Escolhendo uma senha segura

Crie suas senhas fáceis o suficiente para você se lembrar, mas muito difíceis para outros (inclusive programas) adivinharem.

Escolher uma boa senha lhe ajudará a manter seu computador em segurança. Se sua senha for fácil de adivinhar, alguém pode descobri-la e ter acesso a suas informações pessoais.

Alguns podem até mesmo usar computadores para tentar adivinhar sistematicamente sua senha. Então, mesmo uma senha que seria difícil para um ser humano imaginar pode ser extremamente fácil para um programa de computador descobrir. Aqui estão algumas dicas para escolher uma boa senha:

  • Use uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, dígitos, símbolos e espaços na senha. Isto torna mais difícil de adivinhá-la. Dessa forma, há mais símbolos para tentar, e consequentemente mais possibilidade de senhas que alguém teria que conferir ao tentar descobrir a sua.

    Um bom método de escolher uma senha é pegar a primeira letra de cada palavra em uma frase que consiga lembrar. Ela poderia ser um nome de um filme, de um livro, de uma música ou de um álbum. Por exemplo, “Memórias póstumas de Brás Cubas” se tornaria MpdBC ou mpdbc ou Mp d BC.

  • Crie suas senhas as mais longas possíveis. Quanto mais caracteres contiver, maior será o tempo necessário para uma pessoa ou computador adivinhá-la.

  • Não use quaisquer palavras que apareçam em um dicionário padrão em qualquer idioma. Crackers de senha tentarão essas primeiro. A senha mais comum é “senha” — pessoas conseguem adivinhar senhas como esta muito rapidamente!

  • Não use informações pessoais como datas, número de identidade (RG) ou nome de um parente.

  • Não use substantivos.

  • Escolha uma senha que possa ser digitada rapidamente, para diminuir as chances de alguém ser capaz de descobrir o que você digitou caso esteja lhe observando.

    Nunca deixe suas senhas escritas em algum lugar. Elas podem ser facilmente encontradas!

  • Use senhas diferentes para coisas diferentes.

  • Use senhas diferentes para contas diferentes.

    Se você usa as mesmas senhas para todas as suas contas, alguém que adivinhá-la terá acesso imediato a todas as suas contas.

    No entanto, pode ser difícil lembrar muitas senhas. Embora não seja tão seguro quanto usar diferentes senhas para tudo, pode ser mais fácil usar a mesma para coisas que não importam (como sites) e usar diferentes para coisas importantes (como sua conta do banco e seu e-mail).

  • Mude suas senhas frequentemente.