Meu computador não está ligando

Há vários motivos pelos quais seu computador não está ligando. Esse tópico fornece uma visão geral de alguns dos possíveis motivos.

Computador não conectado, bateria vazia ou cabo mal conectado

Certifique-se de que os cabos de energia do computador estejam conectados firmemente, e as tomadas de energia estejam ligadas. Certifique-se, também, de que o monitor esteja conectado e ligado. Se você tem um notebook, conecte o cabo de carregamento (no caso dele estar sem bateria). Você também pode querer conferir que a bateria esteja encaixada corretamente no lugar (verifique embaixo do notebook), se for removível.

Problema com o hardware do computador

Um componente de seu computador pode estar quebrado ou não funcionando adequadamente. Se esse for o caso, você precisará consertar o computador. Falhas comuns incluem uma unidade de fonte de alimentação quebrada, componentes incorretamente montados (tais como memória ou RAM) e placa-mãe defeituosa.

O computador soa e, então, desliga

Se o computador bipa várias vezes quando você o liga e desliga (ou falha em inicializar), este pode ser um indício que ele detectou um problema. Esses bipes são, algumas vezes, referidos como códigos sonoros, e o padrão de bipes tem a intenção de dizer a você qual é o problema do computador. Fabricantes diferentes usam códigos sonoros diferentes, então você terá que consultar o manual da placa-mãe de seu computador, ou leve seu computador para conserto.

As ventoinhas do computador estão girando, mas nada aparece na tela

A primeira coisa para conferir é que seu monitor esteja conectado e ligado.

Esse problema também poderia ocorrer por causa de defeito de hardware. As ventoinhas podem ligar quando você pressiona o botão de energia, mas outras partes essenciais do computador podem falhar em ligar. Neste caso, leve seu computador para conserto.