Por que o gerenciamento de cores é importante?

O gerenciamento de cores é o processo de capturar uma cor usando um dispositivo de entrada, exibi-la em uma tela e imprimi-la, tudo isso gerenciando as cores exatas e a faixa de cores em cada meio.

A necessidade de gerenciamento de cores talvez seja melhor explicada por uma fotografia de um pássaro em um dia frio de inverno.

Um pássaro em uma parede de gelo como é visto no visor ótico de uma câmera

Monitores costumam supersaturar o canal azul, fazendo com que as imagens parecem frias.

É assim que o usuário vê em uma tela típica de laptop empresarial

Note como o branco não é um “branco como papel” e como o preto do olho fica um marrom lamacento.

É isso que o usuário vê ao imprimir em uma impressora jato de tinta típica

O problema básico que temos aqui é que cada dispositivo é capaz de lidar com uma diferente gama de cores. Assim, enquanto você consegue tirar um foto de um azul elétrico (como do argônio), a maioria das impressoras não serão capazes de reproduzi-lo.

A maioria dos dispositivos de imagem capturam em RGB (Red – vermelho, Green – verde, Blue – azul) e têm que converter para CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) para imprimir. Outro problema é que você não consegue ter uma tinta branca, então a brancura só pode ser tão boa quanto a cor do papel.

Outro problema são as unidades. Sem especificar a escala na qual uma cor foi mensurada, não sabemos se 100% de vermelho é perto do infravermelho ou se é apenas a tinta vermelha mais intensa na impressora. O que é 50% de vermelho em uma tela é possivelmente algo como 62% em outra. É como falar para uma pessoa que você acabou de dirigir 7 unidades de distância; sem a unidade, não se sabe se são 7 quilômetros ou 7 metros.

Em cor, nós nos referimos às unidades como gama de cores. Gama de cores é essencialmente a faixa de cores que podem ser reproduzidas. Um dispositivo como uma câmera DSLR pode ter uma gama de cores muito grande, sendo capaz de captura todas as cores em um pôr do Sol, mas um projeto tem uma gama de cores muito pequena e todas as cores vão parecer “desbotadas”.

Em alguns casos, nós podemos corrigir a saída do dispositivo alterando os dados que lhe enviamos. Contudo, nas situações em que isso não é possível (você não consegue imprimir um azul neon), precisamos mostrar ao usuário como o resultado se parecerá.

Para fotografias, faz sentido usar toda a faixa de tons de um dispositivo de cores, para ser capaz de fazer mudanças suaves nas cores. Para outros gráficos, você pode querer uma cor exatamente correspondente, a qual é importante se você está tentando imprimir uma caneta personalizada com a logo do Red Hat que tem que ter o vermelho do Red Hat.