Notificações

A área de trabalho do GNOME inclui uma "área de notificação" que pode ser usada por aplicativos para apresentar informação ao usuário. Exemplos de notificações são a chegada de mensagens de bate-papo, os detalhes associados com o som que seu tocador de mídia está reproduzindo, e o aviso que seu nível de bateria está ficando baixo.

Como as notificações têm a intenção de apresentar informações aos usuários sem interromper o que eles estão fazendo, essas mensagens tendem a aparecer e desaparecer relativamente rápido. Elas também não podem receber o foco. Como o Orca anunciará essas mensagens para você assim que elas chegarem, também será fácil interromper acidentalmente o anúncio do Orca continuando a escrever ou a mudar o foco. Por isto, o Orca tem três comandos que você pode usar para acessar as mensagens de notificações exibidas anteriormente:

  • Apresenta a última (mais recente) mensagem de notificação

  • Apresenta a mensagem de notificação anterior

  • Apresenta uma lista com todas as mensagens de notificação

Os ddois primeiros comandos são projetados principalmente para um rápido acesso a uma mensagem que você recém tenha recebido. O último, é o mais poderoso uma vez que ele armazena seu histórico de mensagem de notificação.

Quando você entrar na lista de mensagens de notificação, você será avisado do tamanho da lista e solicitado a escolher uma das seguintes opções:

  • Pressione H para ajuda.

  • Use seta para cima ou para baixo, home ou end para navegar pela lista.

  • Pressione escapeepara sair.

  • Pressione barra de espaço para repetir a última mensagem lida.

  • Pressione um dígito para ler uma mensagem específica.

Observe que a mensagem recebida mais recentemente estará no topo da lista.

Cada um dos comandos de revisão de notificação do Orca estão, por padrão, sem atalho. Você pode associar alguns ou todos eles à tecla de atalho ou às teclas de atalho que você escolher. Como fazer isto está descrito na Introdução à associação de teclas.