O que é um endereço IP?

“Endereço IP” significa endereço de protocolo de Internet, e cada dispositivo que está conectado a uma rede (como a Internet) possui um.

Um endereço IP é similar a seu número de telefone. Seu número de telefone é um conjunto único de números que identifica seu telefone, de forma que outras pessoas possam ligar para você. Da mesma forma, um endereço IP é um conjunto único de números que identifica seu computador, de forma que ele possa enviar e receber dados com outros computadores.

Atualmente, a maioria dos endereços IP consistem em quatro conjuntos de números, cada um separado por um ponto. 192.168.1.42 é um exemplo de endereço IP.

Um endereço IP pode ser tanto dinâmico ou estático. Endereços IP dinâmicos são temporariamente atribuídos cada vez que seu computador se conectar a uma rede. Endereços IP estáticos são fixados e não mudam. Endereços IP dinâmicos são mais comuns do que endereços estáticos — estes normalmente são usados apenas em casos especial como, por exemplo, na administração de um servidor.