O que é um espaço de cores?

Um espaço de cores é uma faixa definida de cores. Alguns bem conhecidos são sRGB, AdobeRGB e ProPhotoRGB.

A visão humana não é um simples sensor RGB, mas podemos nos aproximar de como os olhos reagem com um diagrama de cromaticidade do CIE de 1931, que mostra a resposta visual humana com o formato de uma ferradura. Você pode notar que, na visão humana, existem muito mais tons de verde detectados que de azul ou vermelho. Com um espaço de cores tricromático como o RGB, nós representamos as cores no computador usando três valores, o que restringe à codificação de um triângulo de cores.

Usar modelos como um diagrama de cromaticidade CIE de 1931 é uma enorme simplificação da visão humana e gama de cores reais são expressas por cascos tridimensionais em vez de projeções 2D. Essas projeções bidimensionais de uma forma 3D às vezes são enganosas. Assim, se quiser ver o casco 3D, use o aplicativo gcm-viewer.

sRGB, AdobeRGB e ProPhotoRGB representados por triângulos brancos

Primeiro, olhando para o sRGB, que é o menor espaço e o que pode codificar a menor quantidade de cores. É uma aproximação de um monitor de tubo CRT de 10 anos atrás; monitores mais modernos podem exibir facilmente mais cores que isso. sRGB é um padrão de menor denominador comum e é usado em um grande número de aplicativos (inclusive a Internet).

AdobeRGB costuma ser usado como um espaço de edição. Ele pode representar mais cores que o sRGB, o que significa que ele pode alterar cores em uma fotografia sem se preocupar muito se as cores mais vívidas serão cortadas ou os pretos destruídos.

ProPhoto o maior espaço disponível e é frequentemente usado para arquivamento de documentos. Ele consegue codificar quase que toda a faixa de cores detectadas pelo olho humano e até mesmo codificar cores que o olho não consegue detectar!

Mas, se ProPhoto é de fato melhor, por que nós não usamos ele para tudo? A resposta tem a ver com a quantização. Se você tem somente 8 bits (256 níveis) para codificar cada canal, então uma faixa maior terá passos maiores entre cada valor.

Passos maiores significam um erro maior entre a cor capturada e a cor armazenada, e isso é um grande problemas para algumas cores. Acontece que algumas cores chaves, como os tons de pele, são muito importantes, e mesmo pequenos erros farão com que observadores não treinados notem que algo está errado na fotografia.

Claro, usar uma imagem de 16 bits vai gerar muito mais passos e um erro de quantização muito menor, mas isso duplica o tamanho de cada arquivo de imagem. A maioria do conteúdo em existência hoje é em 8bpp, isto é, 8 bits por pixel.

O gerenciamento de cores é um processo de converter de um espaço de cores para outro, em que um espaço de cores pode ser um bem conhecido como o sRGB ou um personalizado como o perfil do seu monitor ou o da sua impressora.