Introdução ao GNOME 3.28: “Chongqing”

GNOME 3.28 é a versão mais recente do GNOME 3, sendo o resultado de 6 meses de trabalho árduo pela comunidade do GNOME. Essa versão contém novos recursos importantes, assim como pequenas melhorias e correções de erros. No total, o lançamento incorpora 25832 alterações, feitas por aproximadamente 838 colaboradores.

3.28 foi chamada de “Chongqing” em reconhecimento à equipe de organização do GNOME.Asia 2017. GNOME.Asia é a reunião oficial anual do GNOME na Ásia e só é possível graças ao trabalho árduo de voluntários locais. O evento deste ano ocorreu em Chongqing, na China, e gostaríamos de agradecer a todos que contribuíram para seu sucesso.

Escolha seus favoritos

O GNOME 3.28 facilita o acompanhamento das coisas importantes para você, com dois novos recursos. No Arquivos, agora é possível sinalizar seus os arquivos e pastas com estrelas, marcando-os como favoritos. Uma vez que foram adicionados, os itens com estrela podem ser facilmente visualizados em uma localização especial que pode ser aberta a partir da barra lateral.

Os favoritos também foram adicionados ao aplicativo Contatos, onde eles aparecem no topo da lista de contatos – ótimo para contatos que você costuma retornar.

Melhorias na organização pessoal

Os aplicativos do GNOME que ajudaram na organização pessoal foram melhoradas para 3.28. Essas melhorias incluem:

  • No Relógios, agora é possível adicionar o fuso horário UTC aos horários mundiais.

  • O aplicativo Contatos agora permite classificar pelo sobrenome ou primeiro nome. Ele também possui uma nova janela de atalhos e uma série de melhorias na interface.

  • A visão por mês no Agenda foi melhorada. Os eventos são apresentados de uma maneira que é mais fácil de ler, e agora é possível expandir de forma transparente células que estão transbordando de eventos.

  • As informações meteorológicas foram adicionadas ao aplicativo Agenda, portanto, é possível ver a previsão juntamente com seus eventos.

  • Tarefas possui um design de visão de tarefas atualizado, o que facilita o reordenamento de tarefas com o arrastar e soltar. A integração com Todoist também foi melhorada.

Coisas mais bonitas

O GNOME 3.28 vem com coisas mais bonitas! Primeiro e, mais significativamente, a fonte padrão da interface do GNOME (chamada de Cantarell) sofreu uma atualização significativa. As formas de caracteres e o espaçamento foram desenvolvidos, de modo que o texto seja mais legível e atraente. Vários novos pesos também foram adicionados – leve e extra negrito – que estão sendo usados para produzir interfaces que são modernas e bonitas.

Outras coisas bonitas incluem a coleção de fundos de fundo do GNOME, que foi atualizada para incluir um lindo conjunto de fotografias e a seleção de fotos de perfil, que foi completamente atualizada com novas e atraentes imagens para escolher.

Novos recursos no Boxes

Boxes, o aplicativo GNOME para usar máquinas remotas e virtuais, tem uma série de novos recursos e aprimoramentos para o GNOME 3.28. Uma das principais novidades é o download automático de sistemas operacionais, diretamente do novo assistente de máquina. Para criar uma máquina virtual, tudo o que você precisa fazer é escolher o sistema operacional que deseja usar e o Boxes fará o resto.

A nova versão do Boxes também facilita a transferência de arquivos entre seu computador e máquinas virtuais. Para transferir arquivos, você pode arrastar e soltá-los na janela do Boxes, ou selecionar a opção Enviar arquivos e selecionar os arquivos a serem transferidos usando um seletor de arquivos. Em ambos os casos, Boxes fornece comentários sobre o progresso das transferências de arquivos, para que você saiba o tempo que eles vão levar, bem como quando terminarem.

Recursos de mídia e entretenimento

O gerenciamento de mídia e entretenimento melhoraram no GNOME 3.28. Muitas dessas mudanças estão no Fotos. Ele tem um novo recurso de importação de dispositivo, o que facilita a adição de fotos à sua coleção a partir de mídia removível, como cartões SD e unidades USB. Este recurso detecta automaticamente dispositivos que contêm novas imagens e também permite organizar novas imagens em álbuns à medida que são importados. Outras melhorias no Fotos incluem novas ferramentas de edição para sombras e realces e melhorias de desempenho.

Outras melhorias de mídia e entretenimento incluem:

  • Vídeos agora é capaz de reproduzir arquivos MJPEG.

  • No Músicas, agora é possível reordenar listas de reproduzir usando arrastar e soltar.

  • Jogos, o aplicativo GNOME para jogos de console e arcade retrô, tem um novo filtro de vídeo de CRT que faz com que os visuais do jogo pareçam estar sendo reproduzidos em uma TV antiga. Além disso, o rumble de gamepad agora funcionará em muitos casos.

Teclado virtual completamento novo

O teclado virtual do GNOME foi completamente reescrito para 3.28 e é muito mais fácil de usar do que a versão anterior. O novo teclado se ativa automaticamente quando uma área de texto é selecionada e a exibição é deslocada para garantir que a área de texto esteja visível durante a digitação. Há suporte a uma variedade de layouts para diferentes localidades (“locales”).

Conhecendo o Uso

Uso é um novo aplicativo GNOME que está sendo introduzido em 3.28 para um acesso antecipado para teste. O novo aplicativo foi projetado para facilitar o diagnóstico e a resolução de problemas de desempenho e capacidade. A versão inicial inclui recursos para examinar o consumo de CPU e memória. As áreas problemáticas são destacadas, tornando rápido e fácil identificar a fonte de problemas.

O acesso antecipado ao Uso também permite que o uso do disco seja examinado. A interface para isso destaca fontes comuns de uso de disco que podem ser limpas, como o lixo e arquivos temporários.

Mais recursos do Uso estão planejados para o futuro, incluindo a capacidade de investigar a rede, energia e uso de dados.

Suporte estendido de dispositivos

A versão mais recente do GNOME vem com suporte estendido de dispositivos. Mais significativamente, o GNOME 3.28 vem com o suporte integrado a Thunderbolt 3. Isso inclui verificações de segurança projetadas para evitar o roubo de dados através de conexões não autorizadas de Thunderbolt 3. O feedback também é mostrado na barra superior, para indicar quando o Thunderbolt 3 está ativo e quando uma conexão está sendo estabelecida.

Outras melhorias de dispositivo incluem:

  • Todos os touchpads agora usam um gesto para clique secundário (o equivalente ao clique direito no mouse) por padrão. Para usar o gesto, mantenha um dedo em contato com o touchpad e toque com outro dedo. Em muitos casos, isso substitui as áreas de toque do touchpad como o método de clique secundário padrão. A escolha entre os dois comportamentos está disponível no aplicativo Ajustes.

  • Agora, informações são mostradas sobre o nível de energia dos dispositivos Bluetooth Low Energy (LE) conectados. O nível de bateria desses dispositivos agora é exibido nas configurações Energia, e uma notificação avisará se eles estão com pouca energia.

E isso não é tudo…

Como de praxe, há também muitas outras pequenas melhorias neste lançamento do GNOME. Aqui estão algumas delas!

  • As categorias de aplicativos em Software têm um novo visual e permitem classificar aplicativos por classificação ou por nome.

  • Também no Software, a caixa de diálogo Fontes de programas foi melhorada e renomeada para Repositórios de programas. A nova versão fornece uma visão mais confiável e transparente dos seus repositórios de programas. Também permite habilitar, desabilitar e remover cada um.

  • Fontes, o visualizador de fonte GNOME, agora permite ver informações adicionais sobre cada fonte no sistema, incluindo o estilo, a versão, os direitos autorais e os recursos de layout.

  • As fontes variáveis são um novo tipo de fonte que permite que o peso seja configurado dinamicamente, em vez de ter pesos predefinidos como negrito ou extra negrito. O seletor de fontes do GNOME agora oferece suporte a essas fontes e permite que você ajuste suas propriedades ao selecionar uma fonte. O seletor de fontes também possui uma lista aprimorada e agora permite pesquisar por fontes por nome.

  • Quando você clica em um lugar em Mapas, uma imagem dele agora é mostrada, se estiver disponível no Wikipédia.

  • O Terminal possui uma lista de melhorias, incluindo uma janela de preferências redesenhada, que combina as janelas Preferências e Preferências de perfil, previamente separadas. Outros aprimoramentos incluem suporte para sublinhados duplos, ondulados e coloridos, texto intermitente e opções para alterar o espaçamento entre linhas e letras.

  • As datas em bielorrusso, croata, tcheco, grego, lituano, polonês, russo e ucraniano agora são exibidas na forma gramatical correta.

  • dconf-editor teve algumas grandes mudanças, com um novo layout para listas e resultados de pesquisa, bem como melhorias técnicas internas.

  • Quando Configurações é iniciado, ele mostra o último painel de configurações mostrado, o que reduz a quantidade de trabalho se você muda frequentemente as mesmas configurações.

Obtendo o GNOME 3.28

O conjunto de softwares do GNOME é software livre: todo o nosso código está disponível para download e pode ser livremente modificado e redistribuído. Para instalá-lo, recomendamos que você espere pelos pacotes oficiais fornecidos pelo seu fornecedor ou distribuição. Distribuições populares disponibilizarão o GNOME 3.28 muito em breve, e algumas já têm versões de desenvolvimento que incluem a nova versão do GNOME.

Sobre o GNOME

O Projeto GNOME é uma comunidade internacional, apoiada por uma fundação sem fins lucrativos. Focamos na excelência da experiência do usuário, com internacionalização e acessibilidade de primeira classe. GNOME é um projeto livre e aberto: se você quiser se juntar a nós, você pode.