Plug-ins adicionais do gedit

A instalação de plug-ins de terceiros oferece funcionalidades adicionais que não estão disponíveis nos plug-ins padrões do gedit, nem mesmo nos plug-ins extras que fazem parte do pacote gedit-plugins. Uma lista on-line de plug-ins de terceiros é mantida aqui.

A instalação de um plug-in de terceiro envolve baixar o plug-in, colocar os seus arquivos no diretório correto e ativar o plug-in.

  1. Você geralmente pode fazer o download de um plug-in através da página do plug-in na internet, mas pode precisar usar um programa de controle de versão tal como git, bazaar, ou subversion para copiar da internet o repositório do software do plug-in. Consulte a documentação do plug-in para informações sobre como obter o plug-in.

  2. Coloque os arquivos do plug-in no diretório /home/nomedousuario/.local/share/gedit/plugins.

    É claro, troque a palavra nomedousuario pelo seu nome de usuário.

  3. Depois que você tiver colocado os arquivos de plug-ins dentro do diretório correto, o plug-in aparecerá no menu de Preferências. Selecione Editar ▸ Preferências ▸ Plug-ins ▸ [Nome do Plug-in] para habilitar o plug-in.

  4. Clique em Fechar.

Após a habilitação do plug-in, ele deve estar disponível para o seu uso.

O diretório .local é oculto por padrão. Para visualizar ele e outros arquivos ocultos, selecione Ver ▸ Mostrar arquivos ocultos ou pressioneCtrl+H.

Se o diretório .local/share/gedit/plugins/ não estiver presente no seu sistema, você precisará criá-lo.