Controlando configurações de sistema com arquivos de chaves

Arquivos de banco de dados de sistema, localizados em /etc/dconf/db, não podem ser editados porque eles são escritos no formato GVDB. Para alterar as configurações de sistema usando um editor de texto, você pode modificar os arquivos de chave localizados em diretórios de arquivo de chave. Cada diretório de arquivo de chave corresponde a um arquivo de banco de dados de sistema em particular, e possui o mesmo nome que o arquivo de banco de dados com uma extensão “.d” anexada (por exemplo, /etc/dconf/db/local.d). Todos os diretórios de arquivo de chave são localizados em /etc/dconf/db, e cada um contém arquivos de chave em um formato especial que possa ser compilado em um banco de dados dconf.

Um arquivo de chave neste diretório se parecerá com alguma coisa como:

# Algumas configurações padrões úteis para nosso site

[system/proxy/http]
host='172.16.0.1'
enabled=true

[org/gnome/desktop/background]
picture-uri='file:///usr/local/roberto-corp/papel-de-parede-corporativo.jpeg'
      

dconf update deve ser executado sempre que você modificar um arquivo de chave. Quando você faz isso, dconf compara o carimbo de horário em um arquivo de banco de dados de sistema com o carimbo de horário no diretório de arquivo de chave correspondente. Se o carimbo de horário no diretório de arquivo de chave for mais recente que aquele no arquivo de banco de dados, o dconf gera novamente o arquivo system-db e envia uma notificação para o sistema D-Bus, o qual notifica todos os aplicativos em execução para ler novamente suas configurações.

O nome do grupo no arquivo de chave faz referência a um ID do esquema GSettings. Por exemplo, org/gnome/desktop/background faz referência ao esquema org.gnome.desktop.background, que contém a chave picture-uri.

Os valores sob um grupo são esperados na forma GVariant serializada.