Habilitando ou bloqueando acesso no firewall

O seu sistema deve estar equipado com um firewall que permite bloquear programas de serem acessados por outras pessoas na internet ou em sua rede. Isso ajuda a manter seu computador seguro.

Muitos aplicativos podem usar a sua conexão de rede. Por exemplo, você pode compartilhar arquivos ou deixa alguém ver a sua área de trabalho remotamente quando conectado a uma rede. Dependendo de como o seu computador está configurado, você pode precisar ajustar o firewall para permitir que esses serviços funcionem como desejado.

Cada programa que oferece serviços de rede usa uma porta de rede específica. Para permitir que outros computadores na rede acessem um serviço, pode precisar “abrir” a porta atribuída no firewall:

  1. Vá em Atividades no canto superior esquerdo da tela e inicie seu aplicativo de firewall. Você pode precisar instalar um gerenciador de firewall, se você não encontrar um (por exemplo, GUFW).

  2. Abra ou desabilite a porta do seu serviço de rede, dependendo se você deseja que as pessoas sejam capazes de acessá-lo ou não. A porta que você precisa alterar vai depender do serviço.

  3. Salve ou aplique as alterações, seguindo de quaisquer instruções adicionais fornecidas pela ferramenta de firewall.