Solução de problemas de rede sem fio

Realizando uma verificação inicial da conexão

Nesta etapa você vai verificar algumas informações básicas sobre sua conexão de rede sem fim. É para se certificar de que seu problema de conectividade não é causado por uma questão relativamente simples, como uma conexão de rede sem fio estar desligada, ou para preparar para as próximas etapas de diagnóstico.

  1. Certifique-se de que seu notebook não está conectado a uma conexão com fio.

  2. Se você tem um adaptador de rede sem fio externo (tal como um adaptador USB, ou uma placa PCMCIA que é inserido em seu notebook), certifique-se de que ele está inserido firmemente na slot adequado em seu computador.

  3. Se sua placa de rede sem fio está dentro de seu computador, certifique-se de que o botão da rede sem fio está ligada (se houver). Notebooks geralmente possuem botões de rede sem fio, os quais você pode desativar pressionando uma combinação de teclas no teclado.

  4. Abra o menu do sistema no lado direito da barra superior e selecione a rede Wi-Fi. Em seguida, selecione Configurações de Wi-Fi. Certifique-se de que Wi-Fi esteja ligado. Você também deveria se certificar de que o Modo avião não está ligado.

  5. Abra o Terminal, digite nmcli device e pressione Enter.

    Isso vai exibir informações sobre suas interfaces de rede e status de conexão. Procure na lista de informações e veja se há um item relacionado ao adaptador de rede sem fio. Se o estado estiver conectado, significa que o adaptador está funcionando e conectado a seu roteador de rede sem fio.

Se você está conectado no seu roteador de rede sem fio, mas você ainda não consegue acessar a internet, seu roteador pode ser estar configurado corretamente, ou seu provedor de internet (ISP) pode estar tendo alguns problemas técnicos. Reveja os guias de configuração de seu roteador e ISP para se certificar de que as configurações estejam corretas, ou contate o suporte do seu ISP.

Se a informação de nmcli device não indica que você estava conectado à rede, clique em Próximo para continuar com os próximos passos do guia de diagnóstico.