O gerenciador de arquivos Arquivos permite a você ocultar e desocultar arquivos como desejar. Quando um arquivo é ocultado, ele não é exibido pelo gerenciador de arquivos, mas ele ainda está na pasta.
Para ocultar um arquivo, renomeie-o com um . no começo do seu nome. Por exemplo, para ocultar um arquivo chamado exemplo.txt, você deveria renomeá-lo para .exemplo.txt.
Você pode ocultar pastas da mesma maneira que se oculta arquivos. Renomeie a pasta colocando um . no começo do nome da pasta.
Para desocultar um arquivo, vá até a pasta que contém o arquivo oculto e clique no botão de opções de visualização na barra de ferramentas e escolha Mostrar arquivos ocultos. Então, localize o arquivo oculto e renomeie-o de forma que ele não contenha um . na frente do seu nome. Por exemplo, para desocultar um arquivo chamado .exemplo.txt, você deveria renomeá-lo para exemplo.txt.
Uma vez que tenha renomeado o arquivo, você pode ou clicar no botão de opções de visualização na barra de ferramentas e escolhe Mostrar arquivos ocultos ou pressionar Ctrl+H para esconder os demais arquivos ocultos de novo.
Por padrão, você verá apenas os arquivos ocultos no gerenciador de arquivos até que este seja fechado. Para alterar essa configuração de forma que o gerenciador de arquivos sempre mostre os arquivos ocultos, veja Preferências de visões no Arquivos.
A maioria dos arquivos ocultos terão um . no começo de seus nomes. Outros, no entanto, podem ter um ~ no final dos seus nomes. Estes são cópias de segurança de arquivos. Veja O que é um arquivo com um ~ no final do seu nome? para mais informações.
Tem um comentário? Descobriu um erro? Acha as instruções pouco claras? Envie uma opinião acerca desta página.