Fazendo melhor uso da bateria de seu notebook

Na medida em que baterias de notebooks envelhecem, elas pioram em termos de armazenamento de carga, e sua capacidade decresce gradualmente. Há algumas poucas técnicas que você pode usar para prolongar o tempo de vida útil da bateria, apesar de que você não deve esperar grandes diferenças.

  • Não deixe a bateria acabar por completo. Sempre recarregue-a antes de ficar muito baixa, apesar de que a maioria das baterias possuem “safeguards” embutidos para evitar que a ela atinja um nível muito baixo. Recarregar quando ela estiver apenas parcialmente descarregada é mais eficiente, mas recarregar quando ela está um pouco descarregada é pior para a bateria.

  • O calor tem um efeito prejudicial na eficiência da carga da bateria. Não deixe a bateria ficar mais quente do que ela tem.

  • Baterias envelhecem mesmo se você deixá-las guardadas. Há pouca vantagem em comprar uma bateria reserva ao mesmo tempo que você obtém a original — sempre compre reservas quando você precisa delas.

Essa sugestão se aplica especificamente a baterias de íon de lítio (Li-Ion), que é o tipo mais comum. Outros tipos de bateria podem se beneficiar de um tratamento diferente.