O que há de novo para desenvolvedores e administradores de sistema

GNOME 3.34 inclui vários novos recursos e melhorias para aqueles que estão trabalhando com tecnologias do GNOME. Continue lendo para mais detalhes!

Flatpak

Flatpak é uma tecnologia, compatível com qualquer distribuição e ambiente, para distribuição e compilação de aplicativos. Apesar de independente do projeto do GNOME, Flatpak é uma parte central dos planos de experiência do desenvolvedor do GNOME.

Durante esse ciclo de lançamento, a equipe Flatpak lançou uma nova série estável: 1.4.x. Isso introduziu um mecanismo de instalação aprimorado em todo o sistema, resultando em melhor desempenho de E/S e em um processo de instalação mais seguro.

Além disso, remotos pré-configurados agora usam arquivos .flatpakrepo comuns em vez de arquivos .conf personalizados. Isso agiliza o processo de remotos pré-configurados; agora eles são idênticos aos remotos adicionados manualmente.

Flathub, um serviço de distribuição de aplicativos do Flatpak, está crescendo sem parar. Ele agora hospeda cerca de 600 aplicativos.

Builder

O Builder , uma IDE do GNOME, continua adicionando novos recursos. Esta versão, ganhou uma série de recursos úteis.

O ambiente de desenvolvimento agora possui um inspetor D-Bus integrado. Esse inspetor pode ser aberto por meio do botão Alternar superfície (no canto superior esquerdo da janela do projeto).

O Builder pode executar um programa em um contêiner via podman desde que o podman suporte à opção --preserve-fds do exec. O programa pode ser depurado se o contêiner incluir gdb.

A integração do Git foi movida para um daemon gnome-builder-git. O daemon pode ser comunicado através do D-Bus e, em breve, oferecerá suporte a operações como push, stagin e commit.

Sysprof

O Sysprof, o utilitário de instrumentação e criação de perfil do sistema GNOME, teve um desenvolvimento significativo nesta versão. Para otimizar e simplificar o processo de criação de perfil de desempenho para desenvolvedores, o Sysprof foi integrado a várias bibliotecas da plataforma principal, incluindo GJS, GTK e Mutter.

Também foram adicionadas mais fontes de dados, incluindo um monitor de uso de energia. Por fim, a interface do usuário foi redesenhada para melhorar o fluxo de trabalho de criação de perfil.

Biblioteca de ícones

Dois novos aplicativos para ajudar desenvolvedores com ícones foram lançados.

Biblioteca de ícones pode ser usado para navegar e pesquisar ícones simbólicos. Visualização de ícones assiste designers e desenvolvedores na criação e teste de novos ícones de aplicativo sob estilos visuais diferentes. Os dois aplicativos podem ser instalados como Flatpaks e estão hospedados no Flathub.

Pango

A biblioteca de renderização de fontes Pango introduziu alguns novos recursos que facilitam a renderização de texto.

Os desenvolvedores agora têm controle mais avançado sobre suas opções de renderização de texto. Hifenização automática, espaçamento entre linhas e posicionamento de subpixel podem ser ativados ou desativados conforme desejado. Os espaços de renderização e outros caracteres “invisíveis” também podem ser ativados. E, finalmente, o acesso direto ao hb_font_t subjacente está disponível chamando pango_font_get_hb_font.

Outras melhorias

Outras melhorias no GNOME 3.34 incluem:

  • GLib tornou obsoleto o uso do utilitário gtester e seu formato de relatório de testes. A saída de TAP é agora o padrão.

  • GArray e GPtrArray introduziram algumas novas funções: g_array_copy, g_array_binary_search, g_ptr_array_copy, g_ptr_array_extend e g_ptr_array_extend_and_steal.

  • O estilo visual de GtkInfoBar foi renovado.

  • Barras de rolagem podem ser habilitadas permanentemente definindo org.gnome.desktop.interface.overlay-scrolling para false.