Simulando o clique com o botão direito do mouse

Você pode realizar um clique de botão direito mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado. Isso é útil se você tiver dificuldades em mover seus dedos individualmente em uma mão, ou se seu dispositivo de apontamento só tem um único botão.

  1. Abra o panorama de Atividades e comece a digitar Acessibilidade.

  2. Clique em Acessibilidade para abrir o painel.

  3. Pressione Assistência de clique na seção Apontando & clicando.

  4. Na janela de Assistência de clique, alterne Clique secundário simulado para ligado.

É possível alterar por quanto tempo você deve manter pressionado o botão esquerdo do mouse antes de ele ser registrado como um clique-direito, alterando o Atraso de aceitação.

Para um clicar de botão direito com o clique secundário simulado, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse onde você normalmente clicaria com o botão direito, e então solte. O ponteiro encherá com uma cor diferente na medida em que você mantém o botão esquerdo do mouse pressionado. Assim que ele alterar essa cor completamente, solte o botão do mouse para ter o efeito do clique de botão direito.

Alguns ponteiros especiais, como os ponteiros de redimensionar, não mudam de cor. Você ainda pode usar Clique secundário simulado, mesmo se você não obtiver o feedback visual do ponteiro.

Se você usar Teclas do mouse, isso também permite a você faça o clique com o botão direito segurando a tecla 5 no seu teclado numérico.

No panorama de Atividades, você sempre pode pressionar por um tempo prolongado para efetuar o efeito do clique com botão direito, mesmo que este recurso esteja desabilitado. Esse recurso funciona um pouco diferente no panorama: você não tem que soltar o botão para que ocorra o efeito de clique com botão direito.