Introdução

1.1. Visão geral do jogo de xadrez GNOME Chess

O GNOME Chess é um jogo de tabuleiro e estratégia para dois jogadores. O GNOME Chess é um jogo de xadrez 2D/3D, no qual jogos podem ser disputados entre jogadores humanos e computadores. O jogo detecta mecanismos conhecidos de xadrez independentes para o computador atuar como jogador. Ele foi desenvolvido originalmente por Robert Ancell e agora está incluído no pacote gnome-games.

O GNOME Chess é escrito em Python e usa GTK+ e Cairo para renderizar o tabuleiro de xadrez. Também é disponibilizado, opcionalmente, suporte 3D ao usar o OpenGL e as bibliotecas OpenGl e GtkGLExt para Python. Como na maioria dos programas 3D modernos, recomenda-se usar aceleração 3D por hardware porém, em todo caso, o software deverá funcionar bem. Este jogo pode ser jogado em modo de rede contra outros jogadores na internet.

Xadrez é jogado em um tabuleiro quadrado, que consiste de 64 casas de cores alternadas. Cada jogador começa o jogo com dezesseis peças: um rei, uma dama, duas torres, dois cavalos, dois bispos, e oito peões. Um jogador joga com as peças brancas e o outro joga com as peças pretas; o jogador das peças brancas é o primeiro a mover. Os jogadores alternam a vez movendo as peças; certos movimentos envolvem a "captura" de uma peça adversária, removendo-a do tabuleiro. O objetivo do jogo é aplicar um xeque-mate no rei do adversário. Isso ocorre quando o rei está sob ataque imediato (em xeque) e não há saída para tirá-lo do ataque no movimento seguinte. Teóricos têm desenvolvido continuamente estratégias e táticas desde a criação do jogo.

A forma atual do jogo emergiu no sul da Europa na segunda metade do século XV depois de evoluir de um jogo similar, um dos mais antigos da origem da Ásia. O xadrez é um dos jogos mais populares de tabuleiro. A tradição de xadrez competitivo começou no século XVI. O primeiro Campeão Mundial de Xadrez, Wilhelm Steinitz, reclamou seu título em 1886; seu equivalente moderno, Vladimir Kramnik, é o décimo quarto campeão na linhagem. Também existem eventos mundiais bienais chamados Olimpíadas de Xadrez. Desde o século XX, duas organizações internacionais, a Federação Mundial de Xadrez e a Federação Internacional de Xadrez por Correspondência têm organizado e supervisionado as principais competições de xadrez e os títulos internacionais.

Um dos objetivos dos cientistas de computador mais antigos era criar uma máquina jogadora de xadrez, e o xadrez de hoje é profundamente influenciado pelas habilidades técnicas dos programas atuais. Em 1997, uma série de partidas entre Garry Kasparov, o então Campeão Mundial, e o programa de xadrez Deep Blue da IBM provou que computadores são capazes de vencer até mesmo os melhores jogadores de xadrez.

Para executar GNOME Chess, selecione Xadrez no submenu Jogos do Menu principal, ou digite gnome-chess na linha de comando. No GNOME 3 clique em Atividades e digite Xadrez na caixa de pesquisa.