Instalando um perfil ICC no Microsoft Windows

O método para atribuir o perfil a um dispositivo e ainda utilizar curvas de calibração incorporadas é diferente para cada versão do Microsoft Windows.

Windows XP

Dê um clique com o botão direito do mouse no perfil no Windows Explorer e clique em Instalar perfil. Isto faz com que o perfil seja copiado automaticamente para a pasta correta.

Então abra o Centro de controle ▸ Cor e adicione o perfil ao dispositivo.

Se você está substituindo um perfil já existente no Windows XP, o atalho acima não irá funcionar. Os perfis precisam ser copiados manualmente para C:\Windows\system32\spool\drivers\color, para que o perfil original seja substituído. (Nota do tradutor: Caso sua instalação do Windows não esteja na unidade C:\, substitua pela letra correta da sua unidade de sistema, ex: D:\, E:\, etc...)

O Windows XP precisa de um programa a ser executado na inicialização de programas para copiar o perfil de curvas de calibração para a placa de vídeo. Isto pode ser feito usando o aplicativo Adobe Gamma, LUT Loader ou usando o Miniaplicativo "Cores" do Painel de Controle, gratuito da Microsoft. Ao utilizar o último, adiciona-se um novo ítem Cores ao painel de controle e permite que as curvas de calibração do perfil padrão sejam facilmente definidas a cada inicialização.

Windows Vista

Por engano, o Microsoft Windows Vista remove as curvas de calibração de vídeo do LUT após fazer logon, suspender e quando a tela de UAC aparece. Isto significa que você precisa recarregar manualmente o perfil ICC de curvas de calibração. Se você está usando perfis com curvas de calibração incorporadas, você precisa ser bem cuidadoso para que o estado de calibração não seja apagado.

Windows 7

O WIndows 7 suporta um esquema parecido com o Linux, estes perfis podem ser instalados em todo o sistema ou especificamente para o usuário. Contudo, eles são armazenados no mesmo local. Clique com o botão direito sob o perfil no Windows Explorer e clique em Instalar perfil ou copie o perfil .icc para C:\Windows\system32\spool\drivers\color. Nota do tradutor: Caso seu Windows não esteja em C:\, basta substituir pela letra correta de sua unidade de sistema.

Abra o Centro de controle ▸ Gerenciamento de cores e então adicione o perfil ao sistema, clicando no botão Adicionar. Clique na aba Avançado e procure por Calibragem de vídeo. O carregamento da curva de calibração é ativado pela caixa de seleção Usar a calibragem de vídeo do Windows, porém ela não é sensível. Ela pode ser ativada ao clicar em Alterar configurações do sistema e então retornar a aba Avançado e por fim clicar na caixa de seleção.

Feche a janela de diálogo e clique em Recarregar calibragens atuais para definir as curvas de gama. Agora, as curvas de calibração do perfil foram ajustadas para cada inicialização.