Abrindo aplicativos para dispositivos e discos

Você pode ter um aplicativo sendo iniciado automaticamente quando você conecta um dispositivo ou insere um disco ou cartão de memória. Por exemplo, você pode querer que seu organizador de fotografias seja iniciado quando você conectar uma câmera digital. É também possível desativar esse recurso, para que nada aconteça quando você plugar alguma coisa ao computador.

Para decidir que aplicativos deveriam ser executados quando você pluga vários dispositivos:

  1. Open the Activities overview and start typing Removable Media.

  2. Clique em Mídia removível.

  3. Localize o tipo de dispositivo ou de mídia desejados, e então escolha um aplicativo ou ação para aquele tipo de mídia. Veja abaixo uma descrição dos diferentes tipos de dispositivos e mídias.

    Em vez de iniciar um aplicativo, você também pode defini-lo de forma que o dispositivo seja mostrado no gerenciador de arquivos, com a opção Abrir pasta. Nessa situação, você será perguntado o que deseja fazer ou nada acontecerá automaticamente.

  4. Se você não vir o tipo de dispositivo ou mídia que queira mudar na lista (como discos Blu-ray ou leitores de livro eletrônico), clique em Outras mídias… para ver uma lista mais detalhada de dispositivos. Selecione o tipo de dispositivo ou mídia a partir da lista suspensa Tipo e o aplicativo ou ação na lista suspensa Ação.

If you do not want any applications to be opened automatically, whatever you plug in, select Never prompt or start programs on media insertion at the bottom of the Removable Media window.

Tipos de mídias e dispositivos

Discos de áudio

Escolha seu aplicativo de música favorito ou extrator de áudio de CD para manipular CDs de áudio. Se você usa DVDs de áudio (DVD-A), selecione como abri-los em Outras mídias…. Se você abrir um disco de áudio no gerenciador de arquivos, as trilhas aparecerão como arquivos WAV, que você pode reproduzir em qualquer aplicativo de reprodução de áudio.

Discos de vídeo

Escolha seu aplicativo de vídeo favorito para lidar com DVDs de vídeo. Use o botão Outras mídias… para definir um aplicativo para Blu-ray, HD DVD, video CD (VCD) e super video CD (SVCD). Se DVDs ou outros discos de vídeo não funcionam corretamente quando você os insere, veja Por que os DVDs não tocam?.

Discos vazios

Use o botão Outras mídias… para selecionar um aplicativo de gravação de disco para CDs, DVDs, discos Blu-ray e HD-DVDs vazios.

Câmeras e fotos

Use a lista suspensa Fotos para escolher o aplicativo de gerenciamento de fotos a ser executado quando você conectar sua câmera digital a seu computador ou quando você inserir um cartão de memória de uma câmera, como cartões CF, SD, MMC ou MS. Você também pode simplesmente navegar pelas suas fotos usando o gerenciador de arquivos.

Em Outras mídias…, você pode selecionar um aplicativo para abrir CDs de imagens da Kodak, como aqueles que você pode ter feito em uma loja. Eles são CDs de dados normais com imagens JPEG em uma pasta chamada Imagens.

Reprodutores de música

Escolha um aplicativo para gerenciar o repertório musical do seu reprodutor de música portátil, ou gerencie os arquivos você mesmo usando o gerenciador de arquivos.

Leitores de livros eletrônicos

Use o botão Outras mídias… para escolher um aplicativo para gerenciar livros no seu leitor de e-books ou gerencie esses arquivos você mesmo usando o gerenciador de arquivos.

Software

Alguns discos e mídias removíveis contêm programas que supostamente deveriam ser executados automaticamente quando a mídia é inserida. Use a opção Software para controlar o que fazer quando uma mídia com um programa de execução automática for inserida. Sempre se pedirá uma confirmação antes de um programa ser executado.

Nunca execute programas contidos em mídias em que você não confia.