Limpezas de código e melhorias de backend
4.1 Atualização para o GTK+ 2.10
O GNOME 2.16 agora depende do GTK+ 2.10, aproveitando muitas melhorias que foram disponibilizadas pelo Projeto Ridley, um esforço para consolidar algumas bibliotecas do GNOME dentro do GTK+.
Um dos primeiros benefícios disponibilizados para os usuários do GNOME é a nova funcionalidade de impressão do GTK+ 2.10. Ela apresenta uma API de alto nível e independente de plataforma, a GtkPrintOperation, que também inclui uma janela de diálogo de impressão nova. Também está disponível uma API de baixo nível, específica para o UNIX, atualmente com suporte a impressão com CUPS e lpr.

Muitas aplicações do GNOME passaram a usar a nova funcionalidade de impressão, como o visualizador de documentos Evince, o navegador da web Epiphany, e o navegador da ajuda Yelp.
As bibliotecas libgnomeprint e libgnomeprintui, usadas anteriormente, agora são consideradas obsoletas. Projetos externos são encorajados a usar a nova funcionalidade fornecida pelo GTK+ 2.10.
Outra melhoria importante introduzida pelo GTK+ 2.10 é a nova API GtkRecent. Ela gerencia uma lista única de arquivos abertos recentemente. Entre as aplicações do GNOME que usam a nova funcionalidade encontram-se o painel, o gerenciador de arquivos Nautilus, o visualizador de arquivos Evince, e o editor de textos Gedit.
A janela de diálogo seletor de arquivos também melhorou: a barra de localização, anteriormente aberta usando Ctrl+L, foi integrada e a janela como um todo se mantém responsiva mesmo ao desempenhar operações pesadas com arquivos.

O GTK+ 2.10 fornece o modo gtk-touchscreen-mode, com uma variedade de alterações que fazem o GTK+ trabalhar melhor com telas sensíveis ao toque, amplamente usadas em dispositivos móveis e embarcados.
Várias outras melhorias disponibilizadas pelo GK+ 2.10 são usadas pelo ambiente: novos controles para exibir hyperlinks clicáveis, ou para criar assistentes de vários passos, por exemplo; melhor suporte a arrastar-e-soltar abas para novas posições dentro do conjunto, entre conjuntos diferentes, ou para novas janelas (arrastando-as para a área de trabalho).
4.2 GTK e GNOME sustenidos
O GNOME 2.16 agora oferece bindings para as bibliotecas do GTK+ e do GNOME para fãs da linguagem de programação C#. Isso também significa que o framework de desenvolvimento Mono agora é uma dependência dos bindings do GNOME.
Adicionalmente, software escrito em C# pode ser proposto como módulo para lançamentos futuros do GNOME. No entanto, módulos do GNOME já existentes precisam passar de novo pelo processo de proposição se ganharem uma nova dependência em GTK# e/ou Mono.
4.3 Novo backend da Ferramenta de Relatório de Erros
A Ferramenta de Relatório de Erros do GNOME agora usa um protocolo XML-RPC e não precisa mais de que o usuário tenha o sendmail instalado. Como resultado dessa alteração, projetos usando a Ferramenta de Relatório de Erros precisam informar seus dados corretamente em seu arquivo .desktop.
O modo anterior de criar relatórios de erros (método sendmail) ainda terá suporte por um ano. Após isso, usuários de versões antigas da Ferramenta de Relatório de Erros não poderão mais preencher relatórios de erros.
4.4 Suporte a Unicode 5.0
O GNOME 2.16 será a primeira versão de algum ambiente de trabalho a apresentar suporte ao Banco de Dados de Caracteres Unicode (UCD) versão 5.0, que define mais de 99 mil caracteres para línguas do mundo. As melhorias estão incluídas na bibliotecas GLib e Pango, e assim estão disponíveis para serem usadas por outros projetos de software livre e de código aberto.