O que há de novo para desenvolvedores e administradores de sistema

GNOME 3.28 inclui vários novos recursos e melhorias para aqueles que estão trabalhando com tecnologias do GNOME. Continue lendo para mais detalhes!

Builder

A versão 3.28 do Builder inclui alguns novos recursos úteis, refinamentos importantes e melhorias de confiabilidade significativas.

A barra lateral de navegação teve várias melhorias. A árvore de arquivos agora é monitorada em tempo real, de modo que as alterações de arquivos sejam imediatamente refletidas na barra lateral. Também é possível mover arquivos usando arrastar e soltar, e o status de Git é mostrado, então é fácil ver quais arquivos foram alterados.

O suporte a Flatpak do Builder também foi melhorado para 3.28. O feedback de progresso agora é mostrado ao compilar, agora há suporte às extensões SDK e o flatpak-builder está incluído como parte do flatpak do Builder, de modo que ele não precisa ser instalado separadamente.

Diversas outras melhorias neste lançamento incluem:

  • As informações de progresso foram melhoradas no painel de compilação. Ele agora mostra todas as etapas no processo de compilação e qual o ponto em que a compilação atual atingiu.

  • O arraste de três dedos pode agora ser usado para mover as páginas para a esquerda ou para a direita.

  • O Builder tenta evitar a compilação de projetos imediatamente após a abertura e não atualiza automaticamente as dependências após o carregamento.

  • Os terminais agora mostram a saída de texto a cores.

  • Os arquivos podem ser soltados na janela do editor para abri-los no Builder.

  • O Builder agora facilita a contribuição para aplicativos existentes do GNOME, com uma seleção de aplicativos de recursos que podem ser selecionados de uma tela de seleção de projeto.

  • Novos modelos de projetos agora estão incluídos, incluindo um aplicativo de Gtk# baseado no Mono.

Finalmente, a versão mais recente do Builder vem apresenta acesso antecipado a um novo recurso de teste de unidade. Isso está sendo lançado para testes iniciais, e melhorias são planejadas.

Flatpak

Flatpak é a nova tecnologia, compatível com qualquer distribuição e ambiente, para distribuição e compilação de aplicativos. Apesar de independente do projeto do GNOME, Flatpak é uma parte central dos planos de experiência do desenvolvedor do GNOME.

A Flatpak fez progressos significativos desde a última versão do GNOME, com um total de 17 lançamentos próprios. Estes incluíram uma nova série estável de 0.10.x, que incorpora os aprimoramentos no ramo 0.9.x. Muitas das melhorias se concentraram na confiabilidade, desempenho e qualidade geral.

Novos recursos incluem tratamento de temas GTK+, bem como suporte a configuração de idioma, o que garante que as traduções de aplicativos são automaticamente instalados quando solicitado.

A interface de linha de comando do Flatpak teve muitas melhorias, incluindo:

  • Completamento por tab melhorado.

  • Um novo comando search, que retorna aplicativos correspondentes de todos seus remotos.

  • O comandos agora são automaticamente executados por usuário, se eles usamo um remoto por usuário.

  • O comando update agora atualiza flatpaks que foram instalados por usuário e para todo sistema.

  • install agora tem uma nova opção --reinstall, que remove a versão previamente instalada antes de instalar uma nova – útil quando se está instalando uma nova versão de um fonte diferente.

  • O novo comando remote-info permite visualizar informações sobre aplicativos que estão em remotos. A opção --log mostra o histórico do aplicativo e pode ser usada em combinação com update --commit para reverter para uma versão anterior.

Finalmente, progresso significativo foi feito no Flathub, o serviço de distribuição de novos aplicativos do Flatpak.

Outras melhorias

Outras melhorias no GNOME 3.28 incluem:

  • GJS agora tem um perfilador, possibilitando identificar onde aplicativos GJS gastam seu tempo de execução.

  • PyGObject agora está disponível no PyPI e pode ser instalado com pip.

  • A versão mais recente do WebKitGTK+, 2.20, compila aproximadamente duas vezes mais rápida que antes.