Clicando e movendo o ponteiro do mouse usando o teclado

Se você tiver dificuldades em usar um mouse ou outro dispositivo de ponteiro, você pode controlar o ponteiro do mouse usando o teclado numérico. Este recurso é chamado de teclas do mouse.

  1. Abra o panorama de Atividades e comece a digitar Acessibilidade.

    Você pode acessar o panorama de Atividades ao pressioná-lo, movendo o ponteiro do seu mouse para o canto superior esquerdo da tela, usando Ctrl+Alt+Tab seguido por Enter ou usando a tecla Super.

  2. Clique em Acessibilidade para abrir o painel.

  3. Use as teclas de seta para cima e para baixo para selecionar Teclas do mouse na seção Apontando & clicando e, então, pressionar Enter para alternar Teclas do mouse para ligado.

  4. Certifique-se de que o Num Lock está ativado. Agora, você poderá mover o ponteiro do mouse usando o teclado.

O teclado numérico é um conjunto de botões numéricos no seu teclado, normalmente posicionados em uma grade quadricular. Se você tem um teclado sem um teclado numérico (como em um teclado de notebook), você pode ter que pressionar a tecla de função (Fn) e usar outras teclas do seu teclado como se fosse um teclado numérico. Se você usa este recurso com muita frequência em um notebook, você pode comprar teclados numéricos externo por Bluetooth ou USB.

Cada número no teclado numérico corresponde a uma direção. Por exemplo, ao pressionar 8 o ponteiro é movido para cima, enquanto a tecla 2, para baixo. Pressione a tecla 5 para clicar uma vez com o mouse ou pressione-o rapidamente duas vezes para realizar o clique duplo.

A maioria dos teclados possuem uma tecla especial que permite que você execute o clique com botão direito, algumas vezes chamado de tecla de Menu. Porém, observe que esta tecla responde à janela onde estiver o foco do seu teclado, e não onde o ponteiro do mouse estiver. Veja Simulando o clique com o botão direito do mouse para informações sobre como executar o clique com o botão direito mantendo pressionado o 5 ou o botão da esquerda do mouse.

Se você deseja usar o teclado para digitar números enquanto as teclas do mouse estiverem habilitadas, ative Num Lock. Porém, o mouse não pode ser controlado com o teclado quando o Num Lock estiver ativado.

As teclas numéricas normais, em uma linha no topo do teclado, não vão controlar o ponteiro do mouse. Apenas as teclas do teclado numérico podem ser usadas.