Atributos de Texto

O termo "atributos de texto" se refere à todo o tipo de fonte, estilo, alinhamento e outras formatações associadas com um determinado caractere ou uma série de caracteres.

Obtendo informações de formatação

Quando você pressiona Tecla modificadora do Orca+F, o Orca falará informação de texto e atributo de um objeto. Além disto, o Orca indicará, opcionalmente, atributos de texto "sublinhando" em braille enquanto você navega num documento.

Tendo em vista ser grande o número de atributos de texto, e nem todas as pessoas se importarem com todos eles, a aba Atributos de Texto da janela preferências permite personalizar quais atributos de texto o Orca anunciará durante a fala, bem como a ordem na qual eles deverão ser apresentados e quais o Orca indicará em braille.

Uma vez que o Página de atributos de texto também é parte das definições específicas do aplicativo, você pode personalizar a apresentação dos atributos de texto com base na necessidade de cada aplicativo.

Identificando palavras com erros ortográficos

A maioria dos aplicativos e toolkits indicam que uma palavra está grafada incorretamente, sublinhando a palavra com uma linha sinuosa de cor vermelha. A presença desta linha é normalmente exposta para as tecnologias assistivas como um atributo de texto. Como resultado, você vai encontrar o atributo ortografia entre os atributos de texto que você pode escolher. Por padrão, o atributo ortografia está habilitado para fala e braille e, portanto, ser apresentado juntamente com quaisquer outros atributos cuja indicação tiver sido ativada.

Além de acessar a presença de erros de ortografia como um atributo de texto, se o eco de tecla ou palavra estiver habilitado e uma palavra com erro de ortografia for digitada, quando a indicação de erro de ortografia aparecer, o Orca anunciará "erro de ortografia" de modo que você pode imediatamente voltar e corrigir o erro.

Para finalizar, quando você estiver navegando dentro de um documento e o cursor for movido para uma palavra com a grafia incorreta, o Orca vai anunciar a presença do erro de ortografia.