Outras pessoas não conseguem reproduzir os vídeos que eu fiz

Se você fez um vídeo no seu computador Linux e o enviou para alguém usando Windows ou Mac OS, você pode acabar descobrindo que essa pessoa tem problemas em reproduzir o vídeo.

Para ser capaz de ver seu vídeo, a pessoa a quem você o enviou deve ter os codecs corretos instalados. Um codec é um programa que sabe como pegar o vídeo e exibi-lo na tela. Existem muitos formatos diferentes de vídeo, e cada um exige um codec diferente para reproduzi-lo. Você pode conferir qual é o formato do seu vídeo assim:

  • Abra Arquivos no panorama de Atividades.

  • Clique com o botão direito no arquivo de vídeo e selecione Propriedades.

  • Vá para a aba Áudio/vídeo ou Vídeo e veja qual Codec está listado em Vídeo e Áudio (se o vídeo também possuir áudio).

Pergunte à pessoa com problemas na reprodução se ela tem o codec correto instalado. Ela pode achar útil buscar na Internet pelo nome do codec mais o nome do aplicativo de vídeo dele. Por exemplo, se seu vídeo usa o formato Theora, e você tem um amigo que usa Windows Media Player para tentar assisti-lo, busque por “theora windows media player”. É bem comum você ser capaz de baixar o codec correto de graça se ele não estiver instalado.

Se não conseguir encontrar o codec correto, experimente o Reprodutor de Mídias VLC. Ele funciona no Windows, Mac OS e Linux, além de oferecer suporte a muitos formatos de vídeo. Não obtendo sucesso, tente converter seu vídeo para um formato diferente. A maioria dos editores de vídeo é capaz disso, e aplicativos específicos para conversão de vídeo estão disponíveis. Verifique o aplicativo instalador de programas para ver o que há disponível.

Existem alguns poucos problemas que poderiam impedir alguém de reproduzir seu vídeo. O vídeo pode ter sido danificado no envio para eles (às vezes, arquivos grandes não são copiados perfeitamente), eles poderiam ter problemas com o aplicativo deles ou o vídeo pode não ter sido criado apropriadamente (teriam ocorrido alguns erros quando você o salvou).