Introdução ao GNOME 3.36: “Gresik”

GNOME 3.36 é a versão mais recente do GNOME 3, sendo o resultado de 6 meses de trabalho árduo pela comunidade do GNOME. Essa versão contém novos recursos importantes, assim como pequenas melhorias e correções de erros. No total, o lançamento incorpora 24434 alterações, feitas por aproximadamente 780 colaboradores.

3.36 foi chamada de “Gresik” em reconhecimento à equipe de organização do GNOME.Asia 2019. GNOME.Asia é a reunião oficial anual do GNOME na Ásia e só é possível graças ao trabalho árduo de voluntários locais. O evento deste ano ocorreu em Gresik, na Indonésia, e gostaríamos de agradecer a todos que contribuíram para seu sucesso. Obrigado, equipe de Gresik!

Extensões

As extensões de shell do GNOME agora são gerenciadas usando um novo aplicativo de extensões, em vez do Programas. O aplicativo Extensões lida com a atualização de extensões, configuração de preferências de extensão e remoção ou desativação de extensões indesejadas.

Não perturbe

Um botão Não perturbe foi adicionado à janela sobreposta de notificações. Quando ativada, as notificações ficam ocultas até que o botão seja desativado.

Tela de bloqueio

Houve muito trabalho de design para melhorar a experiência de início de sessão e desbloqueio no GNOME nesta versão. A tela de bloqueio resultante é mais funcional, mais fácil de usar e parece elegante em sua simplicidade.

Área de trabalho

O GNOME Shell recebeu muitas melhorias visuais e funcionais nesta versão.

  • As opções de desligamento / encerramento de sessão foram reorganizadas. Agora existe uma opção de suspensão visível, facilitando muito a suspensão de um computador!

  • As caixas de diálogo do sistema que exigem uma senha agora têm uma opção para revelar o texto da senha clicando no ícone “olho”.

  • A maioria dos diálogos do sistema, se não todos, foram redesenhados, tornando-os mais consistentes e fáceis de ler.

  • As pastas de aplicativos no panorama de aplicativos agora podem ser renomeadas.

  • Toda a interface foi aprimorada ainda mais, com foco especial na janela sobreposta do calendário e na pesquisa de visão geral.

Configurações

O Configurações recebeu várias melhorias nesta versão.

  • As seções foram reorganizadas, tornando-as mais fáceis e rápidas de navegar.

  • A seção de privacidade agora lista os aplicativos aos quais foi concedida permissão para acessar serviços de localização, câmera e microfone. O acesso pode ser revogado por aplicativo.

  • O usuário e as seções “sobre” receberam um novo design da interface. Ambos são mais explícitos na apresentação das informações e facilitam a alteração das configurações.

Programas

O Programas agora detecta automaticamente redes limitadas, como redes de dados móveis. Quando uma rede limitada é detectada, o Programas pausa as atualizações para reduzir o uso de dados.

Controle parental

O assistente de Definições Iniciais ganhou a capacidade de configurar o usuário inicial com o controle parental. Isso adiciona uma página na configuração que permite ou nega acesso a aplicativos e software.

Boxes

O Boxes agora inclui um tutorial de boas-vindas, apresentando aos usuários os vários recursos oferecidos. Agora também possui um novo assistente de criação ao criar máquinas virtuais, permite definir o número de CPUs por máquina virtual e agora suporta a inicialização UEFI.

Web

O Web agora pode carregar e visualizar PDFs diretamente na janela do navegador. A interface agora foi melhorado ainda mais, tornando-o mais usável em telas menores. E o Web agora possui suporte a um modo escuro para uso com temas escuros da área de trabalho.

E isso não é tudo…

Como de praxe, há também muitas outras pequenas melhorias neste lançamento do GNOME. Aqui estão algumas delas!

  • O assistente de definições iniciais do GNOME foi atualizado com uma aparência mais limpa e eficiente.

  • Agora é possível iniciar sessão em uma conta da Last.fm ou ListenBrainz e usar a conta no GNOME Música.

  • O Música tem um suporte melhorado ao download de arte de capa que faltar para álbuns.

  • A documentação do usuário para vários aplicativos estava desatualizada e agora foi atualizada.

  • Contatos possui uma interface atualizada ao editar um contato.

  • Os usuários de drivers proprietários da NVIDIA poderão iniciar aplicativos usando a GPU discreta de dentro do GNOME Shell agora, através do item de menu “Launch on Discrete GPU”.

  • O Relógios foi completamente redesenhado. Possui um design responsivo, facilitando o uso em telas pequenas.

  • O Polari agora visualiza os links na visão de bate-papo.

  • Arquivos ocultos podem ser usados como novos modelos de documento no Arquivos.

  • Senhas e chaves, o aplicativo gerenciador de senhas e chaves do GNOME, foi aprimorado para mostrar chaves SSH públicas. A interface também é mais adaptável em telas menores.

  • O Fractal, um cliente Matrix do GNOME, agora pode reproduzir vídeos diretamente dentro da janela de bate-papo.

Obtendo o GNOME 3.36

O conjunto de programas do GNOME é software livre: todo o nosso código está disponível para download e pode ser livremente modificado e redistribuído conforme as respectivas licenças. Para instalá-lo, recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 3.36 muito em breve, e algumas já têm versões de desenvolvimento que incluem a nova versão do GNOME.

Sobre o GNOME

O Projeto GNOME é uma comunidade internacional, apoiada por uma fundação sem fins lucrativos. Visamos a excelência da experiência do usuário, com internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto: se você quiser se juntar a nós, você pode.