Sobrepondo o aplicativo registrado padrão para todos os usuários

Os arquivos /usr/share/applications/mimeapps.list e /usr/share/applications/gnome-mimeapps.list especifica qual aplicativo é registrado para abrir tipos MIME específicos por padrão. Esses arquivos são fornecidos pela distribuição.

Para sobrepondo os padrões do sistema para todos os usuários no sistema, você precisa criar um arquivo /etc/xdg/mimeapps.list ou /etc/xdg/gnome-mimeapps.list com uma lista de tipos MIME para os quais você deseja sobrepor o aplicativo padrão registrado.

Arquivos localizados em /etc/xdg/ tem precedência sobre arquivos encontrados em /usr/share/applications/. Adicionalmente, /etc/xdg/gnome-mimeapps.list tem precedência sobre /etc/xdg/mimeapps.list, mas pode ser sobrescrito pela configuração do usuário em ~/.config/mimeapps.list.

Sobrepondo o aplicativo registrado padrão para todos os usuários

  1. Consulte o arquivo /usr/share/applications/mimeapps.list para determinar os tipos MIME para os quais você deseja alterar o aplicativo registrado padrão. Por exemplo, o exemplo a seguir de arquivo mimeapps.list especifica o aplicativo padrão registrado para os tipos MIME text/html e application/xhtml+xml:

    [Default Applications]
    text/html=epiphany.desktop
    application/xhtml+xml=epiphany.desktop

    O aplicativo padrão (Epiphany) é definido especificando seu arquivo .desktop correspondente (epiphany.desktop). A localização padrão para arquivos .desktop files is /usr/share/applications/.

  2. Crie o arquivo /etc/xdg/mimeapps.list. No arquivo, especifique os tipos MIME e seus aplicativos padrão registrados correspondentes:

    [Default Applications]
    text/html=meuaplicativo1.desktop
    application/xhtml+xml=meuaplicativo2.desktop
    
    [Added Associations]
    text/html=meuaplicativo1.desktop;
    application/xhtml+xml=meuaplicativo2.desktop;

    Isso define o aplicativo registrado padrão para o tipo MIME text/html para meuaplicativo1.desktop e o aplicativo registrado padrão para o tipo MIME application/xhtml+xml para meuaplicativo2.desktop.

    Para essas configurações funcionarem corretamente, assegure-se de que ambos meuaplicativo1.desktop e meuaplicativo2.desktop sejam colocados no diretório /usr/share/applications/.

  3. Você pode usar o comando gio mime para verificar se o aplicativo registrado padrão foi definido corretamente:

    $ gio mime text/html
    Aplicativo padrão para “text/html”: meuaplicativo1.desktop
    Aplicativos registrados:
    	meuaplicativo1.desktop
    	epiphany.desktop
    Aplicativos recomendados:
    	meuaplicativo1.desktop
    	epiphany.desktop