Introdução ao GNOME 3.34: “Thessaloniki”

GNOME 3.34 é a versão mais recente do GNOME 3, sendo o resultado de 6 meses de trabalho árduo pela comunidade do GNOME. Essa versão contém novos recursos importantes, assim como pequenas melhorias e correções de erros. No total, o lançamento incorpora 23929 alterações, feitas por aproximadamente 777 colaboradores.

O GNOME 3.34 recebeu o nome de “Thessaloniki” em reconhecimento à equipe de organização da GUADEC deste ano. GUADEC é a principal conferência anual do GNOME e é possível apenas graças ao trabalho fantástico dos voluntários locais. O evento deste ano ocorreu em Thessaloniki, Grécia, e foi um grande sucesso. Obrigado, Equipe de Thessaloniki!

Pastas de ícones personalizadas

No GNOME 3.34, os ícones no panorama de aplicativos podem ser agrupados em pastas. Arraste um ícone sobre o outro para criar um grupo. A remoção de todos os ícones de um grupo também removerá automaticamente o grupo. Isso facilita muito a organização dos aplicativos e mantém o panorama de aplicativos sem confusão.

O estilo visual do panorama também foi polido, incluindo o campo de entrada de pesquisa, o campo de senha de autenticação e a borda de realce da janela do panorama de atividades. Todas essas alterações dão ao ambiente GNOME uma experiência geral melhorada.

Uma melhor experiência de navegação

No Web, o navegador do GNOME, processos web ficam agora em sandboxes. Essa restrição limita o acesso de processos web apenas aos locais necessários para executar um navegador web.

Esta versão também apresenta a fixação de abas. As abas favoritas podem ser “fixadas”, salvando-as na lista de guias e persistindo-as nas sessões.

O recurso de bloqueio de propagandas foi atualizado para usar os filtros de conteúdo do WebKit. Isso resulta em uma grande melhoria de desempenho em relação à implementação anterior do bloco de anúncios.

Um fluxo de trabalho melhorado no Boxes

Boxes, o gerenciador de máquinas remotas e virtuais do GNOME, também recebeu várias melhorias nesta versão.

O fluxo de trabalho do novo assistente de máquinas foi aprimorado para ser mais intuitivo. Diálogos separados são usados ao adicionar uma conexão remota ou gerenciadores externo. Ao criar uma nova máquina virtual local, a seleção da fonte é dividida em três seções: Fontes detectadas, Downloads em destaque e Selecionar um fonte.

A Instalação Expressa do Windows agora usa uma imagem ISO do CD-ROM em vez de uma imagem de disquete de 1,44". Isso elimina dependências herdadas e configura o suporte à Instalação Expressa para versões.

As máquinas virtuais existentes agora podem ser inicializadas explicitamente a partir de uma imagem de CD/DVD anexada. Isso permite que os usuários resgatem um sistema quebrado ou simulem ambientes de inicialização dupla.

Em máquinas compatíveis, a aceleração 3D agora é uma configuração opcional nas propriedades da Máquina. Isso permite que os usuários optem pela desativação da aceleração 3D sempre que desejarem, ou somente quando necessário.

Suporte a estados salvos

Jogos, o aplicativo de jogos retrô do GNOME, agora possui suporte a vários estados salvos por jogo. Agora você pode salvar quantos snapshots de estado do jogo quiser. Estados salvos também podem ser exportados, permitindo que você os compartilhe ou os mova entre dispositivos.

Visualizações do plano de fundo

Um painel Plano de fundo redesenhado foi parar em Configurações. O novo painel mostra uma visualização do plano de fundo selecionado em uso o painel do ambiente e a tela de bloqueio. Planos de fundo personalizados podem ser adicionados através do botão Adicionar imagem….

Atualizações no Músicas

Música agora observa fontes rastreadas (como a pasta Músicas na sua pasta pessoal) em busca de arquivos novos ou alterados e será atualizada automaticamente.

Uma grande reescrita dos componentes principais chegou a esse ciclo de lançamento, resultando, entre outras coisas, em reprodução sem intervalos. Muitos álbuns devem ser ouvidos como um todo e dividi-los em faixas interrompe a reprodução. Agora, a reprodução sem intervalos permite que esses álbuns sejam ouvidos como deveriam ser ouvidos.

E, finalmente, as visualizações de álbum, artista e lista de reprodução foram atualizadas com um layout mais refinado.

E isso não é tudo…

Como de praxe, há também muitas outras pequenas melhorias neste lançamento do GNOME. Aqui estão algumas delas!

  • Vários aplicativos receberam novos ícones, incluindo Fotos, Vídeos e Tarefas.

  • O Terminal agora possui suporte a idiomas da direita para a esquerda (RTL) e bidirecionais.

  • Algumas animações no panorama foram refatoradas, resultando em carregamento e armazenamento em cache mais rápidos de ícones.

  • Arquivos agora avisa os usuários ao tentar colar um arquivo em um diretório protegido contra gravação.

  • O recurso oculto de acessibilidade Localização do ponteiro foi atualizado para funcionar nas sessões de Wayland agora. Quando o recurso está ativado, pressionar Ctrl destacará a localização do ponteiro na tela.

  • O canto do panorama de Atividades agora pode ser desabilitado definindo org.gnome.desktop.interface.enable-hot-corners para false.

  • O Configurações tem uma lista de Wi-Fi refinada que é mais fácil de ler. Seções de pesquisa agora podem ser reordenadas arrastando-as na lista. A seção Luz noturna agora foi movida para o painel Telas.

  • O Software possui uma variedade maior de aplicativos em destaque.

  • Polari agora exibe um banner que notifica o usuário quando o aplicativo está desconectado.

Obtendo o GNOME 3.34

O conjunto de programas do GNOME é software livre: todo o nosso código está disponível para download e pode ser livremente modificado e redistribuído conforme as respectivas licenças. Para instalá-lo, recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 3.34 muito em breve, e algumas já têm versões de desenvolvimento que incluem a nova versão do GNOME.

Sobre o GNOME

O Projeto GNOME é uma comunidade internacional, apoiada por uma fundação sem fins lucrativos. Focamos na excelência da experiência do usuário, com internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto: se você quiser se juntar a nós, você pode.