Visão geral do GNOME

O GNOME 3 possui uma interface com o usuário completamente reimaginada, projetada para ficar fora do seu caminho, diminuir as distrações e lhe ajudar a fazer as coisas. Quando você o acessa pela primeira vez, você verá uma área de trabalho vazia e a barra superior.

A barra superior do GNOME shell

A barra superior lhe oferece acesso a suas janelas e seus aplicativos, a sua agenda e compromissos e a propriedades do sistema, como som, rede e energia. No menu do sistema na barra superior, você pode alterar o volume ou brilho da tela, editar os detalhes da sua conexão Wi-Fi, verificar o status da sua bateria, sair da sessão ou trocar de usuário ou desligar seu computador.

Panorama de Atividades

O botão Atividades e o dash

Para acessar suas janelas e aplicativos, clique no botão Atividades ou simplesmente arraste o ponteiro do seu mouse para o canto superior esquerdo ativo. Você também pode pressionar o Super do seu teclado. Você pode ver suas janelas e seus aplicativos no panorama. Você também pode simplesmente começar a digitar para pesquisar pelos seus aplicativos, arquivos, pastas e na web.

À esquerda do panorama, você vai encontrar o dash. O dash mostra os aplicativos em execução e seus favoritos. Clique em qualquer ícone no dash para abri o aplicativo; se o aplicativo já estiver em execução, ele terá um pequeno ponto embaixo de seu ícone. Clicando no seu ícone vai fazer surgir a janela mais recentemente usada. Você pode também arrastar o ícone para o panorama ou para qualquer espaço de trabalho à direita.

Clicando com o botão direito no ícone é exibido um menu que permite que você selecione qualquer janela de um aplicativo em execução, ou para abrir uma nova janela. Você pode também clicar no ícone enquanto pressiona o Ctrl para abrir uma nova janela.

Quando você entra no panorama, inicialmente estará no panorama de janelas. Ele lhe mostra miniaturas ao vivo de todas as janelas do seu espaço de trabalho atual.

Clique no botão de grade no dash para exibir o panorama de aplicativos. Ele lhe mostra todos os aplicativos instalados no seu computador. Clique em qualquer um deles para executá-lo, ou arraste um aplicativo para o panorama ou para uma miniatura de espaço de trabalho. Você também pode arrastar um aplicativo para o dash para torná-lo um favorito. Seus aplicativos favoritos ficam no dash mesmo se não estiverem executando, para que você possa acessá-los rapidamente.

Menu Aplicativo

Menu de aplicativo do Terminal

O menu Aplicativo, localizado ao lado do botão de Atividades, mostra o nome do aplicativo ativo ao lado de seu ícone e fornece um acesso rápido às janelas e detalhes do aplicativo, bem como um item para sair.

Relógio, agenda & compromissos

Relógio, agenda, compromissos e notificações

Clique no relógio no meio da barra superior para ver a data atual, uma agenda mensal e uma lista dos compromissos futuros. Você também pode abrir o calendário pressionando Super+M. Você pode acessar as configurações de data e hora e abrir seu aplicativo de calendário a partir do menu.

Menu do sistema

Menu do usuário

Clique no seu nome no canto superior direito para gerenciar as configurações do seu sistema e seu computador.

Quando você sai do seu computador, você pode bloquear sua tela para evitar que outras pessoas o utilizem. Você também pode alternar entre usuários rapidamente, sem precisar encerrar sua sessão completamente, para dar acesso a alguém ao computador, ou você pode suspender ou desligar o computador a partir do menu. Se você tiver uma tela que aceita rotação vertical ou horizontal, você pode girar rapidamente a tela a partir do menu do sistema. Se sua tela não aceitar rotação, você não verá o botão.

Tela de bloqueio

Quando você bloqueia a sua tela, ou ela é bloqueada automaticamente, a tela de bloqueio é exibida. Além de proteger sua área de trabalho enquanto você está ausente do seu computador, a tela de bloqueio exibe a data e hora. Ela também mostra informações sobre sua bateria e status da rede.

Lista de janelas

O GNOME possui uma abordagem diferente para alternância de janelas em vez da lista de janelas permanentemente visíveis, encontrada em outros ambientes de área de trabalho. Isso permite que você se concentre na tarefa atual sem distrações.