Verificando problemas no seu disco rígido

Verificando o disco rígido

Discos rígidos têm embutida uma ferramenta de verificação de sua saúde chamada SMART (sigla em inglês para Tecnologia de Automonitoramento, Análise e Relato), que confere continuamente potenciais problemas no disco. SMART também lhe avisa se o disco está parar falhar, ajudando a evitar perda de dados importantes.

Embora SMART execute automaticamente, você também pode verificar a saúde do seu disco executando o aplicativo Discos:

Verificar a saúde do seu disco usando o aplicativo Discos

  1. Abra Discos no panorama de Atividades.

  2. Selecione o disco que queira verificar a partir da lista de dispositivos à esquerda. As informações e o estado do disco serão mostrados.

  3. Clique ícone de menu e selecione Dados do SMART e testes…. A Avaliação geral deveria dizer “O disco está OK”.

  4. Veja mais informações sob Atributos SMART ou clique no botão Iniciar auto-teste para executar um auto-teste.

E se a unidade não estiver bem?

Mesmo que o Avaliação geral indique que o disco não esteja saudável, talvez não haja motivo para se alarmar. Entretanto, é melhor estar preparado com uma cópia de segurança para evitar perda de dados.

Se o status diz “Pré-falha”, o disco ainda está razoavelmente bem, mas foram detectados sinais de desgaste, o que significa que ele pode falhar em um futuro próximo. Se seu disco rígido (ou computador) tem uns poucos anos de idade, você provavelmente verá esta mensagem pelo menos algumas das verificações. Você deveria fazer cópia de segurança dos arquivos importantes regularmente e verificar o estado do disco periodicamente para ver se ele piorou.

Se piorar, talvez você deva levar o computador/disco rígido a um profissional para mais diagnósticos ou reparos.