Ajustando o tamanho de um sistema de arquivos

Um sistema de arquivos pode ser aumentado para usar o espaço livre após sua partição. Geralmente isso é possível até mesmo quando o sistema de arquivos está montado.

Para fazer espaço para outra partição após o sistema de arquivos, ele pode ser diminuído conforme o espaço livre nele.

Nem todos os sistemas de arquivos possuem suporte a redimensionamento.

O tamanho da partição será alterado junto com o tamanho do sistema de arquivos. Também é possível redimensionar uma partição sem um sistema de arquivos na mesma forma.

Redimensionar um sistema de arquivos/uma partição

  1. Abra Discos no panorama de Atividades.

  2. Selecione o disco contendo o sistema de arquivos em questão a partir da lista de dispositivos de armazenamento à esquerda. Se houver mais de um volume no disco, selecione o volume que contém o sistema de arquivos.

  3. Na barra de ferramentes sob a seção Volumes, clique no ícone de menu. Então, clique em Redimensionar sistema de arquivos… ou Redimensionar…, se não houver sistema de arquivos.

  4. Será aberta uma caixa de diálogo no qual o novo tamanho pode ser escolhido. O sistema de arquivos será montado para calcular o tamanho mínimo pela quantidade de conteúdo atual. Se não houver suporte à diminuição, o tamanho mínimo é o tamanho atual. Deixe espaço suficiente no sistema de arquivos ao diminuir para garantir que ele possa funcionar de forma rápida e confiável.

    Dependendo da quantidade de dados a serem movidos da parte encolhida, o redimensionamento do sistema de arquivos pode demorar mais tempo.

    O redimensionamento do sistema de arquivos envolve automaticamente correção do sistema de arquivos. Portanto, é aconselhável fazer cópia de segurança de dados importantes antes de começar. A ação não deve ser interrompida ou resultará em um sistema de arquivos danificado.

  5. Confirme para começar a ação clicando em Redimensionar.

    A ação irá desmontar o sistema de arquivos se não houver suporte ao redimensionamento de um sistema de arquivos montado. Seja paciente enquanto o sistema de arquivos é redimensionado.

  6. Após a conclusão das ações necessárias de redimensionamento e correção, o sistema de arquivos está pronto para ser usado novamente.