A forma mais fácil de fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos e das suas configurações é deixar um aplicativo especializado gerenciar esse processo para você. Há uma boa diversidade de aplicativos de cópias de segurança disponíveis; por exemplo, o Déjà Dup.
A ajuda do seu aplicativo escolhido irá guiá-lo sobre como configurar suas preferências para as cópias, e também como restaurar seus dados.
Uma opção alternativa é copiar seus arquivos para um local seguro, como um disco rígido externo, outro computador da rede ou um dispositivo USB. Seus arquivos pessoais e suas configurações normalmente ficam na pasta pessoal, então você pode copiá-los de lá.
A quantidade de dados que você pode fazer cópia de segurança é limitada ao tamanho do dispositivo de armazenamento. Se você tiver espaço no seu dispositivo de segurança, é melhor fazer a cópia de toda a pasta pessoal, com as seguintes exceções:
Arquivos que já possuem cópias de segurança em outro lugar, como em um CD, DVD ou outra mídia removível.
Arquivos que você possa recriar facilmente. Por exemplo, se você for um programador, você não tem que fazer cópia de segurança dos arquivos que são produzidos quando você compila seus programas. Em vez disso, apenas se certifique de que os arquivos fontes originais sejam copiados.
Quaisquer arquivos na pasta Lixeira. Sua pasta Lixeira pode ser localizada em ~/.local/share/Trash.
Tem algum comentário? Esbarrou em um erro? Achou as instruções não muito claras? Envie um feedback sobre essa página.