Visão geral de um terminal

O Terminal é um programa de terminal para o GNOME. Os próximos termos e suas descrições vão lhe ajudar a se familiarizar com o Terminal e seus recursos.

Um terminal

Um terminal é um ponto de entrada de texto em um computador que também é chamado de “Command Line Interface” (CLI).

Terminais físicos

IBM 3270, VT100 e muitos outros são terminais que não são mais produzidos como dispositivos físicos. Para emular estes terminais, existem os emuladores.

Emuladores de terminal

Emulação é a capacidade de um programa imitar outro programa ou dispositivo.

Um emulador de terminal, também chamado de “tty”, é um programa que emula um terminal em computadores modernos que usam interfaces gráficas de usuário e fornecem acesso interativo para aplicativos que são executados somente em ambientes de linha de comando. Esses aplicativos podem estar executando na mesma máquina ou em outra via telnet, ssh ou dial-up.

VTE

O “Virtual Terminal Environment” (VTE) é um emulador de terminal que emula um terminal de texto num ambiente de interface gráfica do usuário (GUI). O Terminal é em grande parte baseado no VTE. O VTE tem componentes que implementam um emulador de terminal totalmente funcional.

Shell

Um shell é um programa que fornece interface para invocar ou “lançar” comandos ou programas dentro de um terminal. Ele também permite que você visualize e navegue pelo conteúdo de diretórios. Shells populares incluem: bash, zsh e fish.

Sequências de escape

Uma sequência de escape é uma série de caracteres usados para mudar o significado dos dados em um terminal. Sequências de escape são usadas quando um computador tem apenas um único canal para enviar e receber informações. Sequências de escape são usadas para distinguir se os dados enviados são comandos a executar ou informação a armazenar e exibir.

Prompt

Um prompt também é chamado de prompt de comando. É uma sequência de caracteres usados no ambiente de linha de comando para indicar que o shell está pronto para aceitar comandos.

Um prompt geralmente termina com os caracteres $, %, # ou > e inclui informações sobre o caminho do diretório de trabalho atual. Em sistemas baseados em Unix, é comum o prompt terminar com os caracteres $ ou # dependendo da função do usuário, ou em # para o superusuário (também chamado de root).

Comando

Uma entrada feita no prompt para ser executada é chamado de comando. Ele é uma combinação do nome do programa com quaisquer outros parâmetros adicionais transmitidos como argumentos para alterar a execução do programa.