GNOME 3.36 inclui vários novos recursos e melhorias para aqueles que estão trabalhando com tecnologias do GNOME. Continue lendo para mais detalhes!
Flatpak é uma tecnologia para compilação e distribuição de aplicativos compatível com qualquer distribuição e ambiente. Apesar de independente do projeto GNOME, Flatpak é uma parte central dos planos de experiência do desenvolvedor do GNOME.
Durante esse ciclo de lançamento, a equipe Flatpak lançou uma nova série estável: 1.6.x. Isso introduz uma API de monitoramento de atualização disponível por meio da interface D-Bus de Portal do Flatpak. Um aplicativo pode usar esta API para monitorar atualizações, solicitando que o usuário instale a atualização e reinicie o aplicativo. Junto com a API de D-Bus, uma biblioteca chamada libportal oferece wrappers assíncronos para a maioria dos portais Flatpak, com uma API GObject familiar.
Outras melhorias no GNOME 3.36 incluem:
Adição de uma nova API GMemoryMonitor para notificar aplicativos de situações de pressão de memória usando low-memory-monitor.
Suporte à adição de sinalizadores de chamadas e tempos limites para chamadas de métodos geradas por gdbus-codegen usando os novos argumentos --glib-min-required e --glib-max-allowed.
Suporte ao descarte de funções para GSources.
Adição das APIs de conveniência g_array_steal(), g_ptr_array_steal() e g_byte_array_steal() para roubar elementos de arrays sem liberá-los.
Adição da API de conveniência g_warning_once() para imprimir um aviso somente uma vez durante o tempo de vida do processo.
Adição da API g_get_os_info() para ler do /etc/os-release (ou equivalente em outras plataformas).
Veja o arquivo NEWS para mais detalhes.
Tem algum comentário? Esbarrou em um erro? Achou as instruções não muito claras? Envie um feedback sobre essa página.