Mantendo-se seguro na Internet

Um possível motivo para você estar usando Linux é a segurança robusta pela qual é conhecido. Um motivo para o Linux ser relativamente seguro contra malware e vírus decorre do baixo número de pessoas que o usa. Vírus são direcionados para sistemas operacionais populares, como o Windows, que possuem uma base de usuários muito grande. O Linux também é muito seguro por causa da sua natureza de código aberto, o que permite a “experts” modificar e melhorar os recursos de segurança incluídos em cada distribuição.

Apesar das medidas tomadas para assegurar que sua instalação seja segura, há sempre vulnerabilidades. Como um usuário médio, você pode ainda pode estar suscetível a:

Para se manter seguro on-line, tenha em mente as seguintes dicas:

  • Seja cauteloso com e-mails, anexos ou links que foram enviados por pessoas que você não conhece.

  • Se uma oferta de um site é boa demais para ser verdade, ou solicita informações sensíveis que parecem desnecessárias, então pensem duas vezes sobre que informação você está enviando e as potenciais consequências se tal informações for comprometida por ladrões de identidade ou outros criminosos.

  • Tenha cuidado ao fornecer permissões com nível de administrador a quaisquer aplicativos, especialmente aqueles que você nunca usou antes ou que não são muito conhecidos. Fornecer permissões com nível de administrador para qualquer um ou qualquer coisa coloca seu computador em alto risco a exploração.

  • Certifique-se de que você está executando apenas serviços necessários de acesso remoto. Ter SSH ou VNC em execução pode ser útil, mas também deixa seu computador aberto para intrusão se não estiver adequadamente seguro. Considere usar um firewall para ajudar a proteger seu computador de intrusões.