Usando menos energia e melhorando duração da bateria

Computadores podem usar muita energia. Ao usar algumas estratégias simples de economia de energia, você pode reduzir sua fatura de energia e ajudar o ambiente.

Dicas gerais

  • Suspenda seu computador quando você não estiver usando-o. Isso reduz significativamente a quantidade de energia que ele usa e ele pode ser acordado rapidamente.

  • Desligue o computador quando você não for usá-lo por períodos longos. Algumas pessoas acham que desligar um computador com certa regularidade pode resultar em desgastá-lo mais rápido, mas isso não ocorre de verdade.

  • Use o painel Energia nas Configurações para alterar suas configurações de energia. Há um punhado de opções que vai ajudá-lo a economizar energia: você pode apagar a tela automaticamente após determinado período de tempo, reduzir o brilho da tela e ter um computador suspenso automaticamente se você o tiver usado por um determinado período de tempo.

  • Desligue quaisquer dispositivos externos (como impressora e scanners) quando você não estiver usando-os.

Notebooks, netbooks e outros dispositivos com baterias

  • Reduza o brilho da tela. A energização da tela é responsável por uma fração significativa do consumo da energia do notebook.

    A maioria dos notebooks possuem botões no teclado (ou um atalho de teclado) que você pode usar para reduzir o brilho.

  • Se você não precisa de conexão Internet por um tempo, desligue as placas de rede sem fio ou Bluetooth. Esses dispositivos funcionam por ondas de rádio em broadcast, o que utiliza uma boa parcela da energia.

    Alguns computadores possuem um botão que você pode usar para desligar, da mesma forma que outros possuem um atalho de teclado. Você pode ligá-lo novamente quando precisar.

Dicas mais avançadas

  • Reduza o número de tarefas que estão executando em plano de fundo. Computadores usam muita energia quando eles têm mais trabalho para fazer.

    A maioria dos aplicativos em execução fazem pouco quando você não está usando-os ativamente. Porém, aplicativos que com frequência obtêm dados da internet ou reproduzem música e filmes podem impactar no seu consumo de energia.