Substituindo texto

A editar de textos pode consumir muito tempo. Para poupar tempo, o gedit inclui a função Substituir que pode ajudá-lo a localizar e substituir partes do texto.

Substituindo texto no gedit

  1. Abra a ferramenta Localizar e substituir clicando no botão do Menu ▸ Localizar e substituir… ou pressione as teclas Ctrl+H.

  2. Digite o texto que você deseja substituir no campo Pesquisar.

  3. Digite o texto substituto novo no campo Substituir por:.

  4. Uma vez que tenha inserido o texto original e texto substituto, você pode adicionar parâmetros extras à pesquisa. Você também pode escolher o que você deseja substituir:

    • Para substituir apenas a próxima ocorrência, clique em Substituir.

    • Para substituir todas as ocorrências do texto por todo documento, clique no botão Substituir todas.

Use a função Substituir todas com cuidado. Substituir todas funciona sobre a totalidade do seu arquivo de texto, e não permite que você para destacar partes do texto onde a função de substituir serão executadas.

Mais opções

Se você quiser, você pode adicionar alguns parâmetros extras à sua pesquisa:

Diferenciando maiúsculas de minúsculas

A opção Diferenciar maiúsculas/minúsculas permite se você deseja que sua pesquisa diferencie caracteres maiúsculos de minúsculos. Se essa opção é selecionada, pesquisas diferenciarão. Do contrário, as pesquisas não diferenciarão.

Coincidindo apenas com palavra completa

Use esta opção para procurar uma palavra específica, sem incluir fragmentos de outras palavras. Por exemplo, se você procurou pela palavra "and" com esta opção selecionada, a palavra "and" coincidirá, mas as palavras "bandeira" e "comando" não coincidirão.

Pesquisando para trás

Esse comando se comporta identicamente ao comando Localizar anterior. Se deseja passar por resultados de pesquisa do fim para o inicio, selecione essa opção.

Voltando ao início

Com a opção Voltar ao início habilitada, o gedit reiniciará a ação de pesquisa/substituição no topo do arquivo depois que tiver chegado ao fim do arquivo. Isso garante que sua ação de pesquisa/substituição é feita no arquivo por inteiro.

Usando sequências de escapes

Você pode usar sequências de escape para pesquisar por quebras de linhas, retornos de carro e tabulações.

\n

Nova linha

\r

Retorno de carro

\t

Tabulação

Se você deseja, na verdade, pesquisar por um \ (barra invertida) ou uma da sequências de escapes no texto, você precisa escapar a barra invertida com uma barra invertida extra. Por exemplo, para pesquisar por \, você precisa digitar \\ no campo de pesquisar ou de substituir. Você pode pesquisar por sequências de escape da mesma forma: para pesquisar por ou substituir com um \n, use o termo \\n.