Limpando tudo de uma unidade removível

Se você tem uma unidade removível, como um pendrive USB ou um disco rígido externo, você às vezes quer remover completamente todos os seus arquivos e pastas. É possível fazer isso formatando a unidade — isso exclui todos os arquivos da unidade e deixa-a vazia.

Formatar um disco removível

  1. Abra Discos no panorama de Atividades.

  2. Selecione a unidade que deseja esvaziar na lista de dispositivos de armazenamento à esquerda.

    Certifique-se de que você selecionou a unidade correta! Se escolher a errada, todos os arquivos de outra unidade serão excluídos!

  3. Na barra de ferramentes sob a seção Volumes, clique no ícone de menu. Então, clique em Formatar partição….

  4. Na janela que aparecer, escolha um Tipo de sistema de arquivos para a unidade.

    Se você usa a unidade em computadores Windows ou Mac OS além dos computadores Linux, escolha FAT. Se você a usa apenas no Windows, NTFS talvez seja uma melhor opção. Uma breve descrição do tipo de sistema de arquivos será apresentado como um rótulo.

  5. Forneça à unidade um nome e clique Próximo para continuar e mostrar uma janela de confirmação. Verifique os detalhes cuidadosamente e clique em Formatar para limpar o disco.

  6. Uma vez que a formatação tenha acabado, clique no ícone de ejetar para remover a unidade com segurança. Ela deveria estar em branco agora e pronta para ser usada novamente.

Formatar uma unidade não exclui com segurança seus arquivos

Formatar uma unidade não é uma maneira completamente segura de limpar todos os seus dados. Uma unidade formata aparentará não ter arquivos nela, mas é possível que um programa especial para recuperação possa recuperar os arquivos. Se você precisa excluir com segurança os arquivos, você precisará usar um utilitário de linha de comando, como o shred.