão, novo e melhorado

Muitas aplicações do GNOME passaram a usar a nova funcionalidade de impressão, como o visualizador de documentos Evince, o navegador da web Epiphany, e o navegador da ajuda Yelp.

As bibliotecas libgnomeprint e libgnomeprintui, usadas anteriormente, agora são consideradas obsoletas. Projetos externos são encorajados a usar a nova funcionalidade fornecida pelo GTK+ 2.10.

Outra melhoria importante introduzida pelo GTK+ 2.10 é a nova API GtkRecent. Ela gerencia uma lista única de arquivos abertos recentemente. Entre as aplicações do GNOME que usam a nova funcionalidade encontram-se o painel, o gerenciador de arquivos Nautilus, o visualizador de arquivos Evince, e o editor de textos Gedit.

A janela de diálogo seletor de arquivos também melhorou: a barra de localização, anteriormente aberta usando Ctrl+L, foi integrada e a janela como um todo se mantém responsiva mesmo ao desempenhar operações pesadas com arquivos.

Figura 12 ‒ Barra de localização integrada ao diálogo de arquivo

O GTK+ 2.10 fornece o modo gtk-touchscreen-mode, com uma variedade de alterações que fazem o GTK+ trabalhar melhor com telas sensíveis ao toque, amplamente usadas em dispositivos móveis e embarcados.

Várias outras melhorias disponibilizadas pelo GK+ 2.10 são usadas pelo ambiente: novos controles para exibir hyperlinks clicáveis, ou para criar assistentes de vários passos, por exemplo; melhor suporte a arrastar-e-soltar abas para novas posições dentro do conjunto, entre conjuntos diferentes, ou para novas janelas (arrastando-as para a área de trabalho).

4.2 GTK e GNOME sustenidos

O GNOME 2.16 agora oferece bindings para as bibliotecas do GTK+ e do GNOME para fãs da linguagem de programação C#. Isso também significa que o framework de desenvolvimento Mono agora é uma dependência dos bindings do GNOME.

Adicionalmente, software escrito em C# pode ser proposto como módulo para lançamentos futuros do GNOME. No entanto, módulos do GNOME já existentes precisam passar de novo pelo processo de proposição se ganharem uma nova dependência em GTK# e/ou Mono.

4.3 Novo backend da Ferramenta de Relatório de Erros

A Ferramenta de Relatório de Erros do GNOME agora usa um protocolo XML-RPC e não precisa mais de que o usuário tenha o sendmail instalado. Como resultado dessa alteração, projetos usando a Ferramenta de Relatório de Erros precisam informar seus dados corretamente em seu arquivo .desktop.

O modo anterior de criar relatórios de erros (método sendmail) ainda terá suporte por um ano. Após isso, usuários de versões antigas da Ferramenta de Relatório de Erros não poderão mais preencher relatórios de erros.

4.4 Suporte a Unicode 5.0

O GNOME 2.16 será a primeira versão de algum ambiente de trabalho a apresentar suporte ao Banco de Dados de Caracteres Unicode (UCD) versão 5.0, que define mais de 99 mil caracteres para línguas do mundo. As melhorias estão incluídas na bibliotecas GLib e Pango, e assim estão disponíveis para serem usadas por outros projetos de software livre e de código aberto.

4.5 Retiradas e outras notas

  • Devido à falta de manutenção ativa, os temas Grand-Canyon, Ocean-Dream, Simple, Smokey-Blue, e Traditional foram removidos. Da mesma forma, os motores de tema Lighthouseblue e Metal também foram removidos.
  • O leitor de tela Gnopernicus foi substituído pelo Orca.

5 Internacionalização

Graças aos membros do Projeto de Tradução do GNOME, sob a liderança de Christian Rose e Danilo Šegan, o GNOME 2.16 fornece suporte a 54 idiomas (com ao menos 80% das mensagens traduzidas).

Idiomas com suporte:

  • Albanês
  • Basco
  • Bengali
  • Português (Brasil)
  • Búlgaro
  • Catalão
  • Chinês (Hong Kong)
  • Chinês (Formosa)
  • Chinês Simplificado
  • Tcheco
  • Dinamarquês
  • Holandês
  • Dzongkha
  • Inglês
  • Estoniano
  • Finlandês
  • Francês
  • Galego
  • Alemão
  • Grego
  • Guzerate
  • Hebraico
  • Híndi
  • Húngaro
  • Bengali (Índia)
  • Indonésio
  • Italiano
  • Japonês
  • Coreano
  • Letão
  • Lituano
  • Macedônio
  • Malaiala
  • Nepalês
  • Norueguês Bookmal
  • Norueguês Nynorsk
  • Oriá
  • Persa
  • Polonês
  • Português
  • Panjabi
  • Romeno
  • Russo
  • Sérvio
  • Eslovaco
  • Esloveno
  • Espanhol
  • Sueco
  • Tâmil
  • Tailandês
  • Turco
  • Ucraniano
  • Vietnamita
  • Galês

Note que os idiomas dzongka, hebraico, bengali da Índia, letão, malaialo, norueguês nynorsk, oriá, esloveno e tamil são novidade no GNOME 2.16, graças ao trabalho duro de seus tradutores. É válido notar ainda que também há suporte ao inglês da Inglaterra e ao do Canadá.

Muitos outros idiomas têm suporte parcial, com a tradução de mais da metade das mensagens.

6 O que esperar do GNOME 2.18

Naturalmente, o desenvolvimento não pára no GNOME 2.16. Seis meses após o dia em que o GNOME 2.16 for lançado, o GNOME 2.18 virá construindo sobre a base de seu predecessor.

Algumas coisas esperadas para o GNOME 2.18:

  • Atualizar bugzilla.gnome.org para usar o Bugzilla 3.0
  • Alterar a Ferramenta de Relatório de Erros para trabalhar (se possível) com qualquer gerenciador de erros Bugzilla versão 3.0 ou superior

Logo surgirão mais informações sobre o planejamento do GNOME 2.18, à medida em que o desenvolvimento começar a acontecer. Fique atento para os detalhes em nossa página de desenvolvimento.

6.1 Envolvendo-se

Ajudar o GNOME é uma experiência recompensadora e positiva. Vocé estará unindo-se a centenas de entusiastas dedicados de todas as áreas e todos os locais do planeta. Colaboradores do GNOME talentosos e motivados podem encontrar novas oportunidades e portas abertas sob a forma de reconhecimento, oportunidades para palestras, e ofertas de emprego.

Sua colaboração com o GNOME pode ser tão simples quanto preencher bons relatórios de erro em nosso sistema de gerenciamento de erros, o Bugzilla. O assistente de erros poderá guiá-lo no preenchimento de seus primeiros relatórios conosco. Torne-se um Amigo do GNOME para ajudar-nos a seguir em frente.

Muito progresso é feito diariamente em nossos grupos de desenvolvimento — acessibilidade, documentação, usabilidade, tradução, web, testes, gráficos, desempenho, área de trabalho e plataforma de desenvolvimento.

Junte-se a nós e veja a diferença que você pode fazer.

Apêndice A — Créditos

Essas notas de lançamento foram compiladas por Vincent Untz, Quim Gil, SegPhault, John Williams e Brent Smith com uma grande ajuda da comunidade GNOME. Em nome dessa comunidade, damos nossos agradecimentos calorosos aos desenvolvedores e colaboradores que tornaram esse lançamento do GNOME possível.

Esse trabalho pode ser livremente traduzido para qualquer idioma. Se você quiser traduzir para o seu idioma, entrar em contato com o Projeto de Tradução do GNOME.