Como funcionam os privilégios administrativos?

Assim como os arquivos que você cria, seu computador também tem uma quantidade de arquivos que são necessários pelo sistema para seu funcionamento adequado. Se esses arquivos de sistema importantes forem alterados incorretamente, eles podem fazer com que várias coisas deixem de funcionar e, por isso, eles são protegidos contra alterações, por padrão. Certos aplicativos também modificam partes importantes do sistema e, assim, também são protegidos.

A forma como eles são protegidos é permitindo que apenas usuários com privilégios administrativos alterem os arquivos ou usem os aplicativos. No uso diário, você não precisará alterar quaisquer arquivos de sistema ou usar esses aplicativos, então, por padrão, você não tem privilégios administrativos.

Em alguns casos, é necessário usar esses aplicativos. Nesses casos, você pode conseguir privilégios administrativos temporariamente para que seja capaz de fazer as alterações desejadas. Se um aplicativo precisa desses privilégios, ele lhe pedirá uma senha. Por exemplo, se quiser instalar algum aplicativo novo, o instalador de programas (ou gerenciador de pacotes) será solicitada a sua senha de administrador para que possa adicionar o novo aplicativo ao sistema. Uma vez que ele tenha terminado, seus privilégios administrativos serão retirados novamente.

Os privilégios administrativos estão associados a sua conta de usuário. Usuários Administrador têm esses privilégios, enquanto usuários Padrão não têm. Sem esses privilégios, você não será capaz de instalar programas. Algumas contas de usuários (por exemplo, a conta “root”) têm esses privilégios de forma permanente. Você não deveria usar tais privilégios a toda hora, porque poderia acidentalmente alterar alguma coisa que você não tinha intenção (como, excluir um arquivo crítico para o sistema, por exemplo).

Em resumo, os privilégios administrativos lhe permitem alterar partes importantes do seu sistema quando necessário, mas também evita que faça algo acidentalmente.

O que significa “superusuário”?

Um usuário com privilégios administrativos às vezes é chamado de superusuário. Isso porque ele tem mais privilégios que os usuários normais. Você pode ver pessoas discutindo sobre coisas como su e sudo; são programas para lhe dar privilégios de “superusuário” (administrativos) temporariamente.

Por que os privilégios administrativos são úteis?

Exigir que os usuários tenham privilégios administrativos antes de importantes alterações do sistema serem feitas é útil porque ajuda a impedir que seu sistema se quebre (deixe de funcionar adequadamente), intencionalmente ou não.

Se você tem tais privilégios o tempo todo, pode acidentalmente alterar um arquivo importante ou executar um aplicativo que altera algo importante por engano. Obter os privilégios administrativos apenas temporariamente, quando precisar deles, reduz o risco desses enganos acontecerem.

Somente alguns usuários de confiança deveriam ter permissão a tais privilégios. Isso evita que outros usuários baguncem o seu computador e façam coisas como desinstalar aplicativos que você precisa, instalar aplicativos que você não queira ou alterar arquivos importantes. Isso é útil do ponto de vista da segurança.