Configurando o modo de aplicativo único

O modo de aplicativo único é um GNOME Shell modificado que configura o Shell como um terminal eletrônico interativo. O administrador bloqueia algum comportamento para tornar o ambiente padrão mais restritiva para os usuários, permitindo que eles se concentrem nos recursos selecionados.

Configure o modo de aplicativo único para uma ampla variedade de funções em vários campos (da comunicação ao entretenimento ou à educação) e use-o como uma máquina de autoatendimento, gerenciador de eventos, ponto de registro e assim por diante.

Configurar o modo de aplicativo único

  1. Bloqueie as configurações para impedir a impressão, o acesso ao terminal etc.

  2. Configure início automático de sessão no arquivo /etc/gdm/custom.conf para o usuário.

    Veja Configurando início automático de sessão para mais informações.

  3. Crie um novo usuário com um nome, que siga as convenções de nomenclatura típicas (sem espaço ou caracteres especiais, não comece com um dígito ou um traço). Além disso, verifique se o nome do usuário corresponde aos nomes relacionados, como ao se referir a uma sessão. Um bom exemplo é kiosk-user.

  4. Crie uma sessão com um nome que corresponda ao nome do usuário (por exemplo, para o kiosk-user mencionado acima, kiosk é uma boa correspondência). Para fazer isso, crie um arquivo /usr/share/xsessions/kiosk.desktop e defina a linha Exec da seguinte maneira:

    Exec=gnome-session --session kiosk
  5. Defina a sessão padrão para kiosk-user adicionando a seguinte linha ao arquivo /var/lib/AccountsService/users/kiosk-user :

    XSession=kiosk
  6. Defina a sessão do kiosk escrevendo uma definição de sessão personalizada, contendo a seguinte linha:

    RequiredComponents=kiosk-app;gnome-settings-daemon;kiosk-shell;

    Isso cria uma sessão que executa três programas: kiosk-app (um exemplo de aplicativo), gnome-settings-daemon (um componente padrão na sessão GNOME) e kiosk-shell (que é uma versão personalizada do GNOME Shell).

  7. Crie um arquivo desktop para kiosk-shell em /usr/share/applications/kiosk-shell.desktop, contendo as seguintes linhas:

    [Desktop Entry]
    Exec=gnome-shell --mode=kiosk
  8. Crie uma definição de modo /usr/share/gnome-shell/modes/kiosk.json. Isso é um arquivo json simples definido a interface de usuário de gnome-shell disponível.

    Como ponto inicial, olhe em /usr/share/gnome-shell/modes/classic.json e /usr/share/gnome-shell/modes/initial-setup.json para exemplos.