Corrigindo um sistema de arquivos danificado

Sistemas de arquivos podem ser corrompidos em razão de perda inesperada de energia, travamentos do sistema e remoção insegura da unidade. Após tais incidentes, é recomendado corrigir ou, pelo menos, verificar o sistema de arquivos para evitar futuras perdas de dados.

Em alguns casos, uma correção é necessária para montar ou modificar um sistema de arquivos. Mesmo se uma verificação não relatar qualquer dano, o sistema de arquivos ainda podem estar marcado como “sujo” internamente e exigir uma correção.

Verificar se uma sistema de arquivos está danificado

  1. Abra Discos no panorama de Atividades.

  2. Selecione o disco contendo o sistema de arquivos em questão a partir da lista de dispositivos de armazenamento à esquerda. Se houver mais de um volume no disco, selecione o volume que contém o sistema de arquivos.

  3. Na barra de ferramentes sob a seção Volumes, clique no ícone de menu. Então, clique em Verificar sistema de arquivos….

  4. Dependendo de quantos dados estejam armazenados no sistema de arquivos uma verificação pode levar mais tempo. Confirme para iniciar a ação no diálogo que surge.

    A ação não vai modificar o sistema de arquivos, mas vai desmontá-lo se necessário. Seja paciente enquanto o sistema de arquivos é verificado.

  5. Após a conclusão, você será notificado se o sistema de arquivos estiver danificado. Observe que, em alguns casos, mesmo se o sistema de arquivos não estiver danificado, ele ainda precisará ser corrigido para redefinir um marcador “sujo” interno.

Possibilidade de perda de dados na correção

Se a estrutura do sistema de arquivos estiver danificada, ela pode afetar os arquivos armazenados nele. Em alguns casos, esses arquivos não podem ser trazidos novamente para uma forma válida e serão excluídos ou movidos para um diretório especial. Normalmente, é a pasta lost+found no diretório de nível superior do sistema de arquivos onde essas partes de arquivos recuperadas podem ser encontradas.

Se os dados forem valiosos demais para serem perdidos durante este processo, é aconselhável fazer uma cópia de segurança salvando uma imagem do volume antes da correção.

Esta imagem pode então ser processada com ferramentas de análise forense, como sleuthkit para recuperar arquivos e partes de dados perdidos que não foram restaurados durante a reparação, além de arquivos removidos anteriormente.

Corrigir um sistema de arquivos

  1. Abra Discos no panorama de Atividades.

  2. Selecione o disco contendo o sistema de arquivos em questão a partir da lista de dispositivos de armazenamento à esquerda. Se houver mais de um volume no disco, selecione o volume que contém o sistema de arquivos.

  3. Na barra de ferramentes sob a seção Volumes, clique no ícone de menu. Então, clique em Corrigir sistema de arquivos….

  4. Dependendo de quantos dados estejam armazenados no sistema de arquivos uma correção pode levar mais tempo. Confirme para iniciar a ação no diálogo que surge.

    A ação vai desmontar o sistema de arquivos, se necessário. A ação de correção tenta trazer o sistema de arquivos para um estado consistente e move arquivos que foram danificados em uma pasta especial. Seja paciente enquanto o sistema de arquivos é reparado.

  5. Após a conclusão, você será notificado se o sistema de arquivos pode ser corrigido com sucesso. Em caso de sucesso, ele pode ser usado novamente de maneira normal.

    Se o sistema de arquivos não puder ser corrigido, faça uma cópia de segurança salvando uma imagem do volume para poder recuperar arquivos importantes mais tarde. Isso pode ser feito montando a imagem somente leitura ou usando ferramentas de análise forense como sleuthkit.

    Para usar o volume novamente, ele tem que ser formatado com um novo sistema de arquivos. Todos os dados serão descartados.