Assim como em outros gerenciadores de arquivos, você pode usar o Arquivos para alterar o nome de um arquivo ou pasta.
Clique com o botão direito em um item e selecione Renomear ou selecione o arquivo e pressione F2.
Digite o novo nome e pressione Enter ou clique em Renomear.
Você também pode renomear um arquivo pela janela de propriedades.
Quando você renomeia um arquivo, apenas a primeira parte do nome do arquivo é selecionada; a sua extensão não (a parte depois do .). A extensão normalmente identifica que é o tipo de arquivo (exemplo: arquivo.pdf é um documento PDF), e normalmente você não quer alterar isso. Se precisar alterar a extensão também, selecione o nome completo do arquivo e mude-o.
Se você renomeou o arquivo incorreto ou renomeou incorretamente o arquivo certo, você pode desfazer esta ação. Para revertê-la, clique imediatamente no botão de menu na barra de ferramentas e selecione Desfazer renomeação ou Ctrl+Z para restaurar o nome anterior.
Você pode usar qualquer caractere, exceto / (barra), nos nomes de arquivos. Contudo, alguns dispositivos usam um sistema de arquivos que tem mais restrições nos nomes de arquivos. Portanto, a melhor prática para evitar os seguintes caracteres nos nomes dos arquivos:|, \, ?, *, <, ", :, >, /.
Se você nomear um arquivo com um . sendo o primeiro caractere, o arquivo ficará oculto quando você tentar visualizá-lo no gerenciador de arquivos.
Você não pode ter dois arquivos ou pastas com o mesmo nome em uma mesma pasta. Se tentar renomear um arquivo com um nome que já exista na pasta em que está trabalhando, o gerenciador de arquivos não permitirá.
Nomes de arquivos e pastas são sensíveis à maiusculização. Por exemplo, Arquivo.txt não é a mesma coisa que ARQUIVO.txt. Usar nome de arquivo assim é permitido, embora não seja recomendável.
Em alguns sistemas de arquivos, nomes de arquivos não podem ter mais do que 255 caracteres. Essa limitação de 255 caracteres inclui tanto o nome do arquivo quanto o caminho para o arquivo (ex.: /home/wanda/Documentos/trabalho/propostas-comerciais/…), motivo pelo qual deve-se evitar arquivos e pastas com nomes extensos, na medida do possível.
Se Renomear estiver acinzentado, você não tem permissão para renomear o arquivo. Você deveria ter cuidado ao renomear tais arquivos, pois renomear alguns arquivos protegidos pode causar instabilidade no seu sistema. Veja Definindo permissões de arquivo para mais informações.
Tem um comentário? Descobriu um erro? Acha as instruções pouco claras? Envie uma opinião acerca desta página.