A ventoinha do notebook está sempre quente

Se a ventoinha de resfriamento (vulgarmente chamada de “cooler”) está sempre fazendo barulho por estar rápida demais, pode ser que os controles do sistema de resfriamento do seu notebook não possuam suporte muito bom no Linux. Alguns notebooks precisam de software extra para controlar suas ventoinhas de resfriamento de forma eficiente, mas esse software pode não estar instalado (ou não estar disponível no Linux) e, portanto, as ventoinhas ficam funcionando em alta velocidade todo o tempo.

Se este for o seu caso, você pode ter que alterar algumas configurações ou instalar softwares extras que permitem controle completo da ventoinha. Por exemplo, vaiofand pode ser instalado para controlar as ventoinhas de alguns notebooks Sony VAIO. Instalar esse software é um processo bem técnico, que é altamente dependente da marca e modelo do notebook, de forma que você pode preferir buscar informações específicas sobre como fazê-lo para seu computador.

Também é possível que seu notebook simplesmente produza muito calor. Isso não necessariamente significa que ele está sobreaquecendo; ele pode apenas precisar que a ventoinha funcione em alta velocidade todo o tempo para deixá-lo na temperatura adequada. Se esse é o caso, você tem poucas opções senão deixar a ventoinha funcionar em alta velocidade todo o tempo. Em alguns casos, você pode comprar acessórios adicionais para resfriamento de seu notebook.