Navegação estrutural

O recurso de navegação estrutural do Orca permite a você navegar entre os elementos de um documento. Os tipos de elementos que você pode navegar incluem:

  • Cabeçalhos e outros blocos de texto

  • Controles de formulário

  • Links

  • Listas e itens de listas

  • Marcadores, separadores e âncoras

  • Tabelas e células de tabelas

Umalista completa dos elementos e seus atalhos pode ser encontrada em Comandos de navegação estrutural.

Aplicativos suportados

Atualmente, a Navegação Estrutural está completamente implementada para o conteúdo da web, inclusive o conteúdo de ajuda que você está lendo agora. O suporte à navegação estrutural do Orca para células de tabela também está sendo desenvolvido para o OpenOffice Writer e LibreOffice Writer. A implementação do restante da navegação estrutural por objetos para este pacote exige alterações a serem feitas pelos seus respectivos desenvolvedores. A implementação de quaisquer recursos de navegação estrutural dentro do Evince exigirá um esforço idêntico por parte de seus desenvolvedores.

Não esqueça de alternar a Navegação Estrutural para ativado!

Dependendo de onde você estiver, pode ser necessário ativar a Navegação Estrutural antes de poder usá-la.

Quando a ativação da Navegação Estrutural é exigida

Em páginas da web, a ativação da Navegação Estrutural geralmente não é necessária tendo em vista que sua interação com o documento consiste, em grande parte, na leitura do seu conteúdo. Assim não há como ter dúvida se o 'H' pressionado por você era um comando de escrita ou de navegação.

Por outro lado, em documentos editáveis como os encontrados no OpenOffice e LibreOffice, é bem mais difícil para o Orca identificar exatamente o que você esperava que acontecesse como resultado do pressionamento do 'H'. Portanto, antes de você usar qualquer comando da navegação estrutural num documento editável, você precisa primeiro ativá-la pressionando Tecla modificadora do Orca+Z. Quando tiver terminado a navegação e pronto para continuar escrevendo, pressione novamente Tecla modificadora do Orca+Z para desativá-la.

Configurações disponíveis

Além dos comandos supracitados, o Orca tem uma série de opções configuráveis disponíveis, especificamente para aplicativos nos quais há suporte à navegação estrutural.

Configurando a Navegação Estrutural

  1. Focar a um aplicativo para o qual o Orca possui suporte à Navegação Estrutural.

  2. Get into the Orca Preferences dialog box for the current application by pressing Ctrl+Orca Modifier+Space.

  3. Vá para a última aba da caixa de diálogo que deve ter o nome do seu aplicativo atual.

  4. Examinar e alterar as configurações como melhor lhe couber.

  5. Pressione o botão OK.